Educador social e ambiental: protagonista na formação de uma rede de proteção para crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v22i2.7366Palabras clave:
Abuso Sexual, Rede de Atendimento, Educador Social e Ambiental.Resumen
Cooperação, diálogo e ações interdisciplinares são essenciais para a existência de uma rede de proteção para crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual. Com este propósito foi criado o Programa de Intervenção Psicoeducacional visando formar educadores sociais e ambientais para atender e garantir a proteção integral às vítimas. Contou com a participação de 50 membros da rede intersetorial de um município do extremo Sul do Brasil. Teve por base teórica e metodológica a Bioecologia de Desenvolvimento Humano (BRONFENBRENNER, 2011). A análise dos dados identificou a inexistência de um trabalho em rede evidenciando a necessidade de uma capacitação permanente para potencializar práticas dialógicas, o que é urgente para construir conhecimentos e romper com a dicotomia entre reflexão e ação.Descargas
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Publicado
2018-03-16
Cómo citar
Pietro, Ângela T., Piske, E. L., & Yunes, M. A. M. (2018). Educador social e ambiental: protagonista na formação de uma rede de proteção para crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 22(2), 154–172. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v22i2.7366
Número
Sección
Dossiê: Saberes, Práticas e Formação de Educadores(as) Ambientais