Pontos fortes de Coesão Social

a experiência dos Núcleos de Vigília Cidadã a partir do projeto de educação ambiental Territórios do Petróleo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.63595/ambeduc.v30i1.17782

Palavras-chave:

Coesão Social, Educação Ambiental Crítica, Pertencimento, Cooperação

Resumo

Strengths of Social Cohesion: the experience of Núcleos de Vigília Cidadã based on the environmental education project Petroleum Territories

O presente trabalho tem como objetivo apresentar os resultados da pesquisa que buscou caracterizar e compreender a coesão social dos Núcleos de Vigília Cidadã (NVCs) do Projeto de Educação Ambiental (PEA) “Territórios do Petróleo”. Buscamos entender o grau de consenso ou dissenso dos membros dos 10 NVCs acerca de suas percepções de pertencimento a um projeto comum referente a vigília cidadã. Este artigo pretende trazer um recorte específico dos resultados desta pesquisa, dando ênfase aos pontos fortes de coesão a partir de um processo de educação ambiental crítica que apareceram em todos os núcleos e que demonstraram uma significativa importância no que diz respeito a união dos membros, a permanência deles nos seus respectivos núcleos e as suas projeções de futuro neste espaço.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Natália Ribeiro, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)

Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal Fluminense, licenciada em Filosofia pelo Centro Universitário Fluminense, mestre pelo Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Políticas Sociais da Universidade Estadual do Norte Fluminense, Doutora pelo mesmo programa. É professora de Filosofia da Educação básica, atuando junto ao Ensino médio e Assistente Social do Degase.

Caio Cezar Piraciaba De Brito, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense - UFF (2018) e em
Pedagogia pelo Centro Universitário Claretiano (2019). Psicopedagoga Clínica e Institucional na UCAM-Prominas (2020). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF (2021). Doutorando em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Referências

ACSERLRAD, Henri. Ecologia: direito do cidadão. Rio de Janeiro: Gráfica JB, 1993.

BAUER, Martin.W. & GASKELL, George. (org.) Pesquisa Qualitativa com Texto, Imagem e Som – um manual prático. 7 ed. Petrópolis: Vozes, 2008

Berger, Peter., & Luckmann, Thomas. A construção social da realidade: tratado de sociologia do conhecimento. Tradução de Floriano de Souza Fernandes. Petrópolis: Vozes, 2014.

BETANCOURT, Elaine Martinez; MILIAN, José Ramón Neira. Renovando los supuestos de la cohesión social ¿cómo se construye?. Intercambio, San José , v. 18, n. 2, p. 198-230, Dec. 2021. Disp.: http://www.scielo.sa.cr/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1659-49402021000200008&lng=en&nrm=iso> access on 24 June 2024.

BODART, Cristiano. Conceito de coesão social. Blog Café com Sociologia, ago. 2016. Disponível em: https://cafecomsociologia.com/wp-content/uploads/2021/03/coesa%CC%83o-social.pdf Acesso em: 20/06/2024

BRAVO, Maria Inês Souza; CORREIA, Maria Valéria Costa. Desafios do Controle Social na atualidade. Serv. Soc. Soc., São Paulo, n. 109, p. 126-150, jan./mar. 2012. Disp.: https://www.scielo.br/j/sssoc/a/NkpLbcXZf5mPHkHrksGGXnf/?format=pdf&lang=pt Acesso em: 27 de mar de 2025.

DALMORO, Marlon; VIEIRA, Kelmara Mendes. Dilemas na construção de escalas tipo likert: o número de itens e a disposição influenciam nos resultados? Revista gestão organizacional | vol. 6 - edição especial – 2013.

DELEUZE, Gilles.; GUATTARI, Félix. Mil Platôs. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 1995.

FERRELLI, Rita Maria. Cohesión social como base para políticas públicas orientadas a la equidad en salud: reflexiones desde el programa EUROsocial. Rev Panam Salud Publica. 2015;38(4):272–7.

GANTOS, Marcelo Carlos. (Coord.) Experiências e reflexões sobre vigília cidadã para o controle social dos royalties. Campos dos Goytacazes, RJ:EDUENF, 2019. [recurso eletrônico]

GANTOS, Marcelo Carlos. (Coord.) Territórios do Petróleo: Cidadãos em ação. Campos dos Goytacazes, RJ:EDUENF, 2014.

GUIMARÃES, Mauro. Os caminhos da Educação Ambiental: da forma a ação. Campinas: Papirus, 2006.

GUIMARÃES, Mauro. Educação Ambiental Crítica. In: Identidades da educação ambiental brasileira. Ministério do Meio Ambiente. Diretoria de Educação Ambiental; Philippe Pomier Layrargues (coord.). – Brasília: Ministério do Meio Ambiente, 2004.

KOURY, Mauro Guilherme Pinheiro. Enraizamento, pertença e ação cultural. Cronos, Natal-RN, v.2, n.1, p. 131-137, jan./jun, 2001.

LIMA, Náthani Siqueira; GANTOS, Carlos Marcelo. Dinâmicas de engajamento e desengajamento político: uma análise no âmbito do Projeto de Educação Ambiental Territórios do Petróleo. Latitude, Maceió-AL, Brasil, v. 16, n. 2, p. 242–260, 2022. DOI: 10.28998/lte.2022.n.2.14852. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/latitude/article/view/14852. Acesso em: 19 jun. 2024.

LOUREIRO, Ambiente e Educação, Rio Grande, 8: 37-54, 2003

LUCIAN, Rafael; DORNELAS, Jairo Simião. Mensuração de Atitude: Proposição de um Protocolo de Elaboração de Escalas. RAC, Rio de Janeiro, v. 19, 2ª Edição Especial, art. 3, pp. 157-177, Agosto 2015. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/1982-7849rac20151559. Acesso em :02 mar.2024

LUNA, Sandra Margarita Maldonado. Manual práctico para el diseño de la Escala Likert. Xihmai, v. 2, n. 4, 2007.

PUTNAM, Robert. Comunidade e democracia. A experiência da Itália moderna. Rio de Janeiro, FGV, 1996.

QUINTAS, José Silva. Educação no processo de gestão ambiental: uma proposta de educação ambiental transformadora e emancipatória. In: Identidades da educação ambiental brasileira. Ministério do Meio Ambiente. Diretoria de Educação Ambiental; Philippe Pomier Layrargues (coord.). – Brasília: Ministério do Meio Ambiente, 2004.

SENNETT, Richard. Juntos. Os rituais, os prazeres e a política da cooperação. Record. 2012.

Downloads

Publicado

2025-06-30

Como Citar

Ribeiro, N., & Piraciaba De Brito, C. C. (2025). Pontos fortes de Coesão Social: a experiência dos Núcleos de Vigília Cidadã a partir do projeto de educação ambiental Territórios do Petróleo. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 30(1), 1–26. https://doi.org/10.63595/ambeduc.v30i1.17782

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.