O brincar e as crianças hospitalizadas: contribuições da abordagem ecológica

Autores

  • Ângela Adriane Schmidt Bersch
  • Maria Angela Mattar Yunes

Resumo

O estudo visa investigar a influência do brincar no microssistema pediatria hospitalar durante o período de hospitalização sob a ótica dos profissionais, dos pacientes pediátricos e de seus responsáveis. O brincar possibilita que a criança hospitalizada passe de uma situação passiva de doente para outra, ativa, podendo ser entendida como um fator de proteção aos riscos sociais do contexto hospitalar. A pesquisa de cunho qualitativo terá como instrumentos para coleta de dados, diário de campo e entrevistas semi-estruturadas. Para compreender as múltiplas interações, abordaremos ecologicamente o desenvolvimento humano, calcados na teoria ecológica e bioecológica de Urie Bronfenbrenner. Os resultados preliminares apontam a necessidade de um estudo científico. A maioria dos pacientes, segundo os responsáveis, ficava deprimida logo após a internação; porém alegara melhoras após o brincar orientado. Muitas das crianças desconheciam a sua doença e apresentaram algum tipo de medo com relação aos procedimentos hospitalares. Os profissionais questionados sobre o nosso trabalho disseram que a recreação terapêutica influenciava no restabelecimento do paciente e o aproximava do corpo clínico. Diante dessa realidade, objetivando transformar o ambiente hospitalar em um espaço de ludicidade permanente, potencializando a aprendizagem e desenvolvimento, propomos a inserção do profissional de Educação Física.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ângela Adriane Schmidt Bersch

Possui mestrado em Educação Ambiental pelo Fundação Universidade Federal do Rio Grande (2005). Atualmente é professor titular da Prefeitura Municipal de Cruzeiro do Sul e Pesquisador da Fund Universidasde Federal de Rio Grande. Tem experiência na área de Educação , com ênfase em Fundamentos da Educação.

Mais informações: Currículo Lattes

Maria Angela Mattar Yunes

Possui doutorado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001). Atualmente é professora adjunto 4 da Fundação Universidade Federal do Rio Grande. Consultora de periódicos nacionais e internacionais.

Mais informações: Currículo Lattes

Downloads

Publicado

2009-11-09

Como Citar

Bersch, Ângela A. S., & Yunes, M. A. M. (2009). O brincar e as crianças hospitalizadas: contribuições da abordagem ecológica. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 13(1), 119–132. Recuperado de https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/979

Edição

Seção

Artigos