Bacia Escola

pesquisa-ação participativa como estratégia metodológica

Autores

  • Luciana Pardinho Santos Caetano Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos – ProfÁgua/ UNIR Ji-Paraná https://orcid.org/0000-0003-0550-0453
  • Nubia Caramello Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá e Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hidricos, UNIR, Ji-Paraná, RO, Brasil.
  • Patrícia Soares de Maria de Medeiros Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e Gestão e Regulação dos Recursos Hídricos pelo ProfÁgua - UNIR https://orcid.org/0000-0001-6245-6108

DOI:

https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i1.16197

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Recursos hídricos, Disciplina Eletiva, Rio Jaru

Resumo

School Basin: participatory action research as a methodological strategy

A Educação Ambiental corresponde a uma ferramenta valiosa para mobilizar, integrar e facilitar ações efetivas em prol dos recursos hídricos. O objetivo deste estudo consiste em socializar o cumprimento do componente curricular eletivo intitulado “Bacia escola: análise integrada dos recursos hídricos”, por intermédio de produto educacional e aplicação experimental na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Plácido de Castro no município de Jaru - Rondônia. A pesquisa foi pautada na abordagem qualitativa, alinhada à pesquisa-ação participativa. O estudo em tela cumpriu objetivos da pesquisa-ação, pois contribuiu para fortalecer a Educação Ambiental, ao mitigar as lacunas de conhecimento identificadas na área de estudo, ao ampliar a disseminação de informações e diálogos inerentes à gestão hídrica, ao fornecer produto educacional com ferramentas metodológicas teóricas e práticas, com ênfase nos recursos hídricos alinhadas com metas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e por possibilitar a validação da abordagem didática metodológica com o público alvo.

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Biografia do Autor

Luciana Pardinho Santos Caetano, Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos – ProfÁgua/ UNIR Ji-Paraná

Mestre em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos – ProfÁgua da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Brasil, luh.pardinho@gmail.com.

Nubia Caramello, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá e Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hidricos, UNIR, Ji-Paraná, RO, Brasil.

Doutora em Geografia pela Universidade Autônoma de Barcelona - UAB/Cataluña, Espanha. Docente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá e no Programa de Mestrado em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos – ProfÁgua da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Brasil, nubia.caramello@ifap.edu.br.

Patrícia Soares de Maria de Medeiros, Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e Gestão e Regulação dos Recursos Hídricos pelo ProfÁgua - UNIR

Doutora em Biologia Experimental. Docente no Programa de Mestrado em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos – ProfÁgua da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Brasil, patricia@unir.br.

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Publicado

2024-07-30

Como Citar

Caetano, L. P. S., Caramello, N., & Medeiros, P. S. de M. de. (2024). Bacia Escola: pesquisa-ação participativa como estratégia metodológica . Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 29(1), 1–25. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i1.16197