Contribuição da educação ambiental na explicitação e resolução de conflitos em torno dos recursos hídricos

Autores

  • Christian Niel Berlinck
  • Ana Luiza Rios Caldas
  • Aline H. R. Rendall Monteiro
  • Carlos Hiroo Saito

Palavras-chave:

Educação Ambiental. Sustentabilidade. Recursos hídricos. Resolução de conflitos.

Resumo

A Política Nacional de Recursos Hídricos, com o objetivo de assegurar à atual e às futuras gerações a disponibilidade de água, em padrões de qualidade adequados aos respectivos usos, apóia-se nos Comitês de Bacia Hidrográfica enquanto instrumentos para a gestão descentralizada deste recurso. No entanto, esta política por si só é incapaz de gerenciar os conflitos entre os diversos usuários, pela falta de tradição em processos participativos e explicitação, e busca de resolução consensuada dos conflitos. Este trabalho objetiva, assim, contribuir para a discussão teórico-metodológica das ações de Educação Ambiental, integrando modelos comportamentais e estruturais na resolução de conflitos. Incorpora o plano da esfera pública como palco das ações da Educação Ambiental. A estrutura apresentada fundamenta-se num referencial teórico de caráter crítico, com compromisso de ação emancipatória, voltado para a resolução de conflitos pelo empowerment sociocomunitário, que leve a uma maior eqüidade social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Christian Niel Berlinck

Atualmente é Bolsista da Universidade de Brasília e Analista Ambiental do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis. Possui mestrado em Ecologia pela Universidade de Brasília (2003).

Mais informações: Currículo Lattes

Ana Luiza Rios Caldas

Possui mestrado em Programa de Pós Graduação Em Ecologia pela Universidade de Brasília (2004). Atualmente é doutoranda da Universidade Federal de Goiás.

Mais informações: Currículo Lattes

Aline H. R. Rendall Monteiro

Estudante do Programa de Pós-Graduação em Biologia Animal – UnB.

Carlos Hiroo Saito

Atualmente é Professor efetivo, classe Associado 2, do Departamento de Ecologia da Universidade de Brasília, e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ecologia a partir de fim de maio de 2008. Possui doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996), com ênfase em Geoprocessamento.

Mais informações: Currículo Lattes

Downloads

Como Citar

Berlinck, C. N., Caldas, A. L. R., Monteiro, A. H. R. R., & Saito, C. H. (2009). Contribuição da educação ambiental na explicitação e resolução de conflitos em torno dos recursos hídricos. Ambiente &Amp; Educação, 8(1), 117–129. Recuperado de https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/901

Edição

Seção

Artigos