Conhecimento ecológico e sociocultural de estudantes e professores de sete escolas públicas do Pantanal em Mato Grosso, Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i2.16863

Palavras-chave:

Percepção ambiental, Cultura pantaneira, Comunidades tradicionais, Rio Cuiabá, Baía Chacororé

Resumo

Ecological and sociocultural knowledge of students and teachers from seven public schools in the Pantanal in Mato Grosso, Brazil

 

Esta pesquisa teve por objetivo averiguar o conhecimento ecológico e sociocultural de professores e estudantes de sete escolas públicas que atendem sessenta e nove comunidades tradicionais no território do sistema de baías Chacororé e Sinhá Mariana, em dois municípios do Pantanal em Mato Grosso. Nesta pesquisa foi usada a entrevista semiestruturada, analisando as debilidades, ameaças, fortalezas e oportunidades vivenciadas nas escolas, comunidades e municípios. As debilidades destacadas foram infraestrutura dos municípios e desafios ambientais. As ameaças evidenciadas em Santo Antônio do Leverger foram as alterações nas políticas públicas da educação e na lei da pesca. Enquanto em Barão de Melgaço indicaram as hidrelétricas e poluição do rio Cuiabá. A natureza pantaneira em Barão de Melgaço e os eventos culturais em Santo Antônio do Leverger foram destacadas como fortalezas e investimentos em educação, como oportunidades.

Downloads

Biografia do Autor

Selma de Souza Nunes, Universidade Federal de Mato Grosso _ UFMT

Doutoranda em ciências ambientais pela Universidade do Estado de Mato Grosso, Mestra em Recursos Hídricos pela Universidade Federal de Mato Grosso, especialização em genética e evolução pelo grupo UNINTER, graduada em Ciências biológicas pelo Centro Universitário de Várzea Grande ? UNIVAG. Professora efetiva da rede estadual de ensino em Mato Grosso, atuou junto ao Centro de Formação e Atualização dos Profissionais na Educação Básica ? CEFAPRO (2018 a 2020). Desenvolve e participa de projetos de Educação Ambiental voltado a conservação das bacias hidrográficas. 

Carolina Joana da Silva, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT ; Reserva da Biosfera do Pantanal

Professora Adjunta da Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT, desde 2000. Possui graduação em Licenciatura e História Natural pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT (1974), mestrado em Biologia (Ecologia) pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA (1979) e doutorado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR (1990), sob orientação de Dr. Francisco Assis Esteves. Pós Doc em Limnologia de Áreas Úmidas Tropicais, no Grupo de Ecologia Tropical do Instituto Max Planck de Limnologia, Plon, Alemanha (1999), sob a supervisão de Dr. Wolfgang J. Junk. Participa como orientadora dos Programas de Pós Graduação: mestrado e doutorado em Ciências Ambientais da UNEMAT e do Doutorado em Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal, PPGBionorte, da Rede Bionorte. Tem experiência em Ecologia de Áreas Úmidas Pantanal, onde desenvolveu a carreira cientifica no ensino de graduação, pós graduação; orientação e publicação nas seguintes áreas: Limnologia, Biodiversidade, Etnobiologia, Etnoecologia e Etnobotânica. Participa da Rede Pesquisa e Pós Graduação- Rede Bionorte. Participou da Rede Clima - Sub rede Mudanças Climáticas e Desenvolvimento Regional/CDS/UnB. Desenvolve pesquisas e orienta nos Biomas Pantanal e na Amazônia (Conexão Amazônia - Pantanal). Pesquisadora visitante do Howard T. Odum Center of Wetlands, Universidade da Florida, Gainesville, Florida, USA (2015-2016). Pesquisador produtividade CNPq Nível 2. Membro do Comitê Estadual da RBPantanal/MT, Presidente do Conselho Nacional da Reserva da Biosfera do Pantanal/UNESCO.

Referências

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ALBERNAZ-SILVEIRA, Ruth; DA SILVA, Carolina Joana. In: DA SILVA, Carolina Joana; GUARIM NETO, G. Comunidades Tradicionais do Pantanal. Cáceres – MT: UNEMAT-Estrelinha 2020.

ANA, Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico. Estudos de avaliação dos efeitos da implantação de empreendimentos hidrelétricos, 2021.

ÁVILA, Gabriela Rocha Priante Teles de; FERRAZ, Luciana; DA SILVA, Carolina. Joana. Educação Ambiental, diálogos de saberes em comunidade ribeirinha do rio Cuiabá, capítulo 15, Bacia do Rio Cuiabá: uma abordagem socioambiental 1ª edição. - Cuiabá-MT: 716 p.; e-book, Ed. UFMT, 2018.

BRASIL, Decreto Nº 5.758, de 13 de abril de 2006, Institui o Plano Estratégico Nacional de Áreas Protegidas - PNAP, seus princípios, diretrizes, objetivos e estratégias, e dá outras providências, Brasília, 2006.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Meio ambiente, saúde. Ministério da Educação e do Desporto: Secretaria de Educação Fundamental. Brasília, 1997.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular - BNCC. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2018.

BRASIL, Decreto n. 6.040, de 7 de fevereiro de 2007. Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos povos e comunidades tradicionais. 186 da independência e 119 da República. Brasília: 2007.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 21 de janeiro de 2024.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico,1988.

BRASIL, Secretaria de Comunicação Social . Disponível em: SECOM — Secretaria de Comunicação Social (www.gov.br).

BRASIL, PEC nº 241/2016, Proposta de emenda Constitucional nº 95/2016.

BRASIL Resolução CNE/CEB 1, DE 3 DE ABRIL DE 2002. Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo. Brasília: 2002.

BRASIL. Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão - SECADI. Educação do Campo: marcos normativos/Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão – Brasília: SECADI, 2012.

BRASIL. Ministério da Educação Caderno Meio Ambiente [livro eletrônico: Educação ambiental: educação para o consumo / Ministério da Educação; curadoria Maria Luciana da Silva Nóbrega. Brasília, DF: Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação, 2022. (Série temas contemporâneos transversais. Base Nacional Comum Curricular (BNCC)

COLASANTE, Tatiana; PEDROZA, Ester Suzanne. A percepção dos estudantes sobre o rural e o urbano no ensino fundamental: Estudo de caso em Porto Franco, Pesquisar Revista de estudo e pesquisa em ensino de geografia. Universidade Federal do Maranhão 2022. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/pesquisar/article/view/90894/52133 . Acesso em 14 de março de 2024.

DA SILVA, Carolina Joana; FIGUEIREDO, Daniela Maimoni; VACCHIANO, Marcelo Caetano. Nota Técnica: Análise de alterações hidrológicas das baías de Chacororé e Sinhá Mariana (Pantanal Mato-Grossense) e recomendações para recuperação. Unemat, Cáceres – MT, 2021.

DA SILVA, Carolina Joana. Povos e comunidades tradicionais e locais no Pantanal, capítulo 1. In: DA SILVA, Carolina Joana; GUARIM NETO, Germano. Comunidades tradicionais do Pantanal. Editora Estrelinha Unemat, Universidade do Estado de Mato Grosso, 2020.

DA COSTA, Giselle Cristina; COSTA, Rosiane Alexsandra dos Santos; DA SILVA, Solange Aparecida Arrolho. Implementação de barragens para aproveitamentos hidrelétricos: os desdobramentos da instalação de PCH’s no rio Cuiabá, Research, Society and Development, v. 10, n. 11 Cuiabá –2021

DE DAVID, M.; SILVA, C. J. da. Transmissão de conhecimento entre gerações na Comunidade Tradicional Mimoso – Reserva da Biosfera do Pantanal. FLOVET - Boletim do Grupo de Pesquisa da Flora Vegetação e Etnobotânica, 2023. Disponível em:

https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/flovet/article/view/16416/12965

Acesso em: 25 jan. 2024.

DE ALMEIDA, Maria Auxiliadora. Conhecimento ecológico tradicional sobre aves para a gestão do ecoturismo no Parque Nacional Do Pantanal Matogrossense 2011, Dissertação (Mestrado em Ciências Ambientais) – Universidade do Estado de Mato Grosso. Orientador: Carolina Joana da Silva.

DE MORAIS, Fernando Ferreira; DA SILVA, Carolina Joana. Conhecimento ecológico tradicional sobre fruteiras para pesca na Comunidade de Estirão Comprido, Barão de Melgaço - Pantanal Matogrossense. Biota Neotrop. Disponível em: https://www.scielo.br/j/bn/a/dtG5GZT4ztvmJgVCmJVLfvK/?format=pdf&lang=pt . Acesso em 14/03/2024.

DE MORAIS, Rodrigo Ferreira. Conhecimento Ecológico Tradicional da pesca pela Comunidade de Cuiabá MIrim - Barão de Melgaço, Pantanal Mato-grossense, Mato Grosso. Dissertação. (mestrado em ecologia), Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, Brasil, 2006.

DEWES, João Osvaldo; NUNES, Luciana Neves. Amostragem em Bola de Neve e Respondent-Driven Sampling: uma descrição dos métodos. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto de Matemática, Departamento de Estatística, Porto Alegre, 2013.

FERRAZ, Luciana; DA SILVA, Carolina Joana. Etnoconhecimento e territorialidade da pesca no médio rio Cuiabá. In: DA SILVA, Carolina Joana; GUARIM NETO, G. Comunidades Tradicionais do Pantanal. Cáceres – MT: UNEMAT-Estrelinha 2020.

FERREIRA, Maria Salete Ferraz Dias; DA SILVA, Carolina. Joana. Educação Ambiental, diálogos de saberes em comunidade ribeirinha do rio Cuiabá, capítulo 15, Bacia do Rio Cuiabá: uma abordagem socioambiental 1ª edição. - Cuiabá-MT: 716 p.; e-book, Ed. UFMT, 2018.

GALDINO, Yara da Silva Nogueira; DA SILVA, Carolina Joana. A casa e a paisagem pantaneira conhecimentos e praticas tradicionais. 1. Ed.. Cuiabá: Carlini e Caniato, 2009.

GONÇALVES, Young Shim; NOGUEIRA, Eliane Greice Davanço. Caminhos da Educação Pantaneira. Revista Teias 2018.

GUARIM NETO, Germano. ; GUARIM, V. S. ; CARNIELLO, M. A. ; DA SILVA, C. J. ; PASA, M. C. . Etnobiologia, Etnoecologia, Etnobotãnica: as conexões entre o conhecimento humano e os ambientes de Mato Grosso,Brasil. In: DA SILVA Valdeline Atanazio; Alyson Luiz Santos de Almeida;Ulisse paulino de Albuquerque. (Org.). Etnobiologia e Etnoecologia Pessoas & Natureza na América Latina. 1a.ed.Recife: , 2010, v. 1, p. 143-172.

HENARES DE MELO, Marcia Cristina; DE CARVALHO CRUZ, Gilmar. Roda de Conversa: Uma Proposta Metodológica para a Construção de um espaço de Diálogo no ensino médio. Imagens da educação, v. 4, n. 2, 2014.

IGNES, Juliano Ribas; FAÇANHA, Cristine Lima; DA SILVA, Carolina Joana. Conhecimento da pesca na comunidade tradicional Estirão Comprido, rio Cuiabá. In: DA SILVA, Carolina Joana; GUARIM NETO, G. Comunidades Tradicionais do Pantanal. Cáceres – MT: UNEMAT-Estrelinha 2020.

IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Cidades (2022). Disponível em:http://cidades.ibge.gov.br/xtras/perfil.php?codmun=510840 . Acesso em: 17 de dezembro de 2023.240.

JUNK, Wolfgang Johannes; DA SILVA, Carolina Joana. O pulso de inundação: Bases para Manejo do Pantanal. In: CLAUDINO SALES, V. (org.) Ecossistemas Brasileiros: Manejo e Conservação. Fortaleza: Expressão Gráfica. 2003. p. 179-188.

LEITE, Mário Cezar Silva. Águas encantadas de Chacororé: natureza, cultura, paisagens e mitos do pantanal. 1. ed. Cuiabá: Cathedral Unicen Publicações, 2003.

MANFRINATE, Rozana; SATO, Michele; PAZOS, Araceli Serante. Entrelaçamentos entre justiça climática e educação ambiental: diálogos com mulheres de comunidades tradicionais do Mato Grosso, disponível em: https://www.araceliserantes.com/Araceli_Serantes/Artigos_Educacion_Ambiental_files/14592-Texto%20do%20artigo-78796-2-10-20200601.pdf . Acesso 20 de Janeiro 2024.

MAPBIOMAS. "Projeto MapBiomas – Mapeamento da Superfície de Água do Brasil Coleção 1, através do link: [LINK]". https://brasil.mapbiomas.org/ . Acesso em 10 de setembro de 2023.

MARQUES, Ricardo Jander Cardoso; FERREIRA, Márcio Antônio Couto; REIS, Dércio Luiz. Análise da matriz DAFO no sistema de monitoramento RFID no posto de fiscalização da Suframa, Brazilian Journal of Development, 2022.

MATO GROSSO, Documento de Referência Curricular para Mato Grosso concepções para a educação básica:DRC-MT 2018. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/12IdfeadygzgIyA2FnyYB0tpHZiYSJw9p/view Acesso em: 21 de julho de 2023.239

MATO GROSSO, Secretaria de Comunicação Social . Disponível em: https://www.secom.mt.gov.br/

MATO GROSSO, Lei Nº 12.197, de 20 de julho de 2023. Acrescenta e altera dispositivos da Lei nº 9.096, de 16 de janeiro de 2009, que dispõe sobre a Política da Pesca no Estado de Mato Grosso e dá outras providências.

MATO GROSSO, Lei Nº 11.865, de 30 de agosto de 2022 - DO 31.08.22. Proibição de construção de usinas hidrelétricas em toda a extensão do Rio Cuiabá.

MATO GROSSO, Termo De Ajustamento De Conduta. Ministério Público, 16ª Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente Natural da Capital, 2023.

MOTA, Reinaldo Gaspar. Cosmovisão dos Benzedores e suas práticas de cura no Pantanal de Mato Grosso, capítulo 2. In: DA SILVA, Carolina Joana; GUARIM NETO, Germano. Comunidades tradicionais do Pantanal. Editora Estrelinha Unemat, Universidade do Estado de Mato Grosso, 2020.

ONU. Organização das Nações Unidas. Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. 2018. Disponível em Acesso em 15/01/2024.

PERES, I. K., Nery Silva, A. C., & Andriollo Trovarelli, R. (2023). Educação Ambiental Revolucionária. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 28(2), 1–19.

PINHEIRO, Carolina Ribas; CARDOSO, Rennée. Os desafios da educação do campo Trabalho de Conclusão de Curso, Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos - UNICEPLAC Curso de Pedagogia Gama-DF 2022. Disponível em https://dspace.uniceplac.edu.br/bitstream/123456789/2193/1/Caroline%20Ribas%20Pinheiro.pdf . Acesso: 18/01/2024

PIMENTEL, Alessandra. O método da análise documental: seu uso numa pesquisa historiográfica, Departamento de Psicologia Social e Institucional da Universidade Estadual de Londrina PR – 2001. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/FGx3yzvz7XrHRvqQBWLzDNv/?format=pdf Acesso 05/03/2024.

PRINGLE, Catherine M. Hydrologic connectivity and the management of biological reserves: a global perspective. Ecological Applications, v. 11, n. 4, p. 981-998, 2001.

PORTAL QEDU. Disponível em: https://qedu.org.br/ . Acesso em 15 de janeiro . 2024.

PORTOCARRERO, J. A. B.; Silva, C. J. (Org.) ; GUSHIKEN, S. H. (Org.) . Plano Diretor do Distrito de Mimoso. Cuiabá-MT: Entrelinhas, 2005. v. 1000. 85p

RODRIGUES, Cislene Dias, Festas De Santo: Espaços De Fé, Conflitos E Resistência. Congresso Brasileiro de Geografo 2014. Disponível em: https://www.cbg2014.agb.org.br/resources/anais/1/1404497777_ARQUIVO_CBG2014_FestasdeSanto.pdf . Acesso em 09/ 03/ 2024.

SATO, Michele; SILVA, Regina. Educação Ambiental: tessituras de esperanças. Cuiabá: Editora Sustentável, EdUFMT, 2018.

SILGUEIRO, Vinícius de Freitas; SOUZA, Carolina Ortiz Costa Franco de; MULLER, Eriberto Oliveira; SILVA, SILVA, Carolina Joana da. Dimensions of the 2020 wildfire catastrophe in the Pantanal wetland: the case of the municipality of Poconé, Mato Grosso, Brazil. Research, Society and Development, [S. l.], v. 10, n. 15, p. e08101522619, 2021. DOI: 10.33448/rsd-v10i15.22619. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/22619 . Acesso em: 8 mar. 2024.

SILGUEIRO, Vinícius de Freitas; VALDIONES, Ana Paula; BERNASCONI, Paula. ICV-Instituto Centro de Vida (2020) Balanço dos incêndios em Mato Grosso em 2020. Disponível em: https://www.icv.org.br/website/wp-content/uploads/2021/01/balancodosincendiosemmatogrossoem2020.pdf Acesso em: 08 de março de 2024.

SILVA, Michelle Luise Soares; AZAMBUJA ELALI, Gleice Virginia Medeiros; KARROW, Douglas D; em 2023. Percepção Ambiental: Um estudo com os estudantes do IFRN-SGA. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental. Disponível em: https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/15746/10519

VAN LUIJK, Nicky; RAMOS, Mônica Machado; DA FONSECA-KRUEL, Viviane Stern. Etnobotânica apoiando ações em educação na formação de professores do ensino básico: Um estudo de caso com licenciados em Cabo Frio Rio de Janeiro (Brasil), 2023, Ethnoscientia – ano 08, número 03 - 2023

Downloads

Publicado

2025-02-28

Como Citar

de Souza Nunes, S., & Joana da Silva, C. (2025). Conhecimento ecológico e sociocultural de estudantes e professores de sete escolas públicas do Pantanal em Mato Grosso, Brasil. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 29(2), 1–29. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i2.16863