Conhecimento ecológico e sociocultural de estudantes e professores de sete escolas públicas do Pantanal em Mato Grosso, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i2.16863Palavras-chave:
Percepção ambiental, Cultura pantaneira, Comunidades tradicionais, Rio Cuiabá, Baía ChacororéResumo
Ecological and sociocultural knowledge of students and teachers from seven public schools in the Pantanal in Mato Grosso, Brazil
Esta pesquisa teve por objetivo averiguar o conhecimento ecológico e sociocultural de professores e estudantes de sete escolas públicas que atendem sessenta e nove comunidades tradicionais no território do sistema de baías Chacororé e Sinhá Mariana, em dois municípios do Pantanal em Mato Grosso. Nesta pesquisa foi usada a entrevista semiestruturada, analisando as debilidades, ameaças, fortalezas e oportunidades vivenciadas nas escolas, comunidades e municípios. As debilidades destacadas foram infraestrutura dos municípios e desafios ambientais. As ameaças evidenciadas em Santo Antônio do Leverger foram as alterações nas políticas públicas da educação e na lei da pesca. Enquanto em Barão de Melgaço indicaram as hidrelétricas e poluição do rio Cuiabá. A natureza pantaneira em Barão de Melgaço e os eventos culturais em Santo Antônio do Leverger foram destacadas como fortalezas e investimentos em educação, como oportunidades.
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