As relações entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente na percepção de professores de Biologia em exercício e em formação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/ambeduc.v28i1.14581

Palavras-chave:

Ensino de Biologia, Educação CTS, Temas Socioambientais, Educação Ambiental

Resumo

Science, technology, society and environment relationship in the perception of Biology teachers in practice and in training

As pesquisas sobre Educação CTS/CTSA já contam com significativa produção em periódicos, congressos, teses e dissertações. Mesmo após décadas de contribuição, ainda há estudos que sinalizam dificuldades de professores para incorporar a Educação CTS/CTSA e ir além da abordagem tradicional. O objetivo deste artigo é apresentar a percepção de professores de biologia, em exercício e em formação, sobre questões envolvendo as relações CTSA no ensino de ciências naturais. Um questionário com perguntas fechadas foi respondido por um total de 950 professores, dos quais 185 são biólogos, entre estudantes de licenciatura, professores do ensino médio e superior. Os resultados mostram que os pressupostos da Educação CTS/CTSA condizem com a opinião da maioria desse público, com destaque para a altíssima relevância atribuída a temas socioambientais.

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Biografia do Autor

Rodrigo Bastos Cunha, Universidade Estadual de Campinas

Graduou-se em Lingüística (2001) e obteve especialização em Jornalismo Científico (2002) pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e os títulos de mestre em Comunicação Social (2005) pela Universidade Metodista de São Paulo e de doutor em Linguística Aplicada (2009) pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Atualmente é pesquisador do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). É professor credenciado junto aos cursos de pós-graduação Lato Sensu em jornalismo científico e junto ao programa do mestrado em divulgação científica e cultural, ambos da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Tem experiência nas áreas de Comunicação, Linguística e Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação, divulgação científica, educação, linguagem, análise de discurso e internet.

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Publicado

2023-07-31

Como Citar

Cunha, R. B. . (2023). As relações entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente na percepção de professores de Biologia em exercício e em formação. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 28(1), 1–24. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v28i1.14581