As relações entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente na percepção de professores de Biologia em exercício e em formação
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v28i1.14581Palavras-chave:
Ensino de Biologia, Educação CTS, Temas Socioambientais, Educação AmbientalResumo
Science, technology, society and environment relationship in the perception of Biology teachers in practice and in training
As pesquisas sobre Educação CTS/CTSA já contam com significativa produção em periódicos, congressos, teses e dissertações. Mesmo após décadas de contribuição, ainda há estudos que sinalizam dificuldades de professores para incorporar a Educação CTS/CTSA e ir além da abordagem tradicional. O objetivo deste artigo é apresentar a percepção de professores de biologia, em exercício e em formação, sobre questões envolvendo as relações CTSA no ensino de ciências naturais. Um questionário com perguntas fechadas foi respondido por um total de 950 professores, dos quais 185 são biólogos, entre estudantes de licenciatura, professores do ensino médio e superior. Os resultados mostram que os pressupostos da Educação CTS/CTSA condizem com a opinião da maioria desse público, com destaque para a altíssima relevância atribuída a temas socioambientais.
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