A Educação Ambiental em Análise SWOT

Autores

  • Marcelino Gomes de Araújo Universidade do Estado da Bahia
  • Silvia Helena Lima Schwamborn Universidade Federal de Pernambuco, Centro Acadêmico de Vitória

Palavras-chave:

processos educativos socioambientais, gestão educacional, planejamento estratégico.

Resumo

A Educação Ambiental busca discutir o cenário socioambiental atual e motivar novas posturas dos envolvidos diante das relações entre o ser humano e o meio, contudo observa-se a falta de relevância, objetividade e operacionalidade na execução de suas ações. Portanto, neste trabalho quali-quantitativo, investiga-se apurar variáveis que interferem no desenvolvimento da Educação Ambiental, à luz da técnica de Análise de SWOT, estendendo-se entre educadores de escolas municipais da cidade do Recife – PE, e especialistas na temática. Evidencia-se que os aspectos indicados para ambiente interno e externo da escola se relacionam dinamicamente, e apontam para ações que viabilizem um plano estratégico quanto ao desenvolvimento das atividades socioambientais, suprimindo dificuldades e maximizando seus pontos fortes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelino Gomes de Araújo, Universidade do Estado da Bahia

Mestrando em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental pela Universidade do Estado da Bahia, Campus VIII, Paulo Afonso - BA, possui Graduação em Licenciatura Plena em Biologia pelo Centro de Ensino Superior de Arcoverde (2005) e Especialização em Programação do Ensino de Biologia pela Universidade de Pernambuco (2007). Atualmente professor de Educação Básica da Escola Antonio Guilherme Dias Lima, Inajá - PE e Secretário Escolar da Escola Estadual de Educação Básica de Pariconha, Pariconha - AL.

Silvia Helena Lima Schwamborn, Universidade Federal de Pernambuco, Centro Acadêmico de Vitória

Possui graduação em Engenharia de Pesca pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1993), mestrado (1997) e doutorado (2004) em Oceanografia pelo Programa de Pós-Graduacao em Oceanografia da Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente, é professora adjunto nível I da Universidade Federal de Pernambuco, Centro Acadêmico de Vitória. Tem experiência na área de Oceanografia Biológica, com ênfase em ecologia de peixes, atuando principalmente nos seguintes temas: ontogenia, idade, crescimento, reprodução, dinâmica populacional e avaliação de estoques de peixes. Outro tema de seu interesse é a modelagem ecotrófica, como subsídio para manejo integrado da pesca e de ecossistemas.

Downloads

Publicado

2014-07-25

Como Citar

Araújo, M. G. de, & Schwamborn, S. H. L. (2014). A Educação Ambiental em Análise SWOT. Ambiente &Amp; Educação, 18(2), 183–208. Recuperado de https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/4055

Edição

Seção

Artigos