Modelo Diagnóstico para Práticas Educativas Socioambientais no Espaço Escolar

Autores

  • Marcelino Gomes de Araújo Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco https://orcid.org/0009-0008-6460-7457
  • Silvia Helena Lima Schwamborn Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

DOI:

https://doi.org/10.63595/ambeduc.v30i1.18212

Palavras-chave:

Mensuração de processos educativos socioambientais, Indicadores de resultados, Planejamento, Educação Ambiental

Resumo

Diagnostic Model for Socioenvironmental Education Practices in School

No contexto escolar, educadores ambientais se esforçam para evidenciar e promover a transformação na sociedade como base no pensamento crítico inovador, entretanto, se depara com limitações, necessitando rever o planejamento e o desenvolvimento de suas ações. Este trabalho se propõe a associar essas perspectivas a um instrumento diagnóstico integrador de indicadores que perpassam o desenho da Educação Ambiental na escola, se configurando em um índice, denominado Índice de Mensuração Operacional da Educação Ambiental Escolar (IMEDAE). Este índice relaciona avaliações de caráter qualitativo e quantitativo, valorizadas e ponderadas em 18 indicadores, aplicado para teste em escolas públicas municipais da cidade do Recife-PE que possuem COM-VIDA. O índice proposto se mostrou coerente quando comparado às avaliações qualitativas, traduzindo sinteticamente os resultados avaliativos do desenvolvimento das práticas socioambientais nas escolas pesquisadas.

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Biografia do Autor

Marcelino Gomes de Araújo, Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco

Mestre em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental pela Universidade do Estado da Bahia, Campus VIII, Paulo Afonso - BA. Possui especializações em: Coordenação Pedagógica e Escolar (2024); Gestão Escolar (2024); Ciências da Natureza, suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho (2022); Gestão Pública com Ênfase em Educação (2020); e em Programação do Ensino de Biologia(2007). Graduações em Licenciatura Plena em Biologia (2005) e Pedagogia (2021). É professor efetivo da rede estadual de Educação de Pernambuco.

Silvia Helena Lima Schwamborn, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Professora Associada e pesquisadora do Centro Acadêmico de Vitória (CAV) e do Museu de Oceanografia Professor Petrônio Alves Coelho. Nesse museu atua como coordenadora do Laboratório de Cordados Marinhos e curadora das coleções de Cordados Marinhos (Chordatamar) e de Ictioplâncton (COLICT). Possui graduação em Engenharia de Pesca pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1993), mestrado (1997) e doutorado (2004) em Oceanografia pelo Programa de Pós-Graduacao em Oceanografia da Universidade Federal de Pernambuco. 

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Publicado

2025-06-30

Como Citar

Araújo, M. G. de, & Schwamborn, S. H. L. (2025). Modelo Diagnóstico para Práticas Educativas Socioambientais no Espaço Escolar. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 30(1), 1–19. https://doi.org/10.63595/ambeduc.v30i1.18212

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