Modelo Diagnóstico para Práticas Educativas Socioambientais no Espaço Escolar
DOI:
https://doi.org/10.63595/ambeduc.v30i1.18212Palavras-chave:
Mensuração de processos educativos socioambientais, Indicadores de resultados, Planejamento, Educação AmbientalResumo
Diagnostic Model for Socioenvironmental Education Practices in School
No contexto escolar, educadores ambientais se esforçam para evidenciar e promover a transformação na sociedade como base no pensamento crítico inovador, entretanto, se depara com limitações, necessitando rever o planejamento e o desenvolvimento de suas ações. Este trabalho se propõe a associar essas perspectivas a um instrumento diagnóstico integrador de indicadores que perpassam o desenho da Educação Ambiental na escola, se configurando em um índice, denominado Índice de Mensuração Operacional da Educação Ambiental Escolar (IMEDAE). Este índice relaciona avaliações de caráter qualitativo e quantitativo, valorizadas e ponderadas em 18 indicadores, aplicado para teste em escolas públicas municipais da cidade do Recife-PE que possuem COM-VIDA. O índice proposto se mostrou coerente quando comparado às avaliações qualitativas, traduzindo sinteticamente os resultados avaliativos do desenvolvimento das práticas socioambientais nas escolas pesquisadas.
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