Modelo de Diagnóstico de Prácticas Educativas Socioambientales en el Espacio Escolar
DOI:
https://doi.org/10.63595/ambeduc.v30i1.18212Palabras clave:
Medición de procesos educativos socioambientales, Indicadores de resultados, Planificación, Educación AmbientalResumen
En el contexto escolar, la Educación Ambiental se esfuerza por visibilizar y promover la transformación de la sociedad a partir del pensamiento crítico innovador, sin embargo, enfrenta limitaciones, requiriendo una revisión de la planificación y desarrollo de sus acciones. Este trabajo propone asociar estas perspectivas a un instrumento de diagnóstico que integra indicadores que permean el diseño de la Educación Ambiental en la escuela, formando un índice, denominado Índice de Medición Operacional de la Educación Ambiental Escolar (IMEDAE). Este índice enumera evaluaciones cualitativas y cuantitativas, valoradas y ponderadas en 18 indicadores, aplicadas para pruebas en escuelas públicas municipales de la ciudad de Recife-PE que cuentan con COM-VIDA. El índice propuesto demostró ser coherente con las evaluaciones cualitativas, traduciendo sintéticamente los resultados evaluativos del desarrollo de prácticas socioambientales en las escuelas investigadas.
Descargas
Citas
BABBIE, Earl. The practice of social research. 5.ed. Califórnia: Wadsworth, 1989. 501p.
BRASIL. Instituto Nacional de Pesquisa e Estudos Anísio Teixeira - INEP. Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), [s.d.]. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisas-estatisticas-e-indicadores/ideb Acesso em: 08 jul. 2024.
DELAI, Ivete; TAKAHASHI, Sergio. Elementos fundamentais para escolha dos sistemas de mensuração do desenvolvimento sustentável. In: Anais do IX Seminários em Administração da FEA – USP, São Paulo, 2006. Disponível em http://www.ead.fea.usp.br/semead/9semead/resultado_semead/trabalhosPDF/331.pdf Acesso em: 08 set. 2024.
HAMMOND, Allen; ADRIAANSE, Albert; RODENBURG, Eric; BRYANT, Dirk; WOODWARD, Richard. Environmental Indicators: A systematic to measuring and reporting on environmental policy performance in the context of sustainable development. Washington, D.C.: World Resources Institut, 1995. Disponível em http://pdf.wri.org/environmentalindicators_bw.pdf Acesso em: 08 set. 2024.
LOURENÇO, Marcus. Santos. Questões Técnicas na Elaboração de Indicadores de Sustentabilidade. In: 1o. Seminário UNIFAE de Sustentabilidade, 2006, Curitiba. 1o. Seminário UNIFAE de Sustentabilidade. Curitiba: UNIFAE Centro Universitário, 2006. v. 1. Disponível em http://www.fae.edu/publicacoes/pdf/sustentabilidade/marcus_lorenco.pdf Acesso em: 08 set. de 2024.
LAMOSA, Rodrigo de Azevedo C.; LOUREIRO, Carlos Frederico B. A educação ambiental e as políticas educacionais: um estudo nas escolas públicas de Teresópolis (RJ). Educ. Pesqui. [online]. 2011, vol.37, n.2, pp. 279-292. Disponível em https://www.scielo.br/j/ep/a/Sx9Pnk4HPSP6TJt94V3Qc3m/?format=pdf&lang=pt Acesso em: 15 ago. 2024.
MELLO, Josiane; FRANCISCO, Antonio Carlos. de; OLIVEIRA, Ivanir Luiz; MARTINS, Washington. Luiz da Ssilva; KOVALESKI, João Luiz. Recorte teórico das ferramentas de mensuração da sustentabilidade mais citadas na literaturain: Revista ADMpg Gestão Estratégica, Ponta Grossa, v. 4, n. 1, p.73-80, 2011. Disponível em https://admpg.com.br/revista2011/v2/artigos/artigo%208%20Recorte%20teorico%20das%20ferramentas.pdf Acesso em 14 ago. 2024.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Vamos cuidar do Brasil: conceitos e práticas de educação ambiental na escola. Brasília: Unesco, 2007.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS - ONU. Transformando Nosso Mundo: a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br Acesso em: 13 jun. 2024.
PROGRAMA DAS NAÇÕES UNIDAS PARA O DESENVOLVIMENTO - PNUD. Desenvolvimento Humano e IDH. 2023. Disponível em: https://www.undp.org/pt/brazil/idh Acesso em: 08 jun. 2024.
SICHE, Raúl; Agostinho, Feni; ORTEGA, Enrique; ROMEIRO, Ademar. Índices Versus Indicadores: Precisões Conceituais na discussão da Sustentabilidade de Países. Ambiente & Sociedade, Campinas v. X, n. 2, p. 137-148, jul.-dez. 2007. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/asoc/v10n2/a09v10n2.pdf Acesso em: 09 set. 2024.
TRAJBER, Rachel; MENDONÇA, Patrícia Ramos. O que fazem as escolas que dizem que fazem educação ambiental. Brasília: Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2006. Disponível em https://observatoriodeeducacao.institutounibanco.org.br/cedoc/detalhe/o-que-fazem-as-escolas-que-dizem-que-fazem-educacao-ambiental,6d828250-a25e-4f43-9411-1ba8ebe82499 Acesso em: 14 ago. 2024.
VEIGA, Alinne; AMORIM, Erika; BLANCO, Maurício. Um Retrato da Presença da Educação Ambiental no Ensino Fundamental Brasileiro: O percurso de um processo acelerado de expansão. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2005. Disponível em https://td.inep.gov.br/ojs3/index.php/td/article/view/3844 Acesso em: 06 set. 2024.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Marcelino Gomes de Araújo, Silvia Helena Lima Schwamborn

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Os (as) autores(as) que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Os (as) autores(as) mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações (CC BY-NC-ND 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Os (as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Os (as) autores(as) têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) em qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.







