Análise evolutiva da paisagem da Bacia Hidrográfica do Rio Benfica (PA): Processos, dinâmica e tendências

Autores

  • Samella Patricia Lima Paungartten UNIFAP
  • Carlos Alexandre Leão Bordalo Universidade Federal do Pará, Faculdade de Geografia e Cartografia.
  • Aline Maria Meiguins de Lima Universidade Federal do Pará, Ufpa, Instituto de Geociências.

Palavras-chave:

Bacia hidrográfica, rio Benfica, planejamento ambiental, recursos hídricos.

Resumo

A bacia hidrográfica do rio Benfica, localizada na Região Metropolitana de Belém-PA, se apresenta como área importante para observação dos processos de alteração da paisagem, pois nos últimos trinta anos, passou por significativas transformações, impostas pela dinâmica de uso e cobertura da terra. Diante deste contexto, objetivou-se avaliar o processo de evolução da paisagem da bacia do rio Benfica, considerando suas características físicas e a análisemultitemporal de uso e cobertura do solo. Onde foi realizada a análise das informações referentes ao meio físico e a dinâmica do uso e cobertura da terra entre os anos de 1984, 1993, 1999 e 2009. Os principais resultados obtidos demonstram que a bacia hidrográfica do rio Benfica passou por uma expressiva expansão urbana nos últimos trinta anos, com diferentes problemas ambientais. Esta dinâmica perfaz sobre uma unidade física caracterizada, sobretudo, por baixas amplitudes e declividades altimétricas, com processos sedimentológicos em detrimento dos erosicionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Samella Patricia Lima Paungartten, UNIFAP

Possui graduação em licenciatura/bacharelado em Geografia pela Universidade Federal do Pará (2010), especialização e Geoprocessamento e mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Pará (2014). Atualmente é professora da Universidade Federal do Amapá. Tem experiência na área de Geografia Física e Geoprocessamento.

Carlos Alexandre Leão Bordalo, Universidade Federal do Pará, Faculdade de Geografia e Cartografia.

ossui graduação em Licenciatura Em Geografia pela Universidade Federal do Pará(1992), graduação em Bacharelado Em Geografia pela Universidade Federal do Pará(1990), especialização em Especialização em Gestão Ambiental pela Universidade Federal do Pará(1995), mestrado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho(1998) e doutorado em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido pela Universidade Federal do Pará(2006). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal do Pará, Conselheiro nomeado da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Professor Adjunto da Programa de Pós-Graduação em Geografia, Professor Colaborador do Núcleo de Meio Ambiente, Professor colaborador da Faculdade Integrada Brasil Amazônia, Membro de corpo editorial da Revista Mercator, Membro de corpo editorial da Geografia Publicações Avulsas, Membro de corpo editorial da Revista GeoAmazônia e Membro de corpo editorial da Boletim Amazônico de Geografia. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Física. Atuando principalmente nos seguintes temas:Gestão Ambiental, Gestão dos Recursos Hídricos, Gestão em Bacia Hidrográfica.

Aline Maria Meiguins de Lima, Universidade Federal do Pará, Ufpa, Instituto de Geociências.

Graduação em Geologia pela Universidade Federal do Pará (1998), especialização em Gestão Normativa de Recursos Hídricos pela Universidade Federal da Paraíba (2007), mestrado em Geotecnia pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (2000) e doutorado em Desenvolvimento Socioambiental pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos da Universidade Federal do Pará (2007), com ênfase em análise espacial de bacias hidrográficas. Atualmente é Professora da Universidade Federal do Pará. Tendo atuado como professora da Universidade do Estado do Pará e do Centro Universitário do Pará; e como técnica em recursos hídricos e Coordenadora de Informação e Planejamento Hídrico na Secretaria de Estado de Meio Ambiente. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geologia Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: recursos hídricos, geomorfologia ambiental, gestão ambiental, sistema de informações geográficas e geotecnia.

Downloads

Publicado

2016-12-30

Como Citar

Paungartten, S. P. L., Bordalo, C. A. L., & de Lima, A. M. M. (2016). Análise evolutiva da paisagem da Bacia Hidrográfica do Rio Benfica (PA): Processos, dinâmica e tendências. Ambiente &Amp; Educação, 21(2), 87–107. Recuperado de https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/6524