Diálogos em Educação Ambiental e Clima

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/ambeduc.v27i2.14870

Palavras-chave:

Justiça climática, centros de educação ecossocial, território, alianças, diálogos

Resumo

Uma conversa atlântica sobre (in)justiça climática em torno de quatro temas de natureza ecossocial: o território como cenário local e global de resistência; ações políticas voltadas para a mudança do sistema; mulheres como protagonistas de resistência; e soluções para as emergências climáticas. A educação ambiental frente à crise climática tem como base uma nova cultura do corpo, da Terra, da terra e do território.

O objetivo é identificar e denunciar fatores que perpetuam e aumentam a injustiça climática em um cenário dominado por modelos heteropatriarcais, coloniais e saqueadores de pessoas, culturas e da Terra. Nesse sentido, e diante das posições neoliberais baseadas na competição e no individualismo que aumentam as desigualdades, o presente artigo busca contribuir para a compreensão de “fazeres” ecossociais das pessoas educadoras envolvidas nas transformações, bem como identificar atores, respostas e soluções que passam por cooperação, alianças, fraternidade, networking e ética do cuidado, da escala local para a transformação global.

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Biografia do Autor

Araceli Serantes-Pazos, Universidade da Coruña - Espanha

Doutora em Psicopedagoxia cunha Tese sobre Equipamentos para a Educacion Ambiental, âmbito que desenvolveu parte da sua vida laboral, trabalhando em granjas-escola, aulas da natureza, aulas de ecologia urbana etc. Desde 1997 professora na Universidade da Coruña (Galiza/Espanha) membro do Grupo de Investigación de Educación para a Cidadania Global-ECIGAlL|UDC e Grupo de Pesquisador em Educação Ambiental, Comunicação e Arte-GPEA- UFMG.

Marcos Sorrentino, Universidade de São Paulo (USP)

Professor visitante no Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia, participante do Grupo de Pesquisa em História da Cultura Corporal, Educação, Lazer e Sociedade (HCEL/FACED/UFBA). Docente sênior no campus da USP em Piracicaba/SP, onde coordena o Laboratório de Educação e Política Ambiental (Oca/Esalq/USP).

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Publicado

2022-12-26

Como Citar

Serantes-Pazos, A. ., & Sorrentino, M. (2022). Diálogos em Educação Ambiental e Clima. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 27(2), 1–20. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v27i2.14870

Edição

Seção

Educação Ambiental e Justiça Climática