Reflexiones sobre prácticas socioambientales y de educación ambiental surgidas de un grupo de mujeres palenqueras Rasa, Armação dos Búzios/RJ.

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i3.18539

Palabras clave:

descolonialidad, educación ambiental comunitaria, ascendência, palenque

Resumen

El estudio busca investigar la descolonización de la ciencia a través de la valorización de los saberes ancestrales femeninos, centrándose en las prácticas de Educación Ambiental en el Quilombo da Rasa en Armação dos Búzios/RJ. La investigación utilizó entrevistas con mujeres quilombolas, cuya sabiduría ancestral, transmitida de generación en generación a través de la memoria oral, reveló prácticas ambientales profundamente arraigadas en sus interacciones con el medio ambiente. Como camino metodológico se utilizó el análisis temático, enumerando categorías basadas en estudios del autor Malcom Ferdinand en el libro “Uma Ecologia Decolonial”, analizando videos seleccionados de entrevistas realizadas por mujeres quilombolas de Búzios. Por lo tanto, seleccionamos el marco teórico a partir de una revisión integradora de la literatura proponiendo un diálogo con los resultados encontrados. Concluyó, lejos de ofrecer respuestas listas, la reflexión sobre la valorización del conocimiento femenino ancestral para la redefinición del conocimiento científico.

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Biografía del autor/a

Gabriella Michalopoulos, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e pós graduação em Educação Infantil pela Faculdade Futura. Atualmente é discente do Mestrado Profissional em Ambiente, Sociedade e Desenvolvimento (PROASD) da UFRJ/Macaé, desenvolvendo a pesquisa intitulada "Mapeando Culturas, Valorizando Saberes: Pedagogias de Base Comunitária Presentes em Práticas de Educação Ambiental para a Formação Docente em Armação dos Búzios", sob a orientação do Prof. Dr. Bruno Monteiro e coorientação do Prof. Dr. Marcelo Stortti. Participa do grupo de pesquisa LINEC - Freiriano (Linguagens no ensino de ciências), RIEDECT (Rede Internacional de Estudos Decoloniais na Educação Científica e Tecnológica) e GEAsur (Grupo de Estudos em Educação Ambiental desde el Sur). Atua profissionalmente como Diretora Adjunta da Creche Escola M. Maria Amélia de Souza localizada na comunidade remanescente quilombola da Rasa em Armação de Búzios.

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Marcelo Stortti, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO e mestrado em Educação pela UNESA. Graduação e licenciatura em Ciências Biológicas pela UGF. Especialização em Malacologia, Ensino de Ciências e Biologia na FIOCRUZ e no Centro Internacional de Estudos Pedagógicos - CIEP na França. Pesquisador no Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ). É membro do Grupo de Estudos em Educação Ambiental desde el Sur (GEASur/UNIRIO) e do Grupo Reexistência/IFBA. Participa da Rede Internacional de Pesquisadores sobre Povos Originários e Comunidades Tradicionais - RedeCT e da Rede Internacional de Estudos Decoloniais na Educação Científica e Tecnológica - RIEDECT. É co/orientador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação - FACED-UFBA. Trabalhou na FIOCRUZ e em outras instituições de pesquisa. Exerceu a atividade de Coordenador do curso de Licenciatura em Biologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Duque de Caxias e trabalhou em outras instituições de ensino e pesquisa como CEFET-RJ e IFRJ.

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Bruno Monteiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

 Doutor em Educação em Ciências e Saúde pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (NUTES/UFRJ) com estágio doutoral sanduíche na Universidade de Aveiro (Ua/PT). Mestre em Tecnologia Educacional nas Ciências da Saúde (NUTES/ UFRJ). Licenciado em Química (UFRJ) e em Física (UNIS). Técnico em Química. Professor Associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ/Macaé). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Saúde (PPGECS/NUTES/UFRJ). Professor do Mestrado Profissional em Ambiente, Sociedade e Desenvolvimento (PROASD/NUPEM/UFRJ). Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Linguagens no Ensino de Ciências (LINEC-UFRJ/Macaé). Pesquisador do Grupo de Estudos em Educação Ambiental desde el Sur (GEASUR/UNIRIO). Pesquisador da Rede Internacional de Estudos Decoloniais na Educação Científica e Tecnológica (RIEDECT).

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Publicado

2025-05-30

Cómo citar

Michalopoulos, G., Stortti, M., & Monteiro, B. (2025). Reflexiones sobre prácticas socioambientales y de educación ambiental surgidas de un grupo de mujeres palenqueras Rasa, Armação dos Búzios/RJ. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 29(3), 1–21. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i3.18539

Número

Sección

Dossiê: "Reflexões de práxis socioambientais, culturais e tecnológicas: Memórias e Experiências pedagógicas para diversidade de povos em contextos transculturais"

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