Educação e ambiente
saberes que informam ações do Movimento dos Ribeirinhos de Abaetetuba - Moriva/Pa
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v26i1.13119Palavras-chave:
Educação Ambiental. Movimentos Sociais. Saberes AmbientaisResumo
Trata-se da problematização e análise sobre a relação entre educação e ambiente, base de um movimento de resistência social e político em contextos territoriais ribeirinhos na Amazônia Paraense. Visa analisar saberes socioambientais que orientam e/ou emergem das ações desse movimento denominado Moriva, e situar essas ações na dinâmica do cotidiano de comunidades ribeirinhas, na região do Baixo Tocantins, na Amazônia Paraense, complexo territorial de implantação da Usina Hidrelétrica Tucuruí (UHE Tucuruí), projeto tecnicista e subaltenizador dos modos de vida locais. Resulta de uma pesquisa de abordagem qualitativa com o uso de entrevistas semi-estruturadas e análise dos saberes socioambientais do movimento, referenciadas em autores cujos enfoques epistemológicos estão alinhados com o histórico-crítico, dialógico e transformador. Os resultados indicam que por meio de um diálogo entre o conhecimento científico e os saberes práticos do cotidiano foi possível elevar o potencial político-pedagógico que informa a relação entre Educação Ambiental e Movimentos Sociais na construção ativa do conhecimento sobre a realidade ambiental, gestão para a conservação dos recursos naturais que estão na base das práticas de trabalho produção da existência e ações de resistências dos povos águas, que também se constituem no universo das comunidades tradicionais.
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