El componente estético-ambiental en la licenciatura en educación artística en Cuba
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v26i1.12469Palavras-chave:
Componente estético-ambiental; Educação Artistica-Licenciatura; Concepções estético-ambientais de Pablo René Estévez; Formação mais integral de estudantes.Resumo
O foco do trabalho se centra na pertinência e novidade do componente estético-ambiental em Educação Artistica-Licenciatura das universidades cubanas, considerando como ponto de partida o foco transversal, transartistico e transdisciplinar do estético e do ambiental. Particularmente, se faz referência às concepções estético-ambientais pedagógicas de Estévez, autor do Programa “Teoria e Prática da Educação Estética”, validado na atualidade, assim como o projeto “Educar para o bem e a beleza”, que tem seu desenvolvimento nas escolas dos níveis de ensino elemental, básico e médio das provincias de Villa Clara e Cienfuegos (Cuba). Em especial, é especificada a orientação estético-ambiental do Programa e seu papel em uma formação mais integral dos estudantes, através da Educação Artistica.
Downloads
Referências
Directivas del Partido Comunista (bolchevique) y resoluciones del Gobierno Soviético sobre educación popular, en ruso. Moscú-Leningrado, Academia de Ciencias Pedagógicas de la República Federativa Rusa, 1947.
ESTÉVEZ, Pablo René. A Educação Estética: experiências da escola cubana. São Leopoldo, Editora Nova Harmonia, 2003.
ESTÉVEZ, Pablo René. La revolución estética en la educación. La Habana, Editorial Pueblo y Educación, 2004.
ESTÉVEZ, Pablo René. (2008). Los colores del arco iris. La Habana: Editorial Pueblo y Educación.
ESTÉVEZ, Pablo René (org.). A Educação Ambiental em perspectiva Estética. Rio Grande, Editora da FURG, 2011.
ESTÉVEZ, Pablo René. Educar para el bien y la belleza. La Habana, Editorial Pueblo y Educación, 2011.
ESTÉVEZ, Pablo René. La alternativa estética en la educación liberadora. La Habana, Editora Política, 2012.
ESTÉVEZ, Pablo René. La educación estética: conceptos y contextos. Santa Clara, Editorial Capiro, 2012.
ESTÉVEZ, Pablo René. Enseñar a sentir. La Habana, Editorial Pueblo y Educación, 2015.
ESTÉVEZ, Pablo René. (2017). Hacia una estética de la convivencia. La Habana: Editorial Universitaria Félix Varela.
ESTÉVEZ, Pablo René. Por las leyes de la belleza. La Habana, Editorial Universitaria Félix Varela, 2019.
ESTÉVEZ, Pablo René et al. La transdisciplinariedad en la educación. Rio Grande, Editora da FURG, 2016.
ESTÉVEZ, Pablo René et al. La Educación Estética en la perspectiva transdisciplinar. La Habana, Editorial Universitaria Félix Varela, 2018.
HART, Armando. “La educación estética como factor para la formación y el desarrollo del hombre en la sociedad”. Granma. La Habana: 4 de junio de 1980.
MINED. Ministerio de Educación. “Dictámenes y recomendaciones”. Tema 1. En: Congreso Nacional de Educación y Cultura. La Habana, Instituto Cubano del Libro, 1971.
MONTERO, Graciela, PINO, A., THOMAS, M. y ESTÉVEZ, Pablo René. La educación estética del hombre nuevo. La Habana, Editorial de Ciencias Sociales, 1987.
SMOLIANINOV, Iván. La naturaleza en el sistema de la Educación Estética. Moscú, Editorial Prosvieshenie, 1984.
SUÁREZ TAJONERA, José Orlando. “El problema de la Educación Estética en Cuba”. (Tesis de doctorado). Moscú, Universidad de Lomonosov, 1980.
Tesis y resoluciones. Primer Congreso del Partido Comunista de Cuba. La Habana, Departamento de Orientación Revolucionaria del Comité Central del PCC, 1976.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Pedro Raúl Moreno, Lurima Estevez Alvarez
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os (as) autores(as) que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Os (as) autores(as) mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações (CC BY-NC-ND 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Os (as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Os (as) autores(as) têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) em qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.