Por uma Educação Ambiental Decolonial

Aprendendo com licenciaturas indígenas

Autores

  • Beatriz Osorio Stumpf Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.14295/ambeduc.v26i1.12721

Palavras-chave:

Licenciaturas indígenas; Decolonialidade; Educação Ambiental; Geopedagogias

Resumo

Este artigo traz reflexões sobre potencialidades de licenciaturas indígenas para inspirações e aprendizagens no campo da Educação Ambiental (EA), a partir de pesquisa de Doutorado, em diálogo com algumas concepções teóricas que estão sendo elaboradas para pensar a EA em perspectiva decolonial. A investigação mostra potenciais ecológicos, políticos, culturais e espirituais dessas licenciaturas. Por meio de propostas pedagógicas fundamentadas em processos investigativos sobre os territórios dos/as participantes, esses programas estão construindo geopedagogias, de forma transdisciplinar, com revitalização cultural e linguística, envolvimento comunitário, produção de materiais pedagógicos e construção de ações concretas para a resolução de demandas ambientais.

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Biografia do Autor

Beatriz Osorio Stumpf, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas

Pedagoga, Mestra em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Professora Substituta do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas.

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Publicado

2021-10-31

Como Citar

Stumpf, B. O. (2021). Por uma Educação Ambiental Decolonial : Aprendendo com licenciaturas indígenas . Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 26(1), 28–60. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v26i1.12721

Edição

Seção

Dossiê "Educação Ambiental pós-colonial e comunidades tradicionais"