Ciência popular do sertão mineiro e educação ambiental de base comunitária

saberes locais como pontos de partida para a contextualização de propostas educativas no Vale do Jequitinhonha

Autores

  • Daniel Renaud Camargo Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Celso Sánchez Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

DOI:

https://doi.org/10.14295/ambeduc.v26i1.13240

Palavras-chave:

Educação Ambiental de Base Comunitária, Educação Popular, Pesquisa Participante, Diálogo de Saberes, Ciência Popular

Resumo

Neste texto propomos o diálogo de saberes como caminho para a contextualização de propostas educativas às realidades socioambientais de comunidades do município de Chapada do Norte, localizado no coração do Vale do Jequitinhonha. Neste sentido, busca-se o diálogo com uma ciência popular como fonte para a construção de uma perspectiva de Educação Ambiental de Base Comunitária, para tanto, encontramos inspiração na interface entre a Educação Popular, a Pesquisa Participante e a Educação Ambiental Desde El Sur para, através desses referenciais alçar um olhar capaz de produzir uma proposta que faça sentido às populações do sertão mineiro.

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Biografia do Autor

Daniel Renaud Camargo, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Cientista Ambiental, Mestre em Educação, doutorando do programa de pós-graduação em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social (EICOS) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Pesquisador do Laboratório de Memórias, Territórios e Ocupações: Rastros Sensíveis (LABMEMS-UFRJ) e do Grupo de Estudos em Educação Ambiental Desde El Sur (GEAsur-UNIRIO).

Celso Sánchez, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Biólogo, Doutor em Educação, professor associado II da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e coordenador do Grupo de Estudos em Educação Ambiental Desde El Sur (GEASur).

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Publicado

2021-10-31

Como Citar

Renaud Camargo, D., & Sánchez, C. (2021). Ciência popular do sertão mineiro e educação ambiental de base comunitária : saberes locais como pontos de partida para a contextualização de propostas educativas no Vale do Jequitinhonha. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 26(1), 217–250. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v26i1.13240

Edição

Seção

Dossiê "Educação Ambiental pós-colonial e comunidades tradicionais"