Ciência popular do sertão mineiro e educação ambiental de base comunitária
saberes locais como pontos de partida para a contextualização de propostas educativas no Vale do Jequitinhonha
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v26i1.13240Palavras-chave:
Educação Ambiental de Base Comunitária, Educação Popular, Pesquisa Participante, Diálogo de Saberes, Ciência PopularResumo
Neste texto propomos o diálogo de saberes como caminho para a contextualização de propostas educativas às realidades socioambientais de comunidades do município de Chapada do Norte, localizado no coração do Vale do Jequitinhonha. Neste sentido, busca-se o diálogo com uma ciência popular como fonte para a construção de uma perspectiva de Educação Ambiental de Base Comunitária, para tanto, encontramos inspiração na interface entre a Educação Popular, a Pesquisa Participante e a Educação Ambiental Desde El Sur para, através desses referenciais alçar um olhar capaz de produzir uma proposta que faça sentido às populações do sertão mineiro.
Downloads
Referências
AMARAL, Leila. Do Jequitinhonha aos Canaviais: Em busca do Paraíso Mineiro. (Dissertação de mestrado em sociologia) Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 1988.
BASTOS, Selma; FUENTES, Manuel Calabar. O uso da Etnoclimatologia para previsibilidade de chuvas no município de Retirolândia-BA. Revista Ceres, Vol. 1, nº 2, p. 176-183, 2015.
BUSCHBACHER, Robert. A Teoria da Resiliência e os Sistemas Socioecológicos: Como se preparar para um futuro imprevisível? Boletim Regional, urbano e ambiental. IPEA, 09, 2014.
CAMARGO, Daniel Renaud. Contos, Bênçãos e Mezinhas: Educação Ambiental Popular como Estratégia de Proteção dos Saberes Locais. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Ambientais). Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
CAMARGO, Daniel Renaud. Lendas, Rezas e Garrafadas: Educação Ambiental de Base Comunitária e os Saberes Locais no Vale do Jequitinhonha. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. Disponível em: <http://www.unirio.br/ppgedu/DissertaoPPGEduDanielRenaudCamargo.pdf> Acessado em 17 de Junho de 2021 às 13:00h.
CAMARGO, Daniel Renaud; SÁNCHEZ, Celso. Educação Ambiental de Base Comunitária: relato de experiência no Vale do Jequitinhonha. Revista Perspectivas Educativas, Colômbia, v.8, 2018. Disponível em: <http://revistas.ut.edu.co/index.php/perspectivasedu/article/view/1892/1467> Acessado em 17 de Junho de 2021 às 13:30h.
CARVALHO, Marivaldo Aparecido. A Presença Indígena no Vale do Jequitinhonha: A Difícil Memória. In: SOUZA, João Valdir; HENRIQUES, Márcio Simeone (orgs). Vale do Jequitinhonha: Formação Histórica, Populações e Movimentos. Universidade Federal de Minar Gerais/ Pró-Reitoria de Extensão, Belo Horizonte, 268p, 2010.
CENDALES, Lola; TORRES, Fernando & TORRES, Alfonso. A semente tem sua própria dinâmica: sobre as origens e os rumos da Investigação Ação Participante (IAP): Entrevista com Orlando Fals Borda. In: BRANDÃO, Carlos Rodrigues & STRECK, Danilo Romeu (orgs). Pesquisa Participante: O Saber da Partilha. Idéias & Letras. 2006.
DELIZOICOV, Demétrio. Concepção problematizadora no ensino de Ciências na Educação Formal (Dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências). Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, São Paulo. 1982.
DUARTE, Regina Horta (org). Notícias sobre os selvagens do Mucuri. Belo Horizonte, Editora UFMG, 2002.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Editora Paz e Terra. 57ª Edição. 2014.
FALS BORDA, Orlando. Aspectos teóricos da pesquisa Participante: considerações sobre o significado e o papel da ciência na participação popular (tradução de Heitor Ferreira da Costa). In: BRANDÃO, Carlos Rodrigues (org). Pesquisa Participante. 2ª Edição, editora Brasiliense, p. 42-62, 1982
_____. Uno siembra la semilla, pero ella tiene su propia dinámica. In: FARFÁN, Nicolás; GUZMÁN, Lorena. Ciencia, Compromiso Y Cambio Social. Textos de Orlando Fals Borda. Antología. 1a ed. - Buenos Aires: El Colectivo - Lanzas y Letras - Extensión Libros, 460p, 2012.
______. Una Sociologia sentipensante para a América Latina. México. Sigilo XXI Editores; Buenos Aires, CLACSO, 2015.
GALIZONI, Flávia Maria; RIBEIRO, Eduardo Magalhães; SOUZA, José Murilo Alves de; GONÇALVES, João Antônio. Comunidades Rurais, Cultura e Água no Alto Jequitinhonha. In: SOUZA, João Valdir; HENRIQUES, Márcio Simone (orgs). Vale do Jequitinhonha: Formação Histórica, Populações e Movimentos. Belo Horizonte, MG, UFMG/PROEX, 268p, 1.ed, 2010
LEFF, Enrique. Construindo a História Ambiental da América Latina. Revista Esboços nº 13. 51° Congresso Internacional de Americanistas, Simpósio de História Ambiental Americana, Santiago, Chile, 2003.
MALTEZ, Marcos Antônio; GALIZONI, Flavia; ALMEIDA, Rodrigo; CALDAS, Ana Luiza; SIMÃO, Erick José; SILVA, Emília. Impactos Ambientais e Sociais Causados pelas Monoculturas de Eucaliptos no Alto Jequitinhonha. V Congresso em Desenvolvimento Social. Estado, Meio Ambiente e Desenvolvimento, p. 5-13, 2016.
MIRANDA, Leonardo Caetano. Nos Caminhos do Vale: O (des) envolvimento no Jequitinhonha (dissertação de mestrado). Programa de Pós-Graduação em Geografia. Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2013.
MOTA-NETO, João Colares da. Educação Popular e Pensamento Decolonial Latino-americano em Paulo Freire e Orlando Fals Borda (tese de doutorado em educação). Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Pará, UFPA, Belém, 2015.
NASUTI, Stéphanie; CURI, Melissa; SILVA, Neusiene; ANDRADE, Anna; IBIPINA, Izabel; SOUZA, Cimone; SAITO, Carlos Hiroo. Conhecimento Tradicional e Previsões Meteorológicas: Agricultores Familiares e As “Experiências de Inverno” no Semiárido Potiguar. Documentos Técno-Científicos. Revista de Economia. Fortaleza, v. 44, n. especial, p. 383-402, jun. 2013.
PÁDUA, José Augusto. The Theoretical Foundations of Environmental History. Revista estudos avançados, v. 24, n.68, p. 81-111, 2010
PORTO, Liliana. Feitiçaria, Negritude e a Relação com o "Outro" - Crenças Mágicas em uma Cidade do Vale do Jequitinhonha/MG (tese de doutorado). Programa de Pós-Graduação em Antropologia, Universidade de Brasília, Brasília, 2003.
______. A Reapropriação da Tradição a partir do Presente. Um Estudo sobre a Festa de Nossa Senhora do Rosário de Chapada do Norte/MG. (dissertação de mestrado). Programa de Pós-Graduação em Antropologia, Universidade de Brasília, Brasília, 1997.
RIBEIRO, Eduardo Magalhães (org) Lembranças da Terra: Histórias do Mucuri e Jequitinhonha. Cedefes. 1986.
RIBEIRO, Eduardo Magalhães; GALIZONI, Flávia Maria. Cultura Material, Agricultura Familiar e Políticas Públicas para o Alto Jequitinhonha. In: SOUZA, João Valdir; HENRIQUES, Márcio Simeone (orgs). Vale do Jequitinhonha: Formação Histórica, Populações e Movimentos. Universidade Federal de Minar Gerais/ Pró-Reitoria de Extensão, Belo Horizonte, 268p, 2010.
SAITO, Carlos Hiroo; FIGUEIREDO, João Batista de Albuquerque; VARGAS, Icléia Albuquerque. Educação Ambiental numa abordagem freireana: fundamentos e aplicação. In: PEDRIDI, Alexandre de Gusmão & SAITO, Carlos Hiroo (orgs). Paradigmas Metodológicos em Educação Ambiental. Editora Vozes, Petrópolis, 2014.
SANTOS, André Luiz; PEREIRA, Eugênia Cristina; ANDRADE, Laise. A construção da paisagem através do manejo dos recursos naturais e a valorização do etnoconhecimento. In: ALBUQUERQUE, Ulysses; ALVES, Ângelo; ARAÚJO, Thiago (org). Povos e Paisagens: Etnobiologia, Etnoecologia e Biodiversidade no Brasil. Nupeea/UFRPE, 148p, 2007.
SILBY, Aurélio; ABNER, George; MARTINS, Tadeu (orgs). Geraes: a realidade do Jequitinhonha. Belo Horizonte, MG, NEOPLAN, 224p, 2011.
SILVA, Vanda Aparecida da. Eles não têm nada na cabeça: jovens do sertão mineiro entre a tradição e a mudança. (Dissertação de Mestrado). Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação. Campinas, 2000.
SIMAS, Luiz Antonio; RUFINO, Luiz. Encantamento: Sobre Política de Vida. Mórula Editorial, Rio de Janeiro, 2020.
SOARES, Geralda. Vale do Jequitinhonha: Um Vale de muitas Culturas. Cadernos de História. Belo Horizonte, v. 5, n. 6, p. 17-22, jul. 2000
SOUZA, Gilmar. Entre a Arte e a Peleja. Editora FAE/UFMG, 1ª ed, 88p, 2015
SOUZA, João Valdir. NOTA CIENTÍFICA: Fontes para uma reflexão sobre a história do Vale do Jequitinhonha. UNIMONTES CIENTÍFICA. Montes Claros, v.5, n.2, jul./dez. 2003.
STRECK, Danilo. Pesquisa (ação) participante e convergências disciplinares. Civitas, Porto Alegre, v. 13, n. 3, p. 477-495, set.-dez. 2013
TADDEI, Renzo. Meteorologistas e profetas da chuva: conhecimentos, práticas e políticas da atmosfera. São Paulo, SP, terceiro nome, 240p, 2017.
TOLEDO, Victor & BARRERA-BASSOLS, Narciso. A Memória Biocultural: A Importancia Ecológica das Sabedorias Tradicionais. Expressão Popular, 2015.
TORRES, Juliana Rezende; FERRARI, Nadir; MAESTRELLI, Sylvia Regina Pedrosa. Educação Ambiental Crítico-transformadora no contexto escolar: teoria e prática freireana. In: Loureiro, Carlos Frederico B. & Torres, Juliana Rezende (Orgs.). Educação Ambiental: dialogando com Paulo Freire. Cortez, 2014
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Daniel Renaud Camargo, Celso Sánchez
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os (as) autores(as) que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Os (as) autores(as) mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações (CC BY-NC-ND 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Os (as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Os (as) autores(as) têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) em qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.