Ciência popular do sertão mineiro e educação ambiental de base comunitária
saberes locais como pontos de partida para a contextualização de propostas educativas no Vale do Jequitinhonha
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v26i1.13240Keywords:
Educação Ambiental de Base Comunitária, Educação Popular, Pesquisa Participante, Diálogo de Saberes, Ciência PopularAbstract
Neste texto propomos o diálogo de saberes como caminho para a contextualização de propostas educativas às realidades socioambientais de comunidades do município de Chapada do Norte, localizado no coração do Vale do Jequitinhonha. Neste sentido, busca-se o diálogo com uma ciência popular como fonte para a construção de uma perspectiva de Educação Ambiental de Base Comunitária, para tanto, encontramos inspiração na interface entre a Educação Popular, a Pesquisa Participante e a Educação Ambiental Desde El Sur para, através desses referenciais alçar um olhar capaz de produzir uma proposta que faça sentido às populações do sertão mineiro.
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