Educação Ambiental e Sustentabilidade Ambiental nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v28i1.15199Palavras-chave:
Educação Ambiental, Temáticas ambientais, Ensino, Consciência ambiental, Rede de EnsinoResumo
Environmental Education and Environmental Sustainability in the Early Years of Elementary Education
O objetivo da presente pesquisa foi investigar e compreender quais metodologias e ações pedagógicas são desenvolvidas em sala de aula, com as temáticas da Educação Ambiental e Sustentabilidade Ambiental, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, da rede pública municipal, pública estadual e privada de municípios do Rio Grande do Sul. O levantamento de dados foi realizado por meio de um questionário, que foi respondido por doze professores das redes pública estadual, municipal e privada de municípios do RS. Entre os principais resultados, os professores relatam as dificuldades encontradas pela falta de materiais didáticos, laboratórios e a falta de tempo para realizar atividades sobre a temática ambiental. É possível concluir que fatores como a importância atribuída aos assuntos ambientais, por parte dos professores, e a frequência no desenvolvimento das temáticas ambientais interferem no interesse dos alunos.
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