A Educação Ambiental no Ensino e na Prática Escolar da Escola Estadual Cândido Mariano – Aquidauana/MS

Autores

  • Edjane Fragoso UFMS
  • Elisangela Castedo Maria Nascimento UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO DO SUL

DOI:

https://doi.org/10.14295/ambeduc.v23i1.6988

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Concepção de Meio ambiente, Ensino Fundamental II.

Resumo

O pensamento ambiental é uma teoria que integra o pensamento e os valores, a razão e o sentido; as diferenças e as diversidades, a cultura, e a natureza. Baseado no pensamento ambiental essa pesquisa teve o objetivo de verificar de que maneira a Educação Ambiental está sendo desenvolvida no Ensino Fundamental II da Escola Estadual Cândido Mariano – Aquidauana/MS. Foi aplicado aos professores um questionário para identificar a concepção de meio ambiente e investigar a concepção de meio ambiente dos professores e se desenvolvem EA em suas aulas. Observou-se que a maioria dos professores possui uma correta concepção de meio ambiente assim como desenvolvem a EA nos conteúdos de ciências e geografia. Environmental Education in the Teaching and School Practice of Cândido Mariano State School - Aquidauana / MS Environmental thinking is a theory that integrates thought and values, reason and meaning; The differences and the diversities, the culture, and the nature. Based on environmental thinking, this research had the objective of verifyinga how the Environmental Education is being developed in elementary education II of the Cândido Mariano State School - Aquidauana / MS. A questionnaire was applied to teachers to identify the environment conception and to investigate the environmental conception of teachers and to develop EE in their classes. It was observed that most teachers have a correct conception of the environment as well as develop EE in the contents of sciences and geography. Keywords: Environmental Education, Conception of the Environment, Elementary Education II

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edjane Fragoso, UFMS

Graduada em Biologia/ UFMS, Especialista em Educação Ambiental /UFMS

Elisangela Castedo Maria Nascimento, UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO DO SUL

Graduada em biologia. Especialista em manejo de recursos naturais e gestão escolar. Mestre em ensino de ciências, doutoranda em Educação (UCDB) e professora da UFMS desde 2007.

Downloads

Publicado

2018-07-11

Como Citar

Fragoso, E., & Nascimento, E. C. M. (2018). A Educação Ambiental no Ensino e na Prática Escolar da Escola Estadual Cândido Mariano – Aquidauana/MS. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 23(1), 161–184. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v23i1.6988

Edição

Seção

Artigos