Os Mitos Indígenas Terena em Diálogo com a Educação Ambiental
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i3.18433Palavras-chave:
Educação Ambiental, Mitos , Terena, Cuidados com a naturezaResumo
Terena Indigenous Myths in Dialogue with Environmental Education
Este artigo é parte dos resultados da pesquisa de doutorado onde objetivamos compreender a relação dos indígenas Terena da Aldeia Lagoinha no Município de Aquidauana-MS com a natureza e como seus saberes e memórias socioambientais podem contribuir com a Educação Ambiental. A pesquisa teve abordagem qualitativa e os dados foram produzidos pelo método da história oral. As entrevistas foram interpretadas à luz do Grupo Modernidade/colonialidade. O objetivo deste artigo foi refletir sobre mensagens a respeito da natureza, do meio ambiente e da vida, a partir dos mitos indígenas. Os mitos falam da importância do solo, do fogo, da água, das plantas, dos animais e da religião na vida do Terena. A relação de conexão e respeito dos indígenas Terena da aldeia Lagoinha, com a natureza, implícitas no seu estilo de vida e em seus mitos, nos leva defender a utilização dos mitos no desenvolvimento de uma Educação Ambiental decolonial.
Downloads
Referências
BANIWA, Gersem dos Santos Luciano. O índio brasileiro: o que você precisa saber sobre os povos indígenas no Brasil de hoje. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade: LACED/Museu Nacional, 2006. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/pdf/indio_brasileiro.pdf Acesso em: 21 abr. 2020.
BONIN, Iara T. O Bem Viver Indígena e o futuro da humanidade. Jornal Porantin, Encarte Pedagógico X, Dezembro/2015. Disponível em: https://cimi.org.br/wp-content/uploads/2020/01/Porantim381_Dez_Encarte-2015.pdf Acesso em: 21 ago. 2020.
BRAND, A. História oral: perspectivas, questionamentos e sua aplicabilidade em culturas orais. História Unisinos. 2000. v. 4, n. 2, p. 195-227.
BUENO, A.; IESSI, I. L.; DAMASCENO, D. C. Influência do ciclo lunar no parto: mito ou constatação científica?. Rev Bras Enferm, Brasília, 2010 maio-jun; 63(3): 477-9. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reben/a/snpMh3vQV5LL9QN7k6PnQCw/?format=pdf&lang=pt. Acesso em 20 mai 2020.
GODOY, A. S. Pesquisa qualitativa: tipos fundamentais. Revista de Administração de Empresas. 1995. v. 35, n. 3, p. 20-9. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rae/a/ZX4cTGrqYfVhr7LvVyDBgdb/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 21 mar. 2020.
GUIMARÃES, Mauro; GRANIER, Noeli Borek. Educação ambiental e os processos formativos em tempos de crise. Revista Diálogo Educacional, Curitiba v. 17, n. 55, p. 1574-97, out./dez. 2017. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?pid=S1981-416x2017000501574&script=sci_abstract. Acesso em 30 abr. 2020.
KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. Companhia das Letras, 2019.
LÉVI-STRAUSS, Claude. Mito e significado. Tradução Antônio Marques Bessa. [S. l.]: Virtual Books, 1978. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/167562/mod_resource/content/1/Claude%20L%C3%A9vi-Strauss%20-%20Mito%20e%20Significado.pdf. Acesso em: 10 maio 2020.
LIMA, Artema Santana Almeida. Cosmologia educativa: a educação ambiental na vida do Kaiabi do Xingu. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Mato Grosso. Cuiabá, MT, 2007. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=94711. Acesso em 22 mai. 2020.
MESSEDER, Marcos Luciano Lopes. Etnicidade E Ritual Tremembé: Construção Da Memória E Lógica Cultural. Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v. 43, n. 2, jul/dez, 2012, p. 32 – 42. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/revcienso/article/view/815/792 Acesso em: 27 dez 2020.
MINDLIN, Betty. O fogo e as chamas dos mitos. Estudos Avançados, São Paulo, v. 16, n. 44, p. 149-69, 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ea/v16n44/v16n44a09.pdf. Acesso em: 30 mar. 2021.
MORIN, Edgar. O método 4: habitat, vida, costumes, organização. Porto Alegre, RS: Sulina, 2005.
MORIN, Edgar. O método 4: habitat, vida, costumes, organização. Trad. de Juremir Machado da Silva, 4º Ed. Porto Alegre: Sulina, 2008 (319 págs.). História E Diversidade, 4(1), 2014. https://periodicos.unemat.br/index.php/historiaediversidade/article/view/158. Acesso em 24 mai. 2020.
NASCIMENTO, Elisangela Castedo Maria do. Saberes Indígenas e Educação Ambiental: aprendendo com os Terena da Aldeia Lagoinha no Município de Aquidauana - Mato Grosso do Sul. 2021. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação – Universidade Católica Dom Bosco, Campo Grande, MS, 2021. Disponível em: https://site.ucdb.br/public/md-dissertacoes/1036137-elisangela.pdf Aceso em: 21 nov. 2022.
PORTO-GONÇALVES, Carlos Walter. Apresentação. In: LANDER, Edgardo (org.). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais Perspectivas latino-americanas. Buenos Aires, Argentina: CLACSO, 2005. Colección Sur-Sur. p. 2-5. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/2591382/mod_resource/content/1/colonialidade_do_saber_eurocentrismo_ciencias_sociais.pdf. Acesso em: 23 mai. 2020.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Para além do pensamento abissal: das linhas globais a uma ecologia de saberes. Novos Estudos – CEBRAP, São Paulo, n. 79, p. 71-94, nov. 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/nec/a/ytPjkXXYbTRxnJ7THFDBrgc. Acesso em: 12 jun. 2021.
SATO, Michèle (coord.). Os condenados da pandemia. Cuiabá, MT: GPEA-UFMT, 2020. 157p. Disponível em: https://cienciaviva.org.br/os-condenados-da-pandemia/. Acesso em 13 mar. 2021.
SATO, Michèle et al. Cartografia do imaginário indígena. Cuiabá: OPAN, Projeto Petrobrás - “O berço das Águas”. Relatório de vivência investigativa, 2012.
SATO, Michèle; PASSOS, Luiz Augusto. Arte-educação-ambiental. Ambiente & Educação, Rio Grande, RS, v. 14, n. 1, p. 43-59, 2009. Disponível em: https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/1136 Acesso em: 11 jul. 2020.
TRISTÃO, Martha. A Educação Ambiental e o pós-colonialismo. Revista Educação Pública, Cuiabá, v. 23, n. 53/2, p. 473-89, maio/ago. 2014. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1748 Acesso em: 22 ago. 2020.
VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. Perspectivismo e multinaturalismo na América indígena. O que nos faz pensar, Rio de Janeiro, v. 14, n. 18, sep., p. 225-54, 2004. Disponível em: https://oquenosfazpensar.fil.puc-rio.br/oqnfp/article/download/197/196/1601. Acesso em 8 jan. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Elisangela Castedo Maria Nascimento, Heitor Queiroz de Medeiros

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os (as) autores(as) que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Os (as) autores(as) mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações (CC BY-NC-ND 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Os (as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Os (as) autores(as) têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) em qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.