Os Mitos Indígenas Terena em Diálogo com a Educação Ambiental

Autores

  • Elisangela Castedo Maria Nascimento Secretaria Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul (SED/MS)
  • Heitor Queiroz de Medeiros Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) https://orcid.org/0000-0001-5313-1811

DOI:

https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i3.18433

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Mitos , Terena, Cuidados com a natureza

Resumo

Terena Indigenous Myths in Dialogue with Environmental Education

Este artigo é parte dos resultados da pesquisa de doutorado onde objetivamos compreender a relação dos indígenas Terena da Aldeia Lagoinha no Município de Aquidauana-MS com a natureza e como seus saberes e memórias socioambientais podem contribuir com a Educação Ambiental. A pesquisa teve abordagem qualitativa e os dados foram produzidos pelo método da história oral. As entrevistas foram interpretadas à luz do Grupo Modernidade/colonialidade. O objetivo deste artigo foi refletir sobre mensagens a respeito da natureza, do meio ambiente e da vida, a partir dos mitos indígenas. Os mitos falam da importância do solo, do fogo, da água, das plantas, dos animais e da religião na vida do Terena. A relação de conexão e respeito dos indígenas Terena da aldeia Lagoinha, com a natureza, implícitas no seu estilo de vida e em seus mitos, nos leva defender a utilização dos mitos no desenvolvimento de uma Educação Ambiental decolonial.

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Biografia do Autor

Elisangela Castedo Maria Nascimento, Secretaria Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul (SED/MS)

Doutora em Educação (UCDB), mestre em Ensino de Ciências e graduada em Biologia e educadora do Arquivo Público Estadual de MS.

Heitor Queiroz de Medeiros, Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)

Professor/pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Doutor em Ciências-Ecologia e Recursos Naturais (UFSCar), mestre em Ciência Ambiental (USP) e graduado em História (UFMT).

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Publicado

2025-05-30

Como Citar

Nascimento, E. C. M., & Medeiros, H. Q. de. (2025). Os Mitos Indígenas Terena em Diálogo com a Educação Ambiental . Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 29(3), 1–19. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i3.18433

Edição

Seção

Dossiê: "Reflexões de práxis socioambientais, culturais e tecnológicas: Memórias e Experiências pedagógicas para diversidade de povos em contextos transculturais"

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