Análise de práticas educativas buscando o pensamento complexo num centro de Educação Ambiental, em Igrejinha-RS

Autores

  • Natalia Aparecida Soares Universidade Luterana do Brasil
  • Maria Eloisa Farias Ulbra

Palavras-chave:

Educação Ambiental não formal, Práticas educativas, Pensamento Complexo.

Resumo

O debate sobre a Educação Ambiental a partir do Pensamento Complexo requer espaços de discussão, favorecendo o avanço da pesquisa científica e trilhando caminhos para definir as estratégias mais eficazes para a consolidação da Educação Ambiental. Este estudo compõe um recorte de uma pesquisa de Doutorado, onde são analisadas as contribuições do Pensamento Complexo nas práticas educativas realizadas num Centro de Educação Ambiental. A pesquisa possui natureza qualitativa, com o uso de ferramentas de Análise de Conteúdo, fundamentando-se em procedimentos de análise, interpretação de dados e entrevistas semiestruturadas, utilizando os princípios do Pensamento Complexo na problematização das questões. A análise dos resultados revelou representações próximas de uma concepção complexa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Natalia Aparecida Soares, Universidade Luterana do Brasil

Graduada em Ciências Biológicas, Especialista em Novas tecnologias e metodologias para o ensino de ciências da natureza. Mestre e Doutoranda em Ensino de Ciências, pelo Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da ULBRA. Tem experiência nas áreas de Educação e Ensino, com ênfase nas seguintes linhas de pesquisa: Ensino e aprendizagem em Ciências; Educação Ambiental e Formação de Professores. Membro da Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC). Participa ativamente de eventos relacionados ao tema de Ensino de Ciências e Educação Ambiental. Participante do Programa Extensionista na Universidade Feevale denominado Educação Ambiental na Bacia Hidrográfica do Vale do Rio do Sinos. Atua como Bióloga na assessoria a empresas e instituições, é Professora do Curso de Ciências Biológicas da Universidade FEEVALE, Professora e coordenadora do Curso Técnico de Meio ambiente na Escola Profissional Unipacs - Taquara/RS.

Maria Eloisa Farias, Ulbra

Doutora em Ciências da Educação – Universidad Pontifícia de Salamanca – Espanha.

Downloads

Publicado

2016-11-04

Como Citar

Soares, N. A., & Farias, M. E. (2016). Análise de práticas educativas buscando o pensamento complexo num centro de Educação Ambiental, em Igrejinha-RS. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 21(1), 152–172. Recuperado de https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/6133

Edição

Seção

Artigos