Algumas aproximações da educação ambiental com o pensamento decolonial, a ética Ubuntu e o Bem Viver
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v26i1.13109Resumo
Algumas aproximações da educação ambiental com o pensamento decolonial, a ética Ubuntu e o Bem Viver
Some enviromental education approaches with decolonial thinking, Ubuntu ethics and well Life
Esse trabalho tem como objetivo fundamental propor algumas aproximações e diálogos da educação ambiental com saberes afro-indígenas e contribuir com discussões e práticas que almejam romper com lógicas coloniais. Buscamos articular o meio ambiente, as relações sociais e a subjetividade humana para problematizar o atual momento. Consideramos que a degradação ambiental, a crise sanitária e a mercantilização da vida compõem o sistema-mundo moderno-colonial, regido pelo capitalismo predatório, o patriarcado e o racismo. Alguns autores entendem que vivemos uma policrise, o que exige alternativas sistêmicas. Diante disso, propomos dialogar com a educação ambiental, a decolonialidade, com a ética Ubuntu e o Bem Viver como possibilidades sistemáticas de enfrentamento à crise.
Palavras-chave: Educação Ambiental. Decolonialidade. Subjetividade humana. Policrise.
Abstract
This work has as fundamental objective to propose some approaches and dialogues of the environmental education with the afro-indigenous knowledge and to contribute for discussions and practices that aim at the break with the colonial logic. We seek to articulate the environment, social relations and human subjectivity to problematize the current moment. We consider that environmental degradation, the health crisis and the commodification of life constitute the modern colonial world-system, governed by predatory capitalism, patriarchy and racism. Some authors understand that we are experiencing an emergence of politics, which requires systemic alternatives. Therefore, we propose to dialogue with environmental education, decoloniality, Ubuntu ethics and Bem Viver as systematic possibilities to face the crisis.
Keywords: Environmental Education. Decoloniality. Human subjectivity. Polycrisis.
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