Algumas aproximações da educação ambiental com o pensamento decolonial, a ética Ubuntu e o Bem Viver

Autores/as

  • Maglis Vieira
  • Martha Tristão Universisade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.14295/ambeduc.v26i1.13109

Resumen

Algumas aproximações da educação ambiental com o pensamento decolonial, a ética Ubuntu e o Bem Viver

Some enviromental education approaches with decolonial thinking, Ubuntu ethics and well Life 

Esse trabalho tem como objetivo fundamental propor algumas aproximações e diálogos da educação ambiental com saberes afro-indígenas e contribuir com discussões e práticas que almejam romper com lógicas coloniais. Buscamos articular o meio ambiente, as relações sociais e a subjetividade humana para problematizar o atual momento. Consideramos que a degradação ambiental, a crise sanitária e a mercantilização da vida compõem o sistema-mundo moderno-colonial, regido pelo capitalismo predatório, o patriarcado e o racismo. Alguns autores entendem que vivemos uma policrise, o que exige alternativas sistêmicas. Diante disso, propomos dialogar com a educação ambiental, a decolonialidade, com a ética Ubuntu e o Bem Viver como possibilidades sistemáticas de enfrentamento à crise.

Palavras-chave: Educação Ambiental. Decolonialidade. Subjetividade humana. Policrise.

Abstract

This work has as fundamental objective to propose some approaches and dialogues of the environmental education with the afro-indigenous knowledge and to contribute for discussions and practices that aim at the break with the colonial logic. We seek to articulate the environment, social relations and human subjectivity to problematize the current moment. We consider that environmental degradation, the health crisis and the commodification of life constitute the modern colonial world-system, governed by predatory capitalism, patriarchy and racism. Some authors understand that we are experiencing an emergence of politics, which requires systemic alternatives. Therefore, we propose to dialogue with environmental education, decoloniality, Ubuntu ethics and Bem Viver as systematic possibilities to face the crisis.

Keywords: Environmental Education. Decoloniality. Human subjectivity. Polycrisis.

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Biografía del autor/a

Maglis Vieira

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo. Possui mestrado em Ensino na Educação Básica e Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado da Bahia. Atualmente atua como professora na educação básica na Secretaria de Educação do Estado da Bahia.

Martha Tristão, Universisade Federal do Espírito Santo

Concluiu estágio de pós-doutorado na University of Regina no Canadá em 2011. Possui doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2001), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (1992) e Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Espírito Santo. Atualmente  coordena o Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Estudo em Educação Ambiental (Nipeea) no Centro de Educação da UFES. 

Citas

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Publicado

2021-10-31

Cómo citar

Vieira, M. ., & Tristão, M. (2021). Algumas aproximações da educação ambiental com o pensamento decolonial, a ética Ubuntu e o Bem Viver. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 26(1), 296–324. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v26i1.13109

Número

Sección

Dossiê "Educação Ambiental pós-colonial e comunidades tradicionais"