Ir al contenido principal
Ir al menú de navegación principal
Ir al pie de página del sitio
Open Menu
Acerca de
Sobre la revista
Contacto
Avisos
Edições
Actual
Archivos
Submissões
Submeter um artigo
Condições para submissão
Diretrizes para autores
Processo de publicação
Processo de avaliação pelos pares
Declaração de direito autoral
Indexadores
Template
Institucional
PPGEA
SIB
FURG
PROPESP
OJS
Buscar
Registrarse
Entrar
Inicio
/
Archivos
/
Vol. 26 Núm. 1 (2021): Ambiente & Educação
Vol. 26 Núm. 1 (2021): Ambiente & Educação
Publicado:
2021-10-31
Expediente
português
Editor da Revista
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v26i1.13647
Editorial
português
Caio Floriano dos Santos; Carlos Roberto da Silva Machado
1-2
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v26i1.13646
Dossiê "Educação Ambiental pós-colonial e comunidades tradicionais"
portugues
portugues
Fabio Vieira Pessoa Vieira, portugues
03-27
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v26i1.13338
Por uma Educação Ambiental Decolonial
Aprendendo com licenciaturas indígenas
Beatriz Osorio Stumpf
28-60
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v26i1.12721
Jeguetá, percorrendo caminhos e revelando sonhos
Os Mbya-Guarani e a educação da atenção
Daciene Oliveira, Gianpaolo Adomilli, Gustavo Ruiz Chiesa
61-85
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v26i1.13098
Ecocídio y el caso del Pueblo Yudjá/Juruna en el Alto do Xingu
Por una justicia socioambiental, desde la perspectiva de los funcionamientos
Fabio Alves Gomes de Oliveira, Maria Clara Dias
86-108
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v26i1.13177
Português
uma perspectiva intercultural para a educação em Ciências
Mariana Ribeiro Porto Araujo, Carmen Roselaine de Oliveira Farias, Rita Paradeda Muhle
109-137
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v26i1.13063
EDUCATION AND ENVIRONMENT:
:knowledge that informs the actions of the Rivesine Movement of Abaetetuba - Moriva/Pa.
Maria Graça Silva, Marinês de Maria Ribeiro Rodrigues
138-166
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v26i1.13119
Educação ambiental dialógico-crítica: abordagem metodológica e a ética tradicional ribeirinha pantaneira
Silvano carmo de souza, Amadeu José Montagnini Logarezzi, Erika Patricia Lacerda Dias Souza
167-192
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v26i1.13236
'Rematriar' las brasilidades del agua: para un diálogo con las cosmologías de los pueblos y comunidades tradicionales
por um diálogo com as cosmologias de povos e comunidades tradicionais
Franklin de Paula Júnior, Sinara Polom Zardo
193-216
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v26i1.13246
Ciência popular do sertão mineiro e educação ambiental de base comunitária
saberes locais como pontos de partida para a contextualização de propostas educativas no Vale do Jequitinhonha
Daniel Renaud Camargo, Celso Sánchez
217-250
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v26i1.13240
Educação ambiental e humanização
decolonizar é preciso
Walace Rodrigues
251-272
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v26i1.12989
EDUCACIÓN AMBIENTAL “DESDE EL SUR” Y SUS DIÁLOGOS CON EL PENSAMIENTO CONTRA COLONIAL BRASILEÑO.
Marcelo Aranda Stortti
273-295
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v26i1.13260
Algumas aproximações da educação ambiental com o pensamento decolonial, a ética Ubuntu e o Bem Viver
Maglis Vieira, Martha Tristão
296-324
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v26i1.13109
A coisa melhor do mundo é a saúde
a contribuição dos saberes tradicionais de Valdira Pitaguary para uma Educação Ambiental decolonial
Rafael Cardozo Figueredo, Júlia Santos Jardim, Patricia Limaverde Nascimento
325-354
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v26i1.13247
Artigos
Charges em educação ambiental: um estudo de campo com alunos do ensino médio
Valéria Ghisloti Iared, Rafael Margatto Aloisio
355-382
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v26i1.9565
Educação ambiental para sustentabilidade
o caso do projeto de extensão “Eco trilha em defesa do rio Uruçuí Preto”
José Welliton Silva do Nascimento
383-408
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v26i1.11085
Educação ambiental no contexto escolar
Projetos ambientais de escolas públicas estaduais da 15ª CRE de Erechim/RS
Thaís Janaina Wenczenovicz, Juliane Maria Zagonel
409-429
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v26i1.9818
Educação ambiental em instituição pública de ensino superior
o caso da UFSM
Doneide Kaufmann Grassi, Sheila Kocourek, Jairo da Luz Oliveira
430-456
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v25i3.11246
Aprendendo os conteúdos sobre água no ambiente através de oficina e cartilha pedagógica
Edson Alves Machado Filho
457-482
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v26i1.11313
Educación ambiental crítica y agroecología en la formaciín de profesores/as de escuelas públicas de Juiz de Fora, MG, Brasil
Olga Alicia Gallardo Milanés, Ángelica Consenza Rodrigues, Camila Neves Silva
483-512
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v26i1.11373
Primeira infância e natureza
investigação da percepção ambiental no contexto escolar
Graciele Cristiane Rambo, Marli Renate von Borstel Roesler
513-540
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v26i1.11593
Programa Nacional Escolas Sustentáveis
um estudo bibliométrico
José Flávio Rodrigues Siqueira, Alexandre Meira de Vasconcelos, Angela Maria Zanon
541-564
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v26i1.11607
Educação ambiental em museus de história natural
uma análise a partir da exposição interativa amântica
Rayssa Bernardi Guinato, José Carlos Simão Cardoso Júnior, Roberta Andreotti Machado Olimpio
565-584
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v26i1.11626
Educação ambiental no ensino superior através do monitoramento ambiental de recursos hídricos
Ana Beatriz Carollo Rocha-Lima
585-602
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v26i1.11722
As relações teórico-metodológicas entre o pensamento de Paulo Freire e a educação ambiental crítica e transformadora: um olhar a partir dos temas geradores
Thiago Dutra, Tatiana Souza de Camargo, Diogo Onofre Gomes de Souza
603-632
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v26i1.11760
Um estudo sobre relações entre educação ambiental e educação em ciências através de artigos publicados nas atas do ENPEC
Vanessa Martins Mussini, Luciano Fernandes Silva
633-654
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v26i1.11773
Percepção ambiental de estudantes do município de São Thomé das Letras, MG
Renata de Melo Ferreira-Lopes, Valéria Lúcia de Oliveira Freitas, Paulina Maria Maia-Barbosa
655-676
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v26i1.11193
Áreas verdes para quem? Reflexões sobre a divulgação do tema “áreas verdes na baixada fluminense” em notícias da internet
Paula Thaise Bermudez dos Reis, Gabriela Ventura da Silva do Nascimento
677-704
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v26i1.11846
Análise crítica de documentos sobre Educação Ambiental do MEC e do MMA
Marcus Vinícius dos Santos Cruz
705-727
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v26i1.11967
Panorama estadual de eventos extremos no litoral do Paraná
40 anos do registro de desastres nas cidades
Larissa Maria da Silva Ferentz, Carlos Mello Garcias
728-750
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v26i1.12242
O Anti-intelectualismo e a espiral do silêncio: a manutenção da ignorância e o medo do isolamento como manipulação política
Kathy de Freitas Marinho dos Reis, Ronaldo Eustáquio Feitoza Senra
751-781
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v26i1.12380
El componente estético-ambiental en la licenciatura en educación artística en Cuba
Pedro Raúl Moreno, Lurima Estevez Alvarez
782-801
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v26i1.12469
Pontes em águas doces
As mudanças climáticas no imaginário no imaginário da comunidade de São Pedro de Joselândia do Pantanal de Mato Grosso - Brasil
Giseli Dalla Nora, Michèle Sato
802-828
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v26i1.12547
Resenhas
SCRUTON, Roger. Filosofia Verde: como pensar seriamente o planeta. São Paulo, É Realizações, 2016, 412p.
José Normando Gonçalves Meira
829-836
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v26i1.12224
“Quem disse que a gente não pode cair? Quem disse que a gente já não caiu?”
Sonhando e criando paraquedas coloridos
Tiago Amaral Sales, Roberta Paixão Lelis da Silva
837-844
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v26i1.12766
Enviar un artículo
Enviar un artículo
Idioma
English
Español (España)
Português (Brasil)
indexadores
Indexadores
Palabras clave
Número actual
Información
Para lectores/as
Para autores/as
Para bibliotecarios/as