Educación ambiental crítica y agroecología en la formaciín de profesores/as de escuelas públicas de Juiz de Fora, MG, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v26i1.11373Palavras-chave:
formação, educação ambiental crítica, agroecologia, horta escolarResumo
O artigo aborda a formação de professores/as por meio da educação ambiental crítica, baseada na agroecologia, como um processo de aprendizagem construído sobre uma dinâmica de interação entre sujeitos, geração de saberes e transformação. A pesquisa foi realizada sob uma perspectiva qualitativa, assim foram trianguladas as informações coletadas por meio de entrevistas, observação participante e caderno de campo, com o objetivo de analisar a contribuição da educação ambiental crítica baseada na agroecologia para a formação de professores/as que trabalham com a horta escolar. O estudo revelou que o contato com os agricultores/as e suas práticas agroecológicas contribuiu para que os professores/as que participaram incorporassem novos saberes, transformando as hortas escolares em um espaço pedagógico crítico e contra- hegemônico.Downloads
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