Envolvimento e educação ambiental
possibilidade sustentáveis com a decolonialidade
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v26i1.13338Resumo
O presente artigo discorre a respeito da existência de sustentabilidades estruturadas no envolvimento ambiental presente na RESEX do Extremo Norte do Tocantins, e na Ilha do Bananal. É uma pesquisa qualitativa, com viés etnográfico, cujo objetivo foi compreender o sustentável, existente na escala do lugar, visando contrapor a ideia de que o desenvolvimento sustentável é único para todos os locais. Metodologicamente nos alicerçamos, com inspiração fenomenológica, em narrativas de histórias de vida das extrativistas e dos indígenas. Tais narrativas, propiciaram compreender que temos modos de vida, que ao se constituírem em relações de envolvimento com o lugar, concede à Educação Ambiental entendimentos outros, para além de uma unicidade, sobre ser sustentável.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 FABIO VIEIRA PESSOA Vieira, MARCILEIA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os (as) autores(as) que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Os (as) autores(as) mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações (CC BY-NC-ND 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Os (as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Os (as) autores(as) têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) em qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.