Educação ambiental dialógico-crítica: abordagem metodológica e a ética tradicional ribeirinha pantaneira

Autores

  • Silvano carmo de souza Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Cáceres Professor Olegário Baldo http://orcid.org/0000-0001-7224-626X
  • Amadeu José Montagnini Logarezzi Universidade Federal de São Carlos
  • Erika Patricia Lacerda Dias Souza

DOI:

https://doi.org/10.14295/ambeduc.v26i1.13236

Resumo

Resumo: este artigo faz parte de uma tese de doutorado de educação ambiental cujo objetivo foi contextualizar a atividade pesqueira profissional artesanal em Cáceres no Pantanal de Mato Grosso. Este trabalho tem como principais referências teóricas os pensamentos freiriano e habermasiano, escopo em que as ações de pesquisa estiveram fundadas na metodologia comunicativo-crítica – MCC. Neste artigo tratamos da relevância da MCC como abordagem metodológica comprometida com a coordenação de ações que objetivam a transformação da sociedade a apartir do diálogo igualitário. Também abordamos as características da ética tradicional ribeirinha pantaneira como proposta de reflexão e diálogo sobre possibilidades de superação comunicativa dos processos de colonização do mundo da vida das pescadoras/es pantaneiras/os.

Palavras chave. Comunidades tradicionais. Educação ambiental. Pescadores. Pantanal. Metodologia comunicativo-crítica. Ética.

 

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Biografia do Autor

Silvano carmo de souza, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Cáceres Professor Olegário Baldo

Doutor em Ciências Ambientais - UFSCar. Linha de pesquisa Ambiente e Sociedade. Graduado em Ciências Biológicas, Ciêncais Jurídicas e em Teologia. Professor do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Cáceres prof. Olegário Baldo. Coordena o Laboratório de educação e gestão ambiental. 

Amadeu José Montagnini Logarezzi, Universidade Federal de São Carlos

Pós-doutor em sociologia, Professor titular aposentado da Ufscar e Professor no PPG em Ciências Ambientais da UfSCar

Erika Patricia Lacerda Dias Souza

Pedagoga, especialista em Psicopedagogia e em Educação Especial e Inclusiva. Professora da Rede Estadual de Educação no Estado de Mato Grosso. 

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Publicado

2021-10-31

Como Citar

carmo de souza, S., José Montagnini Logarezzi, A. ., & Patricia Lacerda Dias Souza, E. (2021). Educação ambiental dialógico-crítica: abordagem metodológica e a ética tradicional ribeirinha pantaneira. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 26(1), 167–192. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v26i1.13236

Edição

Seção

Dossiê "Educação Ambiental pós-colonial e comunidades tradicionais"