Áreas verdes para quem? Reflexões sobre a divulgação do tema “áreas verdes na baixada fluminense” em notícias da internet
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v26i1.11846Palavras-chave:
Educação Ambiental Crítica. Áreas verdes. Análise crítica do discurso. Baixada Fluminense.Resumo
No contexto do projeto “Baixada Verde”, a pesquisa objetivou refletir sobre a divulgação do tema “áreas verdes na Baixada Fluminense” a partir de dois textos de jornais de grande circulação, disponíveis na internet. Sob o aporte teórico-metodológico da Análise Crítica do Discurso, analisamos os textos a partir do seu significado representacional. Observamos o uso de estratégias discursivas para apresentar como interesse da coletividade o que interessa a apenas algumas pessoas ou grupos. As áreas verdes foram representadas majoritariamente por seu potencial ecoturístico, sendo ignorada a sua importância socioambiental e em saúde pública. A partir das análises apontamos subsídios para ações em educação ambiental crítica que busquem dar visibilidade às questões socioambientais relacionadas às áreas verdes nessa região.Downloads
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