Educação popular e meio ambiente: diálogos com populações tradicionais amazônicas
Palavras-chave:
Educação popular, Meio ambiente, Populações tradicionais, AmazôniaResumo
O presente trabalho trata de uma experiência de consultoria cujos objetivos eram o cadastramento dos moradores, o diagnóstico sócio-econômico e a formação dos Conselhos Deliberativos de duas Unidades de Conservação localizadas na Terra do Meio, região da Amazônia paraense. A Educação Popular e a metodologia freiriana de alfabetização de adultos serviram como suporte às atividades desenvolvidas. Esse processo, que teve como princípios o diálogo e a participação comunitários, favoreceu a valorização da cultural tradicional – e por conseguinte do meio ambiente –, além de uma compreensão mais protagonista e crítica de sua própria realidade. As experiências descritas podem servir como parâmetros para atuações com populações tradicionais, residentes ou não em áreas protegidas. É importante alertar, entretanto, que os problemas aqui diagnosticados são regionais e, portanto, as propostas para seu enfrentamento foram compreendidas dentro de suas especificidades e idiossincrasias.Downloads
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Publicado
2011-01-31
Como Citar
Vasconcelos, V. O. de, Siqueira, C. T. de, Santos, R., Salazar, M., Straatmann, J., Neves, L., … Campos, P. G. (2011). Educação popular e meio ambiente: diálogos com populações tradicionais amazônicas. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 15(1), 47–66. Recuperado de https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/879
Edição
Seção
Artigos