O papel da literatura infantil como instrumento na reflexão e busca de soluções dos problemas ambientais

Autores

  • Ellen Maria Pestili de Almeida
  • Patrícia Mariana Costa-Santana
  • Sandro Tonso

Palavras-chave:

educação ambiental, literatura infantil, arte-educação, arte

Resumo

A crescente preocupação com as questões ambientais atuais perpassa o conceito de disciplina. Nesse contexto, a Educação Ambiental se insere no currículo escolar como um tema transversal, constituindo uma forma de reflexão e de mudança responsável de valores e comportamentos humanos. As possibilidades da Arte-Educação mostram-se instrumentos ricos na reflexão sobre o cotidiano das pessoas e dos problemas ambientais. A Arte constitui um dos instrumentos mais significativos na formação do indivíduo, fundamental no aprendizado e capaz de estimular o processo criativo, pois ultrapassa os modos tradicionais de conhecer e fazer. Sendo a literatura uma forma de arte, encaixa-se no contexto em questão e é amplamente apropriada como ferramenta para a Educação Ambiental. Sendo assim, a presente pesquisa se desenvolveu no diálogo com a literatura infantil enquanto instrumento para a reflexão, conscientização e busca por ações e soluções para as questões ambientais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ellen Maria Pestili de Almeida

Médica Veterinária com atuação em Educação Ambiental, utilizando a arte (autoria e ilustração de livros) como ferramenta para a divulgação da conservação das espécies animais. Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual Paulista - Campus de Jaboticabal (1993), mestrado em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998), mestrado em Ciências Veterinárias - Universite de Montreal (2001) e doutorado em Ciências Médicas pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Cursou Desenho e Pintura na École de Beaux Arts de St-Thomas dAqui, no Québec, Canadá.

Patrícia Mariana Costa-Santana

Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Herminio Ometto de Araras (2005) e em Pedagogia pelo Centro Universitário de Araras Dr. Edmundo Ulson (2008). É pós graduada em Educação Ambiental, atuando em projetos educativos no âmbito formal. Atualmente é mestranda do programa de Pós Graduação em Tecnologia pela Universidade Estadual de Campinas.

Sandro Tonso

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (1986), mestrado em Geociências pela Universidade Estadual de Campinas (1994) e doutorado em Geociências pela Universidade Estadual de Campinas (2000). Atualmente é professor pleno da Faculdade de Tecnologia da Universidade Estadual de Campinas, atuando em pesquisa, ensino e extensão na área da Educação Ambiental, Trabalhos Comunitários, Coletivos Educadores, Formação de Educadores Ambientais em parceria com variadas instituições governamentais, não-governamentais e comunidades da sociedade em geral.

Downloads

Publicado

2011-01-31

Como Citar

Almeida, E. M. P. de, Costa-Santana, P. M., & Tonso, S. (2011). O papel da literatura infantil como instrumento na reflexão e busca de soluções dos problemas ambientais. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 15(1), 207–228. Recuperado de https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/1095

Edição

Seção

Artigos