Trajetórias e narrativas das transformações dos espaços externos em instituições de Educação nfantil

(re)ligando crianças e natureza no tempo presente

Autores

  • Simoniely Lilian Kovalczuk Universidade Estadual de Maringá
  • Ednéia Regina Rossi Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.14295/ambeduc.v27i1.13433

Palavras-chave:

história da educação infantil;, ; educação e natureza no tempo presente, espaços externos, cultura material escolar, Educação Ambiental

Resumo

Este artigo, recorte de uma pesquisa de mestrado, parte do pressuposto que os espaços externos das instituições de educação infantil estão sendo considerados, pelos documentos oficiais e pela literatura especializada, como lugares de religamento das crianças com a natureza no tempo presente. Assim, buscou-se analisar o percurso e os percalços do processo de incorporação de elementos da natureza na transformação dos espaços externos de instituições de Educação Infantil de Joinville (SC), operadas no projeto Reinventando o Espaço Escolar. Foram analisados documentos oficiais, entrevistas orais e fotografias, com base nos preceitos de Bardin (2010). O percurso respondeu aos critérios paisagísticos, ambientais e sustentáveis. As limitações espaciais e financeiras figuraram entre os percalços enfrentados.

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Biografia do Autor

Simoniely Lilian Kovalczuk, Universidade Estadual de Maringá

Mestra em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá – PPG/UEM, na Linha de Pesquisa em História e Historiografia da Educação. Integrante do Grupo de Pesquisa em História da Educação Brasileira, Instituições e Cultura Escolar (HEDUCULTES). Professora de Educação Infantil da Rede Municipal de Marialva (PR).

Ednéia Regina Rossi, Universidade Estadual de Maringá

Professora Associada da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Doutora em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003). Líder do Grupo de Pesquisa em História da Educação Brasileira, Instituições e Cultura Escolar (HEDUCULTES). Pesquisadora visitante na Universidade de Genebra /Suíça (2019-2020). Atualmente é membro associado do "Laboratoire de Recherche Innovation, Formation, Éducation" (LIFE), vinculado à Faculdade de ciências da educação da Universidade de Genebra/Suíça.

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Publicado

2022-08-03

Como Citar

Kovalczuk, S. . L., & Rossi, E. R. . (2022). Trajetórias e narrativas das transformações dos espaços externos em instituições de Educação nfantil: (re)ligando crianças e natureza no tempo presente. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 27(1), 1–27. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v27i1.13433