Uso do Storytelling na educação ambiental para sensibilizar crianças sobre as arraias de água doce

Autores

  • Yara Gomes Corrêa Instituto Federal do Tocantins; Faculdade Católica do Tocantins.
  • Carla Simone Seibert Professora Drª da Universidade federal do Tocantins (UFT).

DOI:

https://doi.org/10.14295/ambeduc.v24i1.7688

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade. Contação de Histórias. Popularização da Ciência.

Resumo

Os encontros frequentes entre as arraias de água doce e os seres humanos, às margens dos reservatórios de Usinas Hidrelétricas da Bacia Tocantins-Araguaia, nem sempre são amistosos. Este artigo objetivou desenvolver, com vistas à aplicação, o uso do storytelling no contexto da educação ambiental para sensibilizar o público infantil das escolas públicas estaduais e ribeirinhas do reservatório do lago da Usina Hidrelétrica do Lajeado, orla de Porto Nacional – TO, sobre a relação entre os seres humanos e as arraias de água doce. Os resultados indicaram que a metodologia do storytelling, aliados à popularização da ciência e à interdisciplinaridade, na educação ambiental, se mostrou eficaz para o público infantil. Os participantes se identificaram no contexto situacional real e no contexto criado, corroborando com a literatura. Concluiu-se que houve aceitação dos participantes da pesquisa-ação, bem como a introjeção satisfatória por parte do público alvo, validando-se o uso do storytelling na educação ambiental para aplicação em sensibilizações similares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Yara Gomes Corrêa, Instituto Federal do Tocantins; Faculdade Católica do Tocantins.

Professora do Instituto Federal do Tocantins desde 2011; Professora da Faculdade Católica do Tocantins desde 2009; 25 anos de docência; especialista em Educação Ambiental e em Política Públicas Educacionais; Mestre em Ciências da Educação pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa - PT; Mestra e doutoranda em Ciências do Ambiente pela Universidade Federal do Tocantins - UFT, Palmas - TO.

Downloads

Publicado

2019-05-28

Como Citar

Gomes Corrêa, Y., & Simone Seibert, C. (2019). Uso do Storytelling na educação ambiental para sensibilizar crianças sobre as arraias de água doce. Ambiente &Amp; Educação, 24(1), 3–31. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v24i1.7688

Edição

Seção

Artigos