Ciência cidadã e Educação Ambiental

alternativa educacional na área de resíduos sólidos urbanos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/ambeduc.v28i2.15263

Palavras-chave:

Ciência, Ciência cidadã, Resíduos sólidos urbanos, Educação Ambiental, Sustentabilidade

Resumo

Citizen Science and Environmental Education: educational alternative in the area of urban solid waste

As possibilidades e potencialidades de alunos e professores atuarem na área de resíduos sólidos urbanos com base nos fundamentos da ciência cidadã compuseram o estudo realizado com 36 alunos e 12 professores do terceiro ano do ensino médio da Escola Estadual Rodolfo Almeida, do município de Formiga/MG. Os resultados indicam que a maioria dos participantes possui compreensão limitada sobre Ciência e desconhece as práticas e os princípios da ciência cidadã. Evidenciam, ainda, a necessidade de conscientizar a população formiguense quanto à problemática do descarte inadequado do lixo no meio ambiente. Como produto do estudo, elaborou-se uma proposta didática para professores utilizarem no ensino da destinação dos resíduos sólidos.

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Biografia do Autor

Diny Gabrielly de Miranda Martins, Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Mestra em Administração Pública pela Universidade Federal de Lavras-MG (2022). Graduada em Administração pelo Instituto Federal de Minas Gerais Campus Formiga (2016). Professora substituta da área de gestão do IFMG Campus Formiga.

Eloisa Helena de Souza Cabral, Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Doutora em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e especialista em Gestão Cultural. Professora permanente/colaboradora do Mestrado Profissional em Administração Pública da Universidade Federal de Lavras. Professora convidada/colaboradora do Mestrado Profissional em Administração Pública da Universidade Federal dos Vales de Jequitinhonha e Mucuri. Professora do Centro de Estudos de Pessoal do Departamento de Educação do Exército Brasileiro.

Valderí de Castro Alcântara, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Mestre (2015) e Doutor (2018) em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Lavras (PPGA-UFLA). Atualmente é professor no Departamento de Ciências Administrativas (CAD) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atua como professor permanente do Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Administração (CEPEAD). 

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Publicado

2023-12-30

Como Citar

Martins, D. G. de M., Cabral, E. H. de S. ., & Alcântara, V. de C. . (2023). Ciência cidadã e Educação Ambiental: alternativa educacional na área de resíduos sólidos urbanos. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 28(2), 1–29. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v28i2.15263