Ciência cidadã e Educação Ambiental

alternativa educacional na área de resíduos sólidos urbanos

Authors

DOI:

https://doi.org/10.14295/ambeduc.v28i2.15263

Keywords:

Ciência, Ciência cidadã, Resíduos sólidos urbanos, Educação Ambiental, Sustentabilidade

Abstract

Citizen Science and Environmental Education: educational alternative in the area of urban solid waste

As possibilidades e potencialidades de alunos e professores atuarem na área de resíduos sólidos urbanos com base nos fundamentos da ciência cidadã compuseram o estudo realizado com 36 alunos e 12 professores do terceiro ano do ensino médio da Escola Estadual Rodolfo Almeida, do município de Formiga/MG. Os resultados indicam que a maioria dos participantes possui compreensão limitada sobre Ciência e desconhece as práticas e os princípios da ciência cidadã. Evidenciam, ainda, a necessidade de conscientizar a população formiguense quanto à problemática do descarte inadequado do lixo no meio ambiente. Como produto do estudo, elaborou-se uma proposta didática para professores utilizarem no ensino da destinação dos resíduos sólidos.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Diny Gabrielly de Miranda Martins, Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Mestra em Administração Pública pela Universidade Federal de Lavras-MG (2022). Graduada em Administração pelo Instituto Federal de Minas Gerais Campus Formiga (2016). Professora substituta da área de gestão do IFMG Campus Formiga.

Eloisa Helena de Souza Cabral, Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Doutora em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e especialista em Gestão Cultural. Professora permanente/colaboradora do Mestrado Profissional em Administração Pública da Universidade Federal de Lavras. Professora convidada/colaboradora do Mestrado Profissional em Administração Pública da Universidade Federal dos Vales de Jequitinhonha e Mucuri. Professora do Centro de Estudos de Pessoal do Departamento de Educação do Exército Brasileiro.

Valderí de Castro Alcântara, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Mestre (2015) e Doutor (2018) em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Lavras (PPGA-UFLA). Atualmente é professor no Departamento de Ciências Administrativas (CAD) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atua como professor permanente do Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Administração (CEPEAD). 

References

AGUIAR, Maria Aldelita Saraiva de et al. A percepção sobre os resíduos sólidos dos alunos de uma escola pública de ensino médio em Santarém, Pará, Brasil. Revista Educação Ambiental em Ação, Novo Hamburgo, v. 20, n. 69, 2019, p. 01. Disponível em: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=3811. Acesso em: 27 abr. 2020.

ANDRADE, Rafael Medeiros de; FERREIRA, João Alberto. A gestão de resíduos sólidos urbanos no Brasil frente às questões da globalização. Revista Eletrônica do Prodema, Fortaleza, v. 6, n.1, 2011, p. 7-22.

ARAÚJO, Kássia Karina; PIMENTEL, Angélica Kelly. A problemática do descarte irregular dos resíduos sólidos urbanos nos bairros Vergel do Lago e Jatiúca em Maceió, Alagoas. Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental, Florianópolis, v. 4, n. 2, 2016, p. 626-668. DOI: https://doi.org/10.19177/rgsa.v4e22015626-668

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EMPRESAS DE LIMPEZA PÚBLICA E RESÍDUOS ESPECIAIS. ABRELPRE. Panorama dos resíduos sólidos no Brasil. 2018/2019. Disponível em: http://abrelpe.org.br/panorama/. Acesso em: 29 mar. 2020.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). NBR 10.004: resíduos sólidos. Rio de Janeiro, 2004.

ASSUNPÇÃO, Lillian; ARAÚJO, Eloísa Antônia; LOPES, Natália Pirani Ghilard. Ciência cidadã nas escolas e a percepção das crianças em relação aos resíduos sólidos em seu entorno: um relato de experiência. Revista da SBEnBio, São Paulo, v. 1, n. 9, 2016, p. 528-539.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BONNEY, Rick et al. Citizen science: a developing tool for expanding science knowledge and scientific literacy. BioScience, v. 59, n. 1, 2009, p. 977-984. DOI: https://doi.org/10.1525/bio.2009.59.11.9

BONNEY, Rick. Citizen science: a lab tradition. Living Bird, Nova York, v. 15, n. 01, 1996, p. 07-15.

BRASIL. Consumo sustentável: manual de educação. Brasília: Consumers International/ MMA/ MEC/ Idec, 2005. 160 p. Disponível em: https://idec.org.br/file/22484/download?token=dexNzCBC.

BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular. Brasília, 2018.

BRASIL. Política nacional de resíduos sólidos. Lei n. 12.305, de 2 de agosto de 2010. Brasília: Congresso Nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/lei/l12305.htm. Acesso em: 21 jul. 2020.

BROEDER, Lea Den et al. Citizen science for public health. Health Promotion Internacional, London, v. 33, n. 3, 2018, p. 505-514.

BUENO, Chris. Envolver não cientistas em pesquisas pode apoiar a aprendizagem e o engajamento do público com a ciência. Ciência e Cultura, São Paulo, v.71, n. 1, 2019, p.16-19. DOI: https://doi.org/10.21800/2317-66602019000100006

CHALMERS, Alan Francis. O que é ciência afinal? Tradução Raul Fiker, São Paulo: Brasiliense, 1993.

CITIZEN SENSE. Air quality egg and the makers. 2013. Disponível em: https://citizensense.net/air-quality-egg/. Acesso em: 27 mar. 2020.

DICKINSON, Janis; ZUCKERBERG, Benjamim; BONTER, David. Citizen science as anecological research tool. Annual Review of Ecology and Systematics, Palo Alto, v. 41, n. 1, 2010, p. 149-172. DOI: https://doi.org/10.1146/annurev-ecolsys-102209-144636

FERREIRA, Caroline Lins Ribeiro; PEREIRA, Kelci Anne; LOGAREZZI, Amadeu Montagnini. Educação ambiental dialógico-crítica e educação do campo: buscando caminhos contra hegemônicos. Ambiente & Educação, v. 25, n. 2, p. 417-447, 2020. DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v25i2.11517

FRANCELIN, Lismaria Palato. O ensino de geografia e a educação ambiental: um estudo de caso com resíduos sólidos urbanos em Bauru (SP). 2015. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Estadual Paulista, São Paulo, 2015.

FRANCO, Jussara Botelho; LOUREIRO, Carlos F. Bernardo. Aspectos teóricos e metodológicos do círculo de cultura: uma possibilidade pedagógica e dialógica em educação ambiental. Ambiente & Educação, v. 17, n. 1, p. 11-27, 2012.

GREENEMEIER, Larry. Scientists scanning our solar system need your help to find asteroids for the exploration of their mineral properties. Scientific American, 2014. Disponível em: https://www.scientificamerican.com/citizen-science/zooniverse-asteroid-zoo/. Acesso em: 27 mar. 2020.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Cidades. 2021. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/mg/formiga.html. Acesso em: 16 jan. 2022.

INSTITUTO CHICO MENDES DE CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE. Política Nacional de Educação Ambiental. 2023. https://www.icmbio.gov.br/educacaoambiental/politicas/pnea.html. Acesso em: 09 nov 2023.

IRWIN, Alan. Citizen science: a study of people, expertise and sustainable development. London and NewYork: Routledge, 1995.

KOBORI, Hiroyuki et al. Citizen science: a new approach to advance ecology, education, and conservation. Ecological Research, Kyoto, v. 31, n. 1, 2016, p. 01-19. DOI: https://doi.org/10.1007/s11284-015-1314-y

KOSMINSKY, Luis; GIORDAN, Marcelo. Visões sobre ciências e sobre o cientista entre estudantes do ensino médio. Química Nova na Escola, São Paulo, v. 15, n. 1, 2002, p. 11-18.

KUHN, Thomas Samuel. A estrutura das revoluções científicas. 2. ed. São Paulo: Perspectiva, 1978.

KULLENBERG, Christopher; KASPEROWSKI, Dick. What is citizen science? Scientometric meta-analysis. PlosOne, v. 11, n. 1, 2016, e0147152. DOI: https://doi.org/10.1371/journal.pone.0147152

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

LAKATOS, Imre. Falsificação e metodologia dos programas de investigação científica. Edições 70, 1999.

MELO, Maria Regina da Silva; GUEDES, Neiva Maria Robaldo. Instituto Arara Azul: integrando conservação, ciência cidadã e turismo sustentável. X SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, I SEMINÁRIO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU. Anais [...], ago. 2019.

NATIONAL WEATHER SERVICE UNITED STATES DEPARTMENT OF COMMERCE. Cooperative Observer Program (COOP). Disponível em: https://www.weather.gov/coop/overview. Acesso em: 27 mar. 2020.

PONCIANO, Leandro. Estímulo à curiosidade e envolvimento com a pesquisa científica: comunidade é chamada a participar de projetos científicos pela PUC-Minas. Estado de Minas Educação, 2019. Disponível em: https://www.em.com.br/app/noticia/especiais/educacao/2019/07/29/internas_educacao,1073208/envolvimento-com-pesquisa.shtml. Acesso em: 24 mar. 2020.

POPPER, Karl Raimund. A lógica da pesquisa científica. Tradução de Leônidas Hegenberg e Octanny Silveira da Mota. São Paulo: Cultrix, 2007, 567 p.

PREFEITURA MUNICIPAL DE FORMIGA. Disponível em: https://www.formiga.mg.gov.br/. Acesso em: 29 mar. 2020.

PROGRAMA DAS NAÇÕES UNIDAS PARA ASSENTAMENTOS HUMANOS. ONU-HABITAT. Humanidade produz mais de 2 bilhões de toneladas de lixo por ano, diz ONU em dia mundial. Nações Unidas Brasil, 2018. Disponível em: https://nacoesunidas.org/humanidade-produz-mais-de-2-bilhoes-de-toneladas-de-lixo-por-ano-diz-onu-em-dia-mundial/. Acesso em: 27 abr. 2020.

QUEIROZ, Caren; VIANA, Blande. Ciência cidadã para além da coleta de dados. Com Ciência. Revista Eletrônica de Jornalismo Científico. 2020. Disponível em: https://www.comciencia.br/ciencia-cidada-para-alem-da-coleta-de-dados/. Acesso em: 1o nov. 2021.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Introdução a uma ciência pós-moderna. Rio de Janeiro: Graal, 1989.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Um discurso sobre as ciências. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2008.

SILVA, Afrânio et al. Sociologia em movimento. 2. ed. São Paulo: Moderna, 2016, p. 398.

SOARES, Marinalva Dias; SANTOS, Rafael. Ciência cidadã: o envolvimento popular em atividades científicas. Revista Ciência Hoje, São Paulo, v. 47, n. 281, 2011, p. 38-43.

STEKOLSCHIK, Gabriel. Does the public communication of science influence scientific vocation? Results of a national survey. Public Understanding of Science, Rio de Janeiro, v. 19, n. 5, 2010, p. 625-637. DOI: https://doi.org/10.1177/0963662509335458

STRASSER, Bruno. “Citizen science”? Rethinking science and public participation. Science & Technology Studies, Nova York, v. 32, n. 2, 2019, p. 52-76. DOI: https://doi.org/10.23987/sts.60425

TAVARES, Jimy Carter Lima. Caracterização dos resíduos sólidos urbanos da cidade de Maceió-Al. 2008. 114p. Dissertação (Mestrado em Engenharia: Recursos Hídricos e Saneamento) - Universidade Federal de Alagoas, Centro de Tecnologia, Maceió, 2008.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS. População descarta lixo de forma irregular em vários bairros de Formiga. Jan. 2019. Disponível em: https://www.ultimasnoticias.inf.br/noticia/populacao-descarta-lixo-de-forma-irregular-em-varios-bairros-de-formiga/. Acesso em: 2 abr. 2020.

Published

2023-12-30

How to Cite

Martins, D. G. de M., Cabral, E. H. de S. ., & Alcântara, V. de C. . (2023). Ciência cidadã e Educação Ambiental: alternativa educacional na área de resíduos sólidos urbanos. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 28(2), 1–29. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v28i2.15263