Hortas urbanas e periurbanas

educar com práticas socioambientais sustentáveis

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i3.16953

Palavras-chave:

Espaços urbanos, Agroecologia, Alimentação saudável, Ecopedagogia, Extensão popular

Resumo

Urban and peri-urban gardens: educating with sustainable socio-environmental practices

As hortas urbanas e periurbanas apresentam-se como espaços de trabalho e geração de renda e se constituem em importantes ambientes de troca de saberes interdisciplinares. A partir de experiências de campo, realizadas no sul de Santa Catarina, é possível observar que estas práticas promovem a conexão entre indivíduos e o meio ambiente, incentivam a consciência ecológica crítica e proporcionam possibilidades de produzir alimentos saudáveis a custos mais acessíveis. As hortas urbanas e periurbanas de base agroecológica podem ser utilizadas como ferramentas para trabalhar temas de ciências naturais, economia, saúde, nutrição, sustentabilidade e responsabilidade social, indo ao encontro das metodologias propostas por Célestin Freinet e Paulo Freire. Esta abordagem pedagógica visa não apenas ao aprendizado teórico, mas também à formação de cidadãos engajados e conscientes de seu comprometimento com as questões socioambientais contemporâneas.      

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Biografia do Autor

Eduardo Fernandes Martinello, Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB)

Doutorando em Ciências Ambientais na Universidade do Extremo Sul Catarinense (PPGCA/UNESC) com bolsa CNPq/CAPES; Mestre em Ciências e Sustentabilidade pela Universidade Federal do Sul da Bahia (PPGCS/UFSB); Engenheiro Ambiental e Sanitarista pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). 

Dirceu Benincá, Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB)

Pós-doutor em Educação pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE)/Capes, com pesquisa sobre Universidade Popular; Doutor em Ciências Sociais pela PUC/SP (2010), com pesquisa sobre impactos sociais, ambientais e simbólicos de hidrelétricas no Brasil e o Movimento de Atingidos por Barragens; Estágio doutoral no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra/Portugal (2009); Mestre em Ciências Sociais pela PUC/SP (2006), com pesquisa sobre cooperativismo, gestão de resíduos sólidos e organização de catadores de materiais recicláveis; Especialista em Comunicação Social pela Universidade São Francisco, São Paulo/SP (2001); Licenciado em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Imaculada Conceição (FAFIMC), Viamão/RS (1988). Atualmente é professor Adjunto da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB).

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Publicado

2025-05-30

Como Citar

Martinello, E. F., & Benincá, D. (2025). Hortas urbanas e periurbanas: educar com práticas socioambientais sustentáveis . Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 29(3), 1–15. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i3.16953

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