CAMINHOS PARA A PERMACULTURA POPULAR: EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO DO GRUPO SAUIPE – SAÚDE INTEGRAL EM PERMACULTURA

Autores

  • Marcelo Loures Santos
  • Willer Araujo Barbosa
  • Kyvia Gregório Caon

Palavras-chave:

Permacultura, Agroecologia, Ecopedagogia, Educação Popular e Formação de grupo

Resumo

O presente trabalho se propõe a discutir as contribuições da Permacultura através da perspectiva da educação popular. Parte-se da premissa que há diferentes movimentos que buscam solucionar problemas diante da atual situação de desequilíbrio sócio-ambientais, por isso faz-se necessário encontrar alternativas para se alcançar a urgente sustentabilidade das ações humanas. Dentre elas, apresenta-se a Permacultura, a Agroecologia e a Ecopedagogia. Em específico trataremos da experiência desenvolvida pelo SAUIPE - Saúde Integral em Permacultura, um grupo de universitários que desenvolve trabalhos de educação, pesquisa e extensão. Esta experiência permitiu compreender a mediação necessária da permacultura com o meio popular, impulsionando ações de conscientização ambiental e humana entre seus participantes.

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Biografia do Autor

Marcelo Loures Santos

Professor Adjunto do Departamento de Educação na Universidade Federal de Viçosa (UFV). Doutor em Psicologia pela PUC-CAMPINAS (2009), mestre em Psicologia Social pela USP-SP (1999), psicólogo pela Universidade Federal de Minas Gerais (1994). Tem experiência em pesquisa, ensino e extensão em educação e junto aos movimentos sociais

Willer Araujo Barbosa

Licenciatura em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1984) e doutorado em Educação, na linha de investigação Ensino e Formação de Educadores, pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005). Professor da professor da Universidade Federal de Viçosa desde 1993, com experiência na área de educação para a sustentabilidade e para a geração dos saberes agroecológicos junto aos movimentos sociais, atuando principalmente a partir dos seguintes temas: educação popular, práticas educativas, formação de educador@s, educação do campo, educação ambiental, arteducação e educação intercultural. Cumpre atualmente Pós-Doutorado junto ao Laboratório de História Oral e Imagens da Universidade Federal Fluminense, onde atua como Professor Visitante.

Kyvia Gregório Caon

Pedagoga pela Universidade Federal de Viçosa, desenvolveu atividades de pesquisa e extensão orientadas pelos princípios da Ecopedagogia e Permacultura, tendo linhas de atuação em: educação do campo, extensão rural, arte educação, educação popular e educação ambiental. Atualmente é colaboradora da ONG CTA_ Centro de Tecnologias Alternativas da Zona da Mata Mineira (CTA-ZM) no Programa Gênero e Agroecologia.

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Publicado

2013-05-14

Como Citar

Santos, M. L., Barbosa, W. A., & Caon, K. G. (2013). CAMINHOS PARA A PERMACULTURA POPULAR: EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO DO GRUPO SAUIPE – SAÚDE INTEGRAL EM PERMACULTURA. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 17(2), 117–132. Recuperado de https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/2650

Edição

Seção

Artigos