“Cultura Indígena” em foco na Educação Ambiental Escolar
um estudo de revisão
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i3.18399Palavras-chave:
interculturalidade, povos indígenas, ciência, educação ambiental, produção de sentidosResumo
“Indigenous Culture” in Focus on School Environmental Education: a Review Study
Com este estudo destacamos as implicações do distanciamento colonialista que atravessa a história do Brasil, bem como o impacto na perspectiva de ensino, de educação, especialmente, ao olhar para a área de ciências, tendo por objetivo identificar os sentidos da cultura indígena na Educação Ambiental (EA). Fizemos um estudo exploratório de revisão em produções científicas observando também as iniciativas de aproximação e de revisão pós-colonialista da EA com a população indígena. Portanto, as diferentes formas de violência incluem uma espécie de desperdício na perspectiva do reflorestamento de imaginários entre diferentes modos de convivência e de produção dos saberes imaginários e tradicionais, uma ecologia de saberes, a qual entendemos como uma abertura à alteridade de nós mesmos em relação ao imaginado conhecido e o desconhecido.
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