“Cultura Indígena” em foco na Educação Ambiental Escolar

um estudo de revisão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i3.18399

Palavras-chave:

interculturalidade, povos indígenas, ciência, educação ambiental, produção de sentidos

Resumo

“Indigenous Culture” in Focus on School Environmental Education: a Review Study

Com este estudo destacamos as implicações do distanciamento colonialista que atravessa a história do Brasil, bem como o impacto na perspectiva de ensino, de educação, especialmente, ao olhar para a área de ciências, tendo por objetivo identificar os sentidos da cultura indígena na Educação Ambiental (EA). Fizemos um estudo exploratório de revisão em produções científicas observando também as iniciativas de aproximação e de revisão pós-colonialista da EA com a população indígena. Portanto, as diferentes formas de violência incluem uma espécie de desperdício na perspectiva do reflorestamento de imaginários entre diferentes modos de convivência e de produção dos saberes imaginários e tradicionais, uma ecologia de saberes, a qual entendemos como uma abertura à alteridade de nós mesmos em relação ao imaginado conhecido e o desconhecido.

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Biografia do Autor

Rosangela Inês Matos Uhmann, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Doutora e Mestre em Educação nas Ciências pela UNIJUI. Professora Adjunta do Curso de Química Licenciatura da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Cerro Largo, RS. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática (GEPECIEM), Coordenadora Adjunta do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC) e Coordenadora de Seção da Revista Insignare Scientia (RIS) da UFFS

William de Goes Ribeiro, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Professor Adjunto IV na Universidade Federal Fluminense (UFF), atuando na graduação em Pedagogia e Geografia (Instituto de Educação de Angra dos Reis - IEAR) e na pós-graduação (Programa de Pós-Graduação em Cultura e Territorialidades/ PPCULT). Coordenador do PPCULT desde 2023. Foi professor Substituto da Faculdade de Formação de Professores (FFP)/ Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Pós-doutorado Júnior em Currículo na UERJ, no Programa de Pós-graduação em Educação - PROPED, com o projeto "Currículo, Juventude e Diferenças", bolsista financiado pelo CNPq de março de 2017 a março de 2018. Doutor e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Especialista em "relações étnico-raciais" pela Cândido Mendes. Especialista em "fotografia como dispositivo para a imaginação" pelo Espaço de Cultura f/508. Licenciatura Plena em Educação Física pela UFRJ. Líder de pesquisa do grupo GPECult - Grupo de Pesquisa em Educação e Cultura, ativo e certificado pelo CNPq desde 2021, vinculado à UFF. Segue o espelho do grupo: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8831604607863792. Membro da Red de Posgrados en Educación en Latinoamérica - Redpell. Pesquisa questões relacionadas à "diferença", "cultura", "cultura popular", "educação" e "subjetivação". Diáloga com a teorização curricular por entendê-lo como política cultural, com a teoria do discurso e estudos pós-colonialistas. Pesquisa no campo da episteme pós/de/des colonial, com o enfoque interdisciplinar em "cultura", "territorialidades" e "produção de sentido"

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Publicado

2025-05-30

Como Citar

Uhmann, R. I. M., & Ribeiro, W. de G. (2025). “Cultura Indígena” em foco na Educação Ambiental Escolar : um estudo de revisão. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 29(3), 1–25. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i3.18399

Edição

Seção

Dossiê: "Reflexões de práxis socioambientais, culturais e tecnológicas: Memórias e Experiências pedagógicas para diversidade de povos em contextos transculturais"

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