Huertos urbanos y periurbanos: educar con prácticas socioambientales sostenibles
educar com práticas socioambientais sustentáveis
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i3.16953Palabras clave:
Espaços urbanos, Agroecologia, Alimentação saudável, Ecopedagogia, Extensão popularResumen
Los huertos urbanos y periurbanos son propuestas y experiencias relevantes en muchos sentidos. Además de ser espacios de trabajo y generación de ingresos, son importantes entornos interdisciplinarios de enseñanza y aprendizaje. Esta práctica promueve la conexión entre los individuos y el medio ambiente, fomenta una conciencia ecológica responsable y ofrece posibilidades de producir alimentos sanos a costes más accesibles. Los huertos urbanos y periurbanos de base agroecológica pueden utilizarse como herramientas para trabajar conceptos de ciencias naturales, economía, salud, nutrición, sostenibilidad y responsabilidad social, en línea con las metodologías propuestas por Célestin Freinet y Paulo Freire. El compromiso activo y colectivo en la construcción y mantenimiento de huertos urbanos y periurbanos proporciona una educación significativa, estimulando las habilidades prácticas, la cooperación y la comprensión del funcionamiento de los ecosistemas. Este enfoque pedagógico tiene como objetivo no sólo el aprendizaje teórico, sino también la formación de ciudadanos comprometidos y conscientes de su relación con los problemas socioambientales contemporáneos.
Descargas
Citas
ALTIERI, Miguel Angel. Agroecologia: bases científicas para uma agricultura sustentable. Montevideo: Editorial Nordan-Comunidad, 1999.
BENINCÁ, Dirceu; JESUS, Wellington da Silva de. (2022). Agricultura Urbana: Produzir para viver com saúde e sustentabilidade. Revista Brasileira de Meio Ambiente & Sustentabilidade, 2 (4), 19-45. Disponível em: https://rbmaes.emnuvens.com.br/revista/article/view/239. Acesso: 08 dez. 2023.
BOFF, Leonardo. Sustentabilidade: o que é - o que não é. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.
BOMBARDI, Larissa Mies. Geografia do uso de agrotóxicos no Brasil e conexões com a União Europeia. São Paulo: FFLCH – USP, 2017.
BRASIL. Lei nº 10.831, de 23 de dezembro de 2003. Dispõe sobre a agricultura orgânica e dá outras providências. Diário Oficial da União: Brasília-DF, 2003.
BRASIL. Decreto nº 7.794, de 20 de agosto de 2012. Institui a Política Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica. Diário Oficial da União: Brasília-DF, 2012.
BRASIL. Decreto nº 11.700, de 12 de setembro de 2023. Institui o Programa Nacional de Agricultura Urbana e Periurbana e o Grupo de Trabalho do Programa Nacional de Agricultura Urbana e Periurbana. Diário Oficial da União: Brasília-DF, 2023.
BRASIL. Ministério da Agricultura e Pecuária. Sistemas de Agrotóxicos Fitossanitários – AGROFIT. Brasília: MAPA. Disponível em: https://agrofit.agricultura.gov.br/agrofit_cons/principal_agrofit_cons Acesso: 07 fev. 2025.
CAPORAL, Francisco Roberto; COSTABEBER, José Antônio. Agroecologia: alguns conceitos e princípios. Brasília: MDA/SAF/DATER-IICA, 2004.
CORTEZ, Ana Tereza Cáceres. Consumo e desperdício: as duas faces das desigualdades. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009.
FERNANDES, Florestan. O desafio educacional. São Paulo, SP: Expressão Popular, 2020, p. 333.
FREIRE, Paulo. Extensão ou Comunicação? Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2021.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17. Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
FREINET, Célestin. A educação do trabalho. Trad. Maria Ermantina Galvão G. Pereira. São Paulo, SP: Martins Fontes, 1998.
FREINET, Célestin. Pedagogia do Bom Senso. Trad. J. Batista. São Paulo, SP: Martins Fontes, 1991, p. 125.
GIACCHÈ, Giulia; PORTO, Lya. Políticas públicas de agricultura urbana e periurbana: uma comparação entre os casos de São Paulo e Campinas. Informações Econômicas, SP, v. 45, n. 6, nov./dez. 2015. Disponível em: http://www.iea.sp.gov.br/ftpiea/publicacoes/ie/2015/tec3-1215.pdf. Acesso: 8 dez. 2023.
LAYRARGUES, Philippe Pomier (coord.). Identidades da Educação Ambiental Brasileira. Ministério do Meio Ambiente. Diretoria de Educação Ambiental, Brasília, 2004.
LEFF, Enrique. Agroecologia e saber ambiental. Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável, v. 3, n. 1, Porto Alegre, p. 36 – 51, jan./mar. 2002. Disponível em: https://www.projetovidanocampo.com.br/agroecologia/agroecologia_e_saber_ambiental.pdf. Acesso: 8 ago. 2023.
LUIZ, Juliana T.; SILVA, Uschi C.; BIAZOTI, André R. Agricultura Urbana. In: DIAS, Alexandre Pessoa et al. Dicionário de Agroecologia e Educação. São Paulo: Expressão Popular; Rio de Janeiro: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, 2021. Disponível em: https://www.epsjv.fiocruz.br/sites/default/files/dicionario_agroecologia_nov.pdf. Acesso: 4 fev. 2025.
MARRONI, Etiene V.; ASMUS, Milton L. Gerenciamento Costeiro: uma proposta para o fortalecimento comunitário na gestão ambiental. Pelotas: Editora da União Sul-Americana de Estudos da Biodiversidade - USEB, 2005.
MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. Porto Alegre: Sulina, 2005.
PENSSAN. II Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da COVID-19 no Brasil: II VIGISAN. Relatório Final / Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar. São Paulo, SP: Fundação Friedrich Ebert, 2022.
PONTING, Clive. Uma história verde do mundo. Editora Civilização Brasileira. 1995. Capítulos selecionados.
PRIMAVESI, Ana Maria. A Convenção dos Ventos: Agroecologia em contos. São Paulo: Expressão Popular, 2016.
RAMOS, Mauro. Brasil e China pela agricultura familiar. In: OUTRASMÍDIAS, 17/11/2023. Disponível em: https://outraspalavras.net/outrasmidias/brasil-e-china-pela-agricultura-familiar/. Acesso: 8 dez. 2023.
RODRIGUES, Ana Paula da S. et al. Movimentos a favor da agricultura urbana em Curitiba-Paraná e a constituição de práticas de ensino ambientais/educativas. Educação Ambiental em Ação. v. XVII. nº 64. jun. 2018.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Eduardo Fernandes Martinello, Dirceu Benincá

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Os (as) autores(as) que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Os (as) autores(as) mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações (CC BY-NC-ND 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Os (as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Os (as) autores(as) têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) em qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.







