Um estudo sobre a transição curricular na Casa Familiar Rural de São Mateus do Sul (PR)
a agroecologia como uma brecha camponesa
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i2.16604Palavras-chave:
Educação do campo, educação em agroecologia, casa familiar rural, brecha camponesaResumo
A study on curricular transition at the Rural Family House of São Mateus do Sul (PR): agroecology as a peasant gap
Este artigo pretende investigar os alcances da educação em agroecologia enquanto uma formação técnica-profissionalizante, em que analisaremos os impasses e os dilemas dessas práticas nas escolas do campo. Como referência das nossas reflexões, estudaremos o caso da transição curricular do curso Técnico em Agroecologia para o curso Técnico Agrícola, na Casa Familiar Rural de São Mateus do Sul (PR). Esse processo revelou pistas para avaliar as ambiguidades, os desafios e as oportunidades da expansão e institucionalização de alternativas ecológicas. Indagamos sobre a possibilidade de compreender o desenvolvimento da agroecologia enquanto uma “brecha camponesa”, em tensão com uma forma de agricultura convencional e hegemônica, produzindo possibilidades de criação de novas relações de produção, socialização e autonomia.
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