Um estudo sobre a transição curricular na Casa Familiar Rural de São Mateus do Sul (PR)

a agroecologia como uma brecha camponesa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i2.16604

Palavras-chave:

Educação do campo, educação em agroecologia, casa familiar rural, brecha camponesa

Resumo

A study on curricular transition at the Rural Family House of São Mateus do Sul (PR): agroecology as a peasant gap

Este artigo pretende investigar os alcances da educação em agroecologia enquanto uma formação técnica-profissionalizante, em que analisaremos os impasses e os dilemas dessas práticas nas escolas do campo. Como referência das nossas reflexões, estudaremos o caso da transição curricular do curso Técnico em Agroecologia para o curso Técnico Agrícola, na Casa Familiar Rural de São Mateus do Sul (PR). Esse processo revelou pistas para avaliar as ambiguidades, os desafios e as oportunidades da expansão e institucionalização de alternativas ecológicas. Indagamos sobre a possibilidade de compreender o desenvolvimento da agroecologia enquanto uma “brecha camponesa”, em tensão com uma forma de agricultura convencional e hegemônica, produzindo possibilidades de criação de novas relações de produção, socialização e autonomia.

Downloads

Biografia do Autor

Rodolfo Bezerra de Menezes Lobato da Costa, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Docente do Departamento de Sociologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR), e vinculado aos Programas de Pós-graduação em Sociologia (PPGSOCIO) e em Meio Ambiente e Desenvolvimento (PPGMADE). Pesquisador Centro de Estudos Rurais do Paraná (CERU), do Observatório Fundiário Fluminense (UFF) e do GT Ecosocial (UFF). Mestre e doutor em Ciências Jurídicas e Sociais pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Direito (PPGSD/UFF), atualmente coordena estudos e pesquisas através do Observatório de Conflitos Socioambientais.

Guilherme Francisco Klahold , Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Pesquisador Licenciado em Ciências Sociais pela UFPR e mestrando do PPGSOCIO da UFPR na linha de pesquisa de Trabalho, Ruralidades e Meio Ambiente. Experiência como docente no ensino básico e em pesquisa de temas agrários, com ênfase na Educação do Campo, na Educação Socioambiental e na Agroecologia.

Referências

ABRAMOVAY, Ricardo. Paradigmas do capitalismo agrário em questão. São Paulo: Edusp, 2007.

AGUIAR, Maria V. A. Educação em Agroecologia: que formação para sustentabilidade? Agriculturas, v. 7, n. 4, dez. p. 4-6, 2010.

BALLA, João V. Q.; MASSUKADO, Luciana M.; PIMENTEL, Vania C. Panorama dos cursos de agroecologia no Brasil. Revista Brasileira de Agroecologia, Rio de Janeiro, v. 9, n. 2, 2014. Disponível em: https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/15589. Acesso em: 20 jan. 2024.

BOF, Alvana M. (org.) A educação no Brasil rural. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2006.

BRANDÃO, Carlos R. O AFETO DA TERRA: imaginários, sensibilidades e motivações de relacionamentos com a natureza e o meio ambiente entre agricultores e criadores sitiantes do bairro dos Pretos, nas encostas paulistas da serra da Mantiqueira, em Joanópolis. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 1999.

BRANDENBURG, Alfio. Ecologização da agricultura familiar e ruralidade. In: DELGADO, G. C., BERGAMASCO, S. M. P. P. (Org.) Agricultura familiar brasileira: desafios e perspectivas de futuro. Brasília: Ministério do Desenvolvimento Agrário, p. 152-167, 2017.

CAPORAL, Francisco R. (Org.); COSTABEBER, José A. (Org.); PAULUS, Gervásio (Org.). Agroecologia: uma ciência do campo da complexidade. 1.ed. Brasília: MDA/SAF, 2009. v.1.

CAPORAL, Francisco. R.; COSTABEBER, José A.; PAULUS, Gervásio. Agroecologia: matriz disciplinar ou novo paradigma para o desenvolvimento rural sustentável. In.: CAPORAL, F. R. (Org.); AZEVEDO, E. O. (Org.). Princípios e Perspectivas da Agroecologia. Curitiba: Instituto Federal do Paraná, p. 45-80, 2011.

CARDOSO, Ciro F. S. Escravo ou camponês? O protocampesinato negro nas Américas. São Paulo: Brasiliense, 1987.

CFR-SMS. Projeto de Curso Técnico Agrícola Integrado. São Mateus do Sul: CFR-SMS, 2021.

CHAYANOV, Alexander V. Sobre a teoria dos sistemas econômicos não capitalistas. In: SILVA, J. G. da.; STOLCKE, V. (Orgs.). A Questão Agrária. São Paulo: Brasiliense, p. 133-163, 1981

CORDEIRO, Tássia G. B. de F. e. A hegemonia do agronegócio do campo à educação: coerção e consenso na ofensiva contra a luta por terra e por Educação do Campo. 2022. 421 f. Tese (Doutorado em Políticas Públicas e Formação Humana) - Centro de Educação e Humanidades, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.

DELGADO, Guilherme C. Capital financeiro e agricultura no Brasil: 1965‑1985. São Paulo: Ícone/Unicamp, 1985.

DELGADO, Guilherme C. Expansão e modernização do setor agropecuário no pós-guerra: um estudo da reflexão agrária. Estudos Avançados, [S. l.], v. 15, n. 43, p. 157-172, 2001. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/eav/article/view/9829. Acesso em: 20 jan. 2024.

GALLO, Silvio; FIGUEIREDO, Glaucia M. Entre maioridade e menoridade: as regiões de fronteira no cotidiano escolar. APRENDER - Caderno de Filosofia e Psicologia da Educação, [S. l.], v. 1, n. 14, 2018. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/aprender/article/view/3035. Acesso em: 20 jan. 2024.

GONDIM DE ARAUJO, Marli. A comunidade remanescente de quilombo do Engenho Siqueira: territorialidade, identidade quilombola e potencialidade da agroecologia. Cuad. Geogr. Rev. Colomb. Geogr. Bogotá, v. 21, n. 1, p. 99-114, jan. 2012.

GRANEREAU, Abbé. O livro de Lauzun: onde começou a Pedagogia da Alternância. Fortaleza: Edições UFC, 2020.

GRAZIANO DA SILVA, José. A modernização Dolorosa: estrutura agrária, fronteira agrícola e trabalhadores rurais no Brasil. Rio de Janeiro: Ed. Zahar, 1982.

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo Agropecuário 2017. Rio de Janeiro: IBGE, 2018. Disponível em: https://sidra.ibge.gov.br/pesquisa/censo-agropecuario/censo-agropecuario-2017. Acesso em: 20 de jun. de 2023.

KAUTSKY, Karl. (1899). A questão agrária. 3ª ed. Proposta Editorial: São Paulo, 1980.

LÊNIN, Vladimir I. (1899). O Desenvolvimento do Capitalismo na Rússia: O Processo de Formação do Mercado Interno para a Grande Indústria. 2ª ed. São Paulo: Nova Cultural, 1985.

LIMA, Humberto R. de. A pedagogia da alternância nas Casas Familiares Rurais do Paraná: uma possibilidade de integração entre ensino médio e educação profissional. 2013. 140 p. Dissertação (Mestrado em Educação) — Setor de Educação, Universidade Federal do Paraná, Curitiba. 2013.

POMPÉIA, Caio. Formação Política do Agronegócio. 2018 [s.n.]. Tese (Doutorado em Antropologia Social) — Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campinas, 2018.

PPP-CFR-SMS. Projeto Político Pedagógico: Casa Familiar Rural de São Mateus do Sul. PR: São Mateus do Sul, 2014.

SILVA, José N. A atualidade do campesinato negro no nordeste brasileiro e suas contribuições para a construção do conhecimento agroecológico. Revista Brasileira de Agroecologia, Rio de Janeiro, v. 14, n. 2, p. 80–96, 2019. Disponível em: https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/22981. Acesso em: 20 jan. 2024.

SOUZA, Gilson L. R. História do Agronegócio no Brasil. Folha Acadêmica do CESG, n° 13. Jan-mar, 2017, p. 13-15. Disponível em: https://periodicos.cesg.edu.br/index.php/folhaacademica/article/view/353 Acesso em: 14 de jan. de 2024.

Downloads

Publicado

2025-02-28

Como Citar

Bezerra de Menezes Lobato da Costa, R., & Francisco Klahold , G. (2025). Um estudo sobre a transição curricular na Casa Familiar Rural de São Mateus do Sul (PR): a agroecologia como uma brecha camponesa. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 29(2), 1–25. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i2.16604