Uso do Storytelling na educação ambiental para sensibilizar crianças sobre as arraias de água doce
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v24i1.7688Palabras clave:
Interdisciplinaridade. Contação de Histórias. Popularização da Ciência.Resumen
Os encontros frequentes entre as arraias de água doce e os seres humanos, às margens dos reservatórios de Usinas Hidrelétricas da Bacia Tocantins-Araguaia, nem sempre são amistosos. Este artigo objetivou desenvolver, com vistas à aplicação, o uso do storytelling no contexto da educação ambiental para sensibilizar o público infantil das escolas públicas estaduais e ribeirinhas do reservatório do lago da Usina Hidrelétrica do Lajeado, orla de Porto Nacional – TO, sobre a relação entre os seres humanos e as arraias de água doce. Os resultados indicaram que a metodologia do storytelling, aliados à popularização da ciência e à interdisciplinaridade, na educação ambiental, se mostrou eficaz para o público infantil. Os participantes se identificaram no contexto situacional real e no contexto criado, corroborando com a literatura. Concluiu-se que houve aceitação dos participantes da pesquisa-ação, bem como a introjeção satisfatória por parte do público alvo, validando-se o uso do storytelling na educação ambiental para aplicação em sensibilizações similares.Descargas
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Publicado
2019-05-28
Cómo citar
Gomes Corrêa, Y., & Simone Seibert, C. (2019). Uso do Storytelling na educação ambiental para sensibilizar crianças sobre as arraias de água doce. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 24(1), 3–31. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v24i1.7688
Número
Sección
Artigos