Panorama da Inclusão dos conceitos de Química Verde nas Licenciaturas em Química dos Institutos Federais
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v27i1.13526Palavras-chave:
Química Verde, Licenciatura em Química, Institutos Federais, Sustentabilidade, Formação de professores, Educação AmbientalResumo
A Química Verde (QV) surgiu na década de 90 com a proposta de repensar os processos químicos industriais para reduzir a poluição em sua origem. A formação de profissionais de Química, incluindo professores, deve incluir a QV. Este artigo tem como objetivo fornecer uma visão geral da inclusão de conceitos relacionados à QV nas Licenciaturas em Química oferecidas pelos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Observou-se que, entre 70 cursos analisados, 62 oferecem a Química Ambiental como disciplina obrigatória, enquanto a QV surge como disciplina opcional em um dos cursos e como tópico em outras disciplinas em 15 deles. Através desses resultados fica evidenciado que a inserção da QV ainda é incipiente nesses cursos, apesar de sua significância crescente nos dias atuais.
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