Panorama da Inclusão dos conceitos de Química Verde nas Licenciaturas em Química dos Institutos Federais

Authors

  • Lucas de Souza Gomes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense/campus Cabo Frio
  • Júlia Régis de Andrade Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense/campus Cabo Frio
  • Ana Beatriz Alves Leal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense/campus Cabo Frio
  • Renata Cristina Nunes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense - Campus Cabo Frio

DOI:

https://doi.org/10.14295/ambeduc.v27i1.13526

Keywords:

Química Verde, Licenciatura em Química, Institutos Federais, Sustentabilidade, Formação de professores, Educação Ambiental

Abstract

A Química Verde (QV) surgiu na década de 90 com a proposta de repensar os processos químicos industriais para reduzir a poluição em sua origem. A formação de profissionais de Química, incluindo professores, deve incluir a QV. Este artigo tem como objetivo fornecer uma visão geral da inclusão de conceitos relacionados à QV nas Licenciaturas em Química oferecidas pelos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Observou-se que, entre 70 cursos analisados, 62 oferecem a Química Ambiental como disciplina obrigatória, enquanto a QV surge como disciplina opcional em um dos cursos e como tópico em outras disciplinas em 15 deles. Através desses resultados fica evidenciado que a inserção da QV ainda é incipiente nesses cursos, apesar de sua significância crescente nos dias atuais.

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Author Biographies

Lucas de Souza Gomes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense/campus Cabo Frio

Licenciando em Química no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense - campus Cabo Frio

Júlia Régis de Andrade, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense/campus Cabo Frio

Licencianda em Química no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense - campus Cabo Frio

Ana Beatriz Alves Leal, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense/campus Cabo Frio

Licencianda em Química no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense - campus Cabo Frio

Renata Cristina Nunes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense - Campus Cabo Frio

Doutora em Química Inorgânica pela Universidade Federal de Minas Gerais com estágio sanduíche na University of Ottawa. Especialista em Educação a Distância. Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense - campus Cabo Frio desde 2007. Pesquisadora nas áreas de Educação a Distância, Ensino de Química e Química Verde.

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Published

2022-08-03

How to Cite

de Souza Gomes, L. ., Régis de Andrade, J. ., Alves Leal, A. B., & Nunes, R. C. (2022). Panorama da Inclusão dos conceitos de Química Verde nas Licenciaturas em Química dos Institutos Federais. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 27(1), 1–24. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v27i1.13526