Sobre a Revista

Histórico

A Revista Ambiente & Educação foi criada em 1996 no modo impresso, como espaço de discussão no Programa de Educação Ambiental da FURG. Em 2006 a revista passou a ter artigos disponibilizados no formato digital e em 2007 a ter e-ISSN.

Atualmente a Revista está disponível apenas no formato digital e aceita artigos científicos, entrevistas, traduções e resenhas em português, espanhol e inglês. A revista tem periodicidade semestral e possui conceito Qualis A3 (e-ISSN 2238-5533) pelos parâmetros atuais de avaliação de periódicos.

Foco e Escopo

A revista tem como meta intensificar as discussões sobre a formação de educadores(as) ambientais pesquisadores (as), capazes de contribuir para a produção de conhecimentos e a criação de alternativas no campo e com foco na Educação Ambiental, a partir de artigos e resenhas com um enfoque científico, humanista e interdisciplinar das questões educacionais, ecológicas e socioambientais.

Periodicidade

Revista de publicação quadrimestral em versão online, publicando artigos em maio, setembro e dezembro.

Política de Acesso Livre

Esta revista não cobra taxas para submissão nem para processamento de artigos e oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Todos (as) colaboradores (as) da Revista - Equipe editorial, autores (as) e avaliadores (as) - atuam na Revista de forma voluntária, ou seja, estão cientes que sua colaboração não prevê remuneração específica.

Os artigos estão licenciados sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0). O acesso é livre e gratuito para download e leitura, ou seja, é permitido copiar e redistribuir o material em qualquer mídia ou formato.

Arquivamento 

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração.

Declaração de Privacidade 

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou à terceiros.

Equipe Editorial

Editoras

  • Editora-chefe: Alana das Neves Pedruzzi, Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Rio Grande/RS, Brasil
  • Editora-Chefe: Hardalla Santos do Valle, Universidade Federal de Pelotas - UFPel. Pelotas/RS, Brasil.

Equipe Editorial 2022/2023

  • Editora-Assistente: Roberta Ávila Pereira, Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Rio Grande/RS
  • Editora-Assistente: Taís dos Santos Lopes Corrêa, Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Rio Grande/RS
  • Editora-Assistente: Laryssa Louzada de Assis, Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Rio Grande/RS
  • Editora-Assistente: Marta Bonow Rodrigues, Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Rio Grande/RS
  • Editora-Assistente: Alisson Souza Corrêa, Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Rio Grande/RS
  • Editora-Assistente: Mariana Cecere Lopes Guarenti, Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Rio Grande/RS
  • Editora-Assistente: Letícia Nörnberg Maciel, Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Rio Grande/RS

Equipe Editorial 2021/2022

  • Carlos Roberto da Silva Machado, Universidade Federal do Rio Grande, FURG. Rio Grande/RS, Brasil;
  • Caio Floriano dos Santos, Pós doutorando (PNPD/CAPES) no PPGEA/FURG;

Equipe Editorial 2019/2020

Conselho Editorial Nacional

  • Arlêude Bortolozzi, Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Campinas/SP - Brasil, Brasil
  • Ellen Nunes, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS. Porto Alegre/RS, Brasil
  • Heloísa Szymanski, Pontíficia Universidade Católica de São Paulo, PUC. São Paulo/SP, Brasil
  • José Matarezi, Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI, Itajaí/SC, Brasil
  • Laércio Ferracioli, Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Espírito Santo/ES, Brasil
  • Marcos Polette, Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI. Itajaí/SC, Brasil
  • Marcos Reigota, Universidade de Sorocaba, UNISO. Sorocaba/SP, Brasil
  • Marlene Ribeiro, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS. Porto Alegre/RS, Brasil
  • Martha Tristão, Universidade Federal do Espírito Santo, UFES. Espírito Santo/ES, Brasil
  • Mauro Grün, Universidade do Planalto Catarinense, UNIPLAC. Lages/SC, Brasil
  • Mauro Guimarães, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ. Nova Iguaçu/RJ, Brasil
  • Pedro Jacobi, Universidade de São Paulo, USP. São Paulo/SP, Brasil
  • Ricardo Timm, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUC. Porto Alegre/RS, Brasil
  • Sônia Zakrzevski, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões,URI. Erechim/RS - Brasil
  • Valdo Barcelos, Universidade Federal de Santa Maria, UFSM. Santa Maria/RS - Brasil

Conselho Editorial Internacional

Avaliadores(as) ad hoc 2021/2022

  • Carlos Erick Brito de Sousa, Universidade Federal do Maranhão
  • Michèle Sato, Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT. Cuiabá/MT, Brasil
  • Narjara Mendes Garcia, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
  • Srta Patrícia Pinheiro, CPDA/UFRRJ

Avaliadores(as) ad hoc 2018/2020

  • Andresa Costa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. UFRGS, Porto Alegre/RS/Brasil
  • Valéria Ghisloti Iared, Professora Adjunta - Departamento de Biodiversidade / Universidade Federal do Paraná Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental e Cultura da Sustentabilidade (UFPR)
  • Michèle Sato, Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT. Cuiabá/MT, Brasil
  • Professor Lucas André Teixeira, UNESP - Universidade Estadual Paulista UNESP - São Paulo State University Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras - Campus Araraquara (SP). Departamento de Didática, Brasil