Temas ambientais sugeridos por graduandos e professores

uma análise a partir dos elementos da complexidade e da criticidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.63595/ambeduc.v30i1.16943

Palavras-chave:

Ensino de ciência, Questões socioambientais, Complexidade, Abordagem temática, Criticidade

Resumo

Environmental themes suggested by undergraduates and teachers: an analysis based on the elements of complexity and criticality

As mudanças vivenciadas nos últimos anos no campo social e as incertezas nas áreas ambientais trouxeram para a escola a necessidade de repensar um ensino capaz de incorporar discussões sobre as ações no meio para planejar o futuro. Neste artigo identifica-se um tema ambiental sugerido por estudantes de graduação e docentes da educação básica para então investigar as ideias dos participantes, delimitadas por alguns parâmetros que definem a construção do conhecimento com viés da complexidade e da criticidade (a partir dos preceitos da Abordagem Temática). Metodologicamente, os dados foram coletados através da produção escrita dos participantes e analisados tomando como referência os pressupostos da Análise do Conteúdo. Dos resultados, o fenômeno do aquecimento global é o tema indicado como relevante para ser estudado na educação básica, em especial quando é capaz de incorporar as questões científicas, sociais, econômicas e culturais.

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Biografia do Autor

FERNANDA CARVALHO, Universidade Federal do ABC (UFABC)

Possui graduação em Licenciatura em Física pelo Instituto Federal de Tecnologia de São Paulo - IFSP (2012). Mestrado em Ensino e História das Ciências e da Matemática pelo programa de pós-graduação stricto sensu da Universidade Federal do ABC - UFABC (2016) e doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática pelo programa de pós-graduação stricto sensu da Universidade Federal do ABC - UFABC (2024).

Giselle Watanabe, Universidade Federal do ABC (UFABC)

Possui graduação em Licenciatura em Física pela Universidade de São Paulo (USP) (2003), mestrado em Interunidades em Ensino de Ciências pela USP (2008) e doutorado em Interunidades em Ensino de Ciências pela USP (2012). Pós doutora pela Universidad de Sevilla/ES (2014) e pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo, com visita técnica na Universitat Autònoma de Barcelona/ES e Universidad de Sevilla/ES (2019). É professora do Centro de Ciências Naturais e Humanas da Universidade Federal do ABC.

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Publicado

2025-06-30

Como Citar

CARVALHO, F., & Watanabe, G. (2025). Temas ambientais sugeridos por graduandos e professores: uma análise a partir dos elementos da complexidade e da criticidade. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 30(1), 1–25. https://doi.org/10.63595/ambeduc.v30i1.16943

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