Temas ambientais sugeridos por graduandos e professores
uma análise a partir dos elementos da complexidade e da criticidade
DOI:
https://doi.org/10.63595/ambeduc.v30i1.16943Palavras-chave:
Ensino de ciência, Questões socioambientais, Complexidade, Abordagem temática, CriticidadeResumo
Environmental themes suggested by undergraduates and teachers: an analysis based on the elements of complexity and criticality
As mudanças vivenciadas nos últimos anos no campo social e as incertezas nas áreas ambientais trouxeram para a escola a necessidade de repensar um ensino capaz de incorporar discussões sobre as ações no meio para planejar o futuro. Neste artigo identifica-se um tema ambiental sugerido por estudantes de graduação e docentes da educação básica para então investigar as ideias dos participantes, delimitadas por alguns parâmetros que definem a construção do conhecimento com viés da complexidade e da criticidade (a partir dos preceitos da Abordagem Temática). Metodologicamente, os dados foram coletados através da produção escrita dos participantes e analisados tomando como referência os pressupostos da Análise do Conteúdo. Dos resultados, o fenômeno do aquecimento global é o tema indicado como relevante para ser estudado na educação básica, em especial quando é capaz de incorporar as questões científicas, sociais, econômicas e culturais.
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