Abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente para o ensino de Termodinâmica nas Mudanças Climáticas para alunos do Ensino Médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i2.16459

Palavras-chave:

Efeitos Termodinâmicos, Mudanças Climáticas, Aprendizagem Significativa, Educação Ambiental, Ensino de Física

Resumo

Science, Technology, Society and Environment approach to teaching Thermodynamics of Climate Change to high school students

Este estudo implementou uma sequência didática (SD), composta por aulas expositivas interativas, Avaliação Diagnóstica e de Resultados, destinada aos alunos de Ensino Médio, cujas atividades foram embasadas em textos científicos, jornalísticos e aplicativos de celular, focando nos efeitos da relação entre os princípios da Termodinâmica e as Mudanças Climáticas. Foram discutidos fenômenos como o Efeito Estufa, El Niño e La Niña, assim como as recentes Ondas de Calor, aplicando-os a uma perspectiva local, sob a ótica da Física. O cerne desta proposta reside em uma abordagem integrada de Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA). Os resultados mostraram que foi possível promover, conceitualmente e por meio de ações interdisciplinares, o pensamento crítico e reflexivo nos estudantes, capacitando-os para serem indivíduos conscientes do papel social e integrador da Ciência e da Tecnologia.

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Biografia do Autor

Raffael Frota Souto Teixeira, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Professor e empregado público federal. Graduado em Física (Licenciatura) pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Graduando em Direito (Bacharelado) pela Faculdade Dom Adélio Tomasin (FADAT). Especialista em Ensino de Física pela Faculdade Única de Ipatinga (ÚNICA). Mestrando em Ensino de Física pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Gilberto Dantas Saraiva, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Nascido em IBICUITINGA-CE. Licenciado em Ciências pela Universidade Estadual do Ceará (1999). Bacharel (2003), Mestre (2004) e Doutor (2008) em Física pela Universidade Federal do Ceará. Pós-Doutorado pela Pennsylvania State University (2013). Atualmente é Professor Associado N e membro permanente do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) da Faculdade de Educação Ciências e Letras do Sertão Central em QUIXADÁ. Atuando na aplicação da Espectroscopia Raman em materiais nanoestruturados, molibdatos (tungstatos) e ácidos graxos, com ênfase em transições de fases sob altas pressões (hidrostática) e temperatura.

Antônio Joel Ramiro de Castro, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Possui graduação em Licenciatura Plena em Física pela Universidade Estadual do Ceará (2009) e Doutorado em Física pela Universidade Federal do Ceará (2018). Professor da UFC-Campus Quixadá, desde 2015.

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Publicado

2025-02-28

Como Citar

Frota Souto Teixeira, R. ., Dantas Saraiva, G. ., & Ramiro de Castro, A. J. (2025). Abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente para o ensino de Termodinâmica nas Mudanças Climáticas para alunos do Ensino Médio. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 29(2), 1–22. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i2.16459