Dilemas do Desenvolvimento Sustentável

Análises de dois casos práticos por meio da Teoria das Representações Sociais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.63595/ambeduc.v30i1.18052

Palavras-chave:

Representações Sociais., Sustentabilidade., Educação ambiental crítica, Burocracia.

Resumo

Dilemmas of Sustainable Development: Analysis of two practical cases through the Theory of Social Representations

Partindo da premissa de que o Desenvolvimento Sustentável representa um caminho a ser percorrido até a sustentabilidade plena da humanidade, este artigo analisa dois casos práticos publicados em periódicos nacionais nos anos de 2020 e 2022, com base na Teoria das Representações Sociais. A metodologia adotada combina revisão de literatura e estudos de caso. Os resultados indicam que, embora haja esforços significativos provenientes do setor privado, do poder público, de campanhas de Educação Ambiental e da mídia, as ações voltadas ao desenvolvimento socioambiental permanecem fragmentadas, isoladas, burocratizadas e pouco eficazes. Assim, muitas dessas iniciativas ainda se mostram desalinhadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela ONU na Agenda 2030.

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Biografia do Autor

Marcos Cieslak, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Doutorando em Ciências Sociais Aplicadas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Licenciado em Sociologia e em Matemática. Professor da Secretaria da Educação do Estado de Santa Catarina em Porto União.

Constantino Ribeiro de Oliveira Junior , Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Doutor em Educação Física, Mestre em Educação e Licenciado em Educação Física. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Lattes: http://lattes.cnpq.br/7934725111247478

Alfredo Cesar Antunes , Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Pós-doutor em Psicologia Social, Doutor em Ciência do Desporto e Mestre em Ciências da Motricidade. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Lattes: http://lattes.cnpq.br/0960979160330230

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Publicado

2025-06-30

Como Citar

Cieslak, M., Ribeiro de Oliveira Junior , C., & Cesar Antunes , A. (2025). Dilemas do Desenvolvimento Sustentável: Análises de dois casos práticos por meio da Teoria das Representações Sociais . Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 30(1), 1–25. https://doi.org/10.63595/ambeduc.v30i1.18052

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