Iniciativas, desafios e fragilidades de projetos de Educação Ambiental conduzidos por professores e gestores de escolas estaduais de ensino médio em Porto Velho (RO)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.63595/ambeduc.v30i1.17367

Palavras-chave:

Práticas Pedagógicas, Educação Ambiental Crítica, Escolas, Professores, Meio Ambiente

Resumo

Initiatives, challenges and weaknesses of Environmental Education projects led by teachers and managers of state secondary schools in Porto Velho (RO)

O propósito central da nossa pesquisa era obter insights por meio da visão dos educadores e gestores do ensino médio sobre a Educação Ambiental. A metodologia adotada foi a pesquisa teórico-descritiva qualitativa, utilizando a abordagem do materialismo histórico-dialético, com foco na Educação Ambiental Crítica. Os instrumentos de coleta de dados incluíram revisão bibliográfica, entrevistas e interpretação dos dados. Participaram das entrevistas oito professores e oito gestores. A análise e interpretação dos dados foi conduzida através da Análise Textual Discursiva (ATD). Os resultados indicam que há um potencial ainda não plenamente explorado pela EA em sua dimensão institucional, demandando uma abordagem crítica que dissemine conhecimentos, atitudes e valores políticos, sociais e históricos.

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Biografia do Autor

Cleonice Ferreira de Souza, Universidade Federal de Rondônia (Unir)

Mestre em Politicas e Gestão Educacional - Universidade Federal de Rondônia, Assessora Jurídica da Corregedoria Geral do Governo de Rondônia.

Link para o Lattes:  http://lattes.cnpq.br/4055724918714221 

Clarides Henrich de Barba, Universidade Federal de Rondônia (Unir)

Professor Titular da Universidade Federal de Rondônia, Doutor em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Link para o Lattes: http://lattes.cnpq.br/4572407003327880 

Zysman Neiman, Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)

Professor Titular da Universidade Federal de São Paulo, Doutor em Psicologia pela Universidade Ede São Paulo.

Link para o Lattes: https://lattes.cnpq.br/6435341856481082

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Publicado

2025-06-30

Como Citar

Souza, C. F. de, Barba, C. H. de, & Neiman, Z. (2025). Iniciativas, desafios e fragilidades de projetos de Educação Ambiental conduzidos por professores e gestores de escolas estaduais de ensino médio em Porto Velho (RO). Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 30(1), 1–25. https://doi.org/10.63595/ambeduc.v30i1.17367

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