Iniciativas, desafios e fragilidades de projetos de Educação Ambiental conduzidos por professores e gestores de escolas estaduais de ensino médio em Porto Velho (RO)
DOI:
https://doi.org/10.63595/ambeduc.v30i1.17367Palavras-chave:
Práticas Pedagógicas, Educação Ambiental Crítica, Escolas, Professores, Meio AmbienteResumo
Initiatives, challenges and weaknesses of Environmental Education projects led by teachers and managers of state secondary schools in Porto Velho (RO)
O propósito central da nossa pesquisa era obter insights por meio da visão dos educadores e gestores do ensino médio sobre a Educação Ambiental. A metodologia adotada foi a pesquisa teórico-descritiva qualitativa, utilizando a abordagem do materialismo histórico-dialético, com foco na Educação Ambiental Crítica. Os instrumentos de coleta de dados incluíram revisão bibliográfica, entrevistas e interpretação dos dados. Participaram das entrevistas oito professores e oito gestores. A análise e interpretação dos dados foi conduzida através da Análise Textual Discursiva (ATD). Os resultados indicam que há um potencial ainda não plenamente explorado pela EA em sua dimensão institucional, demandando uma abordagem crítica que dissemine conhecimentos, atitudes e valores políticos, sociais e históricos.
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