O que são escolas sustentáveis?
Uma análise do conceito, características e benefícios da tipologia educacional que favorece o desenvolvimento sustentável
DOI:
https://doi.org/10.63595/ambeduc.v30i1.18094Palavras-chave:
Educação Ambiental, Escolas sustentáveis, Potencial educador, Desenvolvimento sustentável, Preservação ambientalResumo
What are sustainable schools? An analysis of the characteristics, benefits and challenges of implementing the educational typology that favors sustainable development
Após os movimentos ambientalistas da segunda metade do século XX, iniciou-se uma nova corrente de escolas que tinham como pauta principal a questão ambiental aliada a uma educação de qualidade, surgindo assim as escolas sustentáveis. As escolas sustentáveis se configuram como uma nova tipologia de escolas em que o currículo pedagógico, a gestão e o edifício foram aliados em prol da Educação Ambiental. O artigo em questão se propõe a entender a identidade das escolas sustentáveis, conhecendo sua origem, conceitos, características e benefícios. Com esse intuito, foi realizada uma revisão de literatura nos periódicos e repositórios acadêmicos nacionais e internacionais para que fosse possível tal compreensão. Por ser uma tipologia diferente das escolas convencionais, buscou-se entender quais as características configuram as escolas como sustentáveis e descobriu-se que as mesmas possuem inúmeros benefícios que vão além da esfera ambiental, atingindo resultados positivos sociais, econômicos e de saúde de seus ocupantes.
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