O que são escolas sustentáveis?

Uma análise do conceito, características e benefícios da tipologia educacional que favorece o desenvolvimento sustentável

Autores

DOI:

https://doi.org/10.63595/ambeduc.v30i1.18094

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Escolas sustentáveis, Potencial educador, Desenvolvimento sustentável, Preservação ambiental

Resumo

What are sustainable schools? An analysis of the characteristics, benefits and challenges of implementing the educational typology that favors sustainable development

Após os movimentos ambientalistas da segunda metade do século XX, iniciou-se uma nova corrente de escolas que tinham como pauta principal a questão ambiental aliada a uma educação de qualidade, surgindo assim as escolas sustentáveis. As escolas sustentáveis se configuram como uma nova tipologia de escolas em que o currículo pedagógico, a gestão e o edifício foram aliados em prol da Educação Ambiental. O artigo em questão se propõe a entender a identidade das escolas sustentáveis, conhecendo sua origem, conceitos, características e benefícios. Com esse intuito, foi realizada uma revisão de literatura nos periódicos e repositórios acadêmicos nacionais e internacionais para que fosse possível tal compreensão.   Por ser uma tipologia diferente das escolas convencionais, buscou-se entender quais as características configuram as escolas como sustentáveis e descobriu-se que as mesmas possuem inúmeros benefícios que vão além da esfera ambiental, atingindo resultados positivos sociais, econômicos e de saúde de seus ocupantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ísis Maria de Paula, Universidade de São Paulo (USP)

Arquiteta e urbanista, graduada pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais,2018. Mestra,2025, e Doutoranda em Arquitetura, Urbanismo e Tecnologia pelo Instituto de Arquitetura e Urbanismo da USP, São Carlos, SP.

Bruno Luis Daminelli, Universidade de São Paulo (USP)

Doutor em Engenharia Civil, 2013. Prof. Instituto de Arquitetura e Urbanismo da USP, São Carlos, SP.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação – Secretaria de educação continuada, alfabetização, diversidade e inclusão. Vamos cuidar do Brasil com escolas sustentáveis: educando-nos para pensar e agir em tempos de mudanças socioambientais globais. 2012.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Resumo Técnico: Censo Escolar da Educação Básica 2022. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisas-estatisticas-e-indicadores/censo-escolar/resultados Acesso em: 25 abr. 2024.

CHPS. Collaborative for high perfomance schools. Disponível em: https://chps.net/organization-overview Acesso em: 20 abr. 2024.

GOUGH, Annette.; LEE, Chi Kin J.; TSANG, Po Keung E. Green Schools Globally. Cham: Springer International Publishing, 2020.

IBGE. Indicadores IBGE: Censo Brasileiro de 2023. Rio de Janeiro: IBGE, 2023. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/indicadores.html Acesso em: 13 maio. 2024.

IWAN, Ailin; RAO, Nirmala; POON, Kenneth K. Y. Characteristics of Green Schools: Observations of Award-winning Green Preschools in Bali. Berkeley and Hong Kong Journal of Education for Sustainable Development, v. 12, n. 2, p. 140–159, 17 set. 2018.

KATS, Gregory. Greening America’s Schools. n. October, p. 26, 2006.

MAZIERI, Daniela; JUNIOR, Luiz de Pinedo Q. Diretrizes no uso e manejo das águas em edificações escolares baseadas em sistemas de avaliação. n. October, 2016.

MMA. Ministério Do Meio Ambiente. MMA lança Escolas +Verdes para estimular ações sustentáveis na educação. Disponível em: https://www.gov.br/mma/pt-br/mma-lanca-escolas-verdes-para-estimular-acoes-sustentaveis-na-educacao Acesso em: 15 jun. 2024.

NATIONAL RESEARCH COUNCIL. Green Schools. Attributes for health and Learning. The National Academies Press. Washington. 2007. 164 p. Disponível em: https://nap.nationalacademies.org/catalog/11756/green-schools-attributes-for-health-and-learning Acesso em jul. 2024.

OKASHA, Reem.; MOHAMED, Mady; MANSOUR, Magdy. Green Schools As an Interactive Learning Source. Journal of Al-Azhar University Engineering Sector, v. 11, n. 40, p. 1091–1100, 2016.

PLEVYAK, Linda H. Teaching Towards Green Schools. New York: Routledge, 2022.

TAYLOR, Anne; ENGASS, Katherine. Linking architecture and education: Sustainable design of learning environments. [s.l.] University of New Mexico Press, 2009.

USGBC. Center for Green Schools. Disponível em: https://centerforgreenschools.org/about/what-green-school Acesso em: 17 maio. 2024.

ZHAO, Dong-Xue; HE, Bao-Jie; MENG, Fanqin. The green school project: A means of speeding up sustainable development? Geoforum, v. 65, p. 310–313, out. 2015.

Downloads

Publicado

2025-06-30

Como Citar

de Paula, Ísis M., & Daminelli, B. L. (2025). O que são escolas sustentáveis? Uma análise do conceito, características e benefícios da tipologia educacional que favorece o desenvolvimento sustentável. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 30(1), 1–21. https://doi.org/10.63595/ambeduc.v30i1.18094

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.