Insetos e Educação Ambiental
abordagens etnoentomológicas com idosos participantes de programas sociais
DOI:
https://doi.org/10.63595/ambeduc.v30i1.18122Palavras-chave:
etnoconhecimentos, iniciativas educacionais, preservação, meio ambiente, Educação Ambiental.Resumo
Insects and environmental education: ethnoentomological approaches with elderly participants in social programs
A relação dos idosos com a natureza e com os insetos é bastante evidenciada ao longo de suas vidas e presente no dia a dia. Objetivamos utilizar as percepções e os conhecimentos de idosos participantes de projetos sociais sobre insetos, para trabalhar Educação Ambiental (EA). Realizamos uma roda de conversa semiestruturada, com 87 colaboradores, a maioria do gênero feminino (93%), com idade média de 70 anos, de baixa escolaridade, donas de casa/do lar e que moram na zona urbana. A maioria associou os insetos a aspectos negativos e não souberam diferenciar as suas características morfológicas. Durante a atividade prática envolvendo contato direto com insetos, observamos o interesse e curiosidade entre os colaboradores. Notamos mudanças de pensamento e minimização dos preconceitos sobre os insetos. Evidenciamos a importância de atividades deste cunho para abordar EA, para contribuir na conservação das espécies e estimular o papel dos indivíduos na promoção de comportamentos pró-ambientais em suas comunidades.
Downloads
Referências
ALBUQUERQUE, Maria Elijane Lopes et al. PERCEPÇÕES ETNOZOOLÓGICAS DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE INSETOS. Revista Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477, p. 118-140, 2022.
ALENCAR, J. B. R. et al. Percepção e uso de “insetos” em duas comunidades rurais no semiárido do Estado da Paraíba. Biofar, v. 9, p. 72-91, 2012.
AMARAL, B. F. do. EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA SOCIEDADE. REVISTA FOCO, [S. l.], v. 17, n. 5, p. e5022, 2024.
AMARAL, Isabela Schiavon et al. A importância do resgate dos conhecimentos prévios e atividades práticas no ensino sobre insetos. Revista Educar Mais, n. 1, 2016.
ALMEIDA, N. R. O. de; FONTELELE, I. S.; FREITAS, A. C. S. Paulo Freire e a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Ensino em Perspectivas [S.1.], v. 2, n.1, p.1-11, 2021.
BAPTISTA, Geilsa Costa S.; COSTA-NETO, Eraldo M. Diagnóstico dos conhecimentos prévios sobre os insetos: implicações e proposições para o ensino de ciências. Boletín de la Sociedad Entomológica Aragonesa (SEA), v. 47, p. 429-433, 2010.
BARBOSA, Ronan Lacerda et al. Perfil sociodemográfico e clínico dos idosos de um Centro de Convivência. Revista Kairós-Gerontologia, v. 21, n. 2, p. 357-373, 2018.
BARDIN, L. (Org.). Análise de conteúdo. São Paulo/SP: Edições 70, 2011.
BRASIL, Senado Federal. Estatuto do idoso. Brasília (DF): Senado Federal, 2003.
CABRAL, Simone OL et al. Condições de ambiente e saúde em idosos residentes nas zonas rural e urbana em um município da região Nordeste. Geriatr Gerontol, v. 4, n. 2, p. 76-84, 2010.
CASTRO, Augusto. Senado se prepara para atender desafios do aumento acelerado de idosos no país. Agência Senado, 26 jan. 2024. Disponível em: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2024/01/26/senado-se-prepara-para-atender-desafios-do-aumento-acelerado-de-idosos-no-pais. Acesso em: 18 jun. 2024
CHNAIDER, Janaina; SOCCI, Vera; MAKSYMCZUK, Daniela de Rezende Duarte. Perfil de usuários de um centro de convivência de idosos. Revista Científica UMC, v. 7, n. 1, 2022.
COSTA NETO, Eraldo Medeiros. Etnoentomologia no povoado de Pedra Branca, município de Santa Terezinha, Bahia. Um estudo de caso das interações seres humanos/insetos. 2003.
COSTA-NETO, Eraldo Medeiros Costa; PACHECO, Josué Marques. A construção do domínio etnozoológico “inseto” pelos moradores do povoado de Pedra Branca, Santa Terezinha, Estado da Bahia. Acta Scientiarum. Biological Sciences, v. 26, n. 1, p. 81-90, 2004.
CRANSTON, P. S.; GULLAN, Penny J. Os Insetos: um resumo de entomologia. Editora Roca Terceira Edição, v. 440, p. 02-03, 2008.
DE OLIVEIRA BARRA, Bruna Mathozinho et al. O NÉCTAR BRASILEIRO: o mel das abelhas nativas sem ferrão e o mel de terroir do Brasil. REVISTA DE GASTRONOMIA, v. 2, n. 2, 2024.
DE SOUZA JUNIOR¹, Edgar Alvim; COSTA-NETO, Eraldo M.; BAPTISTA, Geilsa Costa Santos. As concepções que estudantes da sexta série do ensino fundamental do Centro de Educação Básica da Universidade Estadual de Feira de Santana possuem sobre os insetos. Gaia Scientia, v. 8, n. 1, p. 8-16, 2014.
DE SOUZA, José Carlos Lima; DA SILVA, Jaqueline Luzia. A docência para a alfabetização na EJA: Reflexões sobre uma formação orgânica e protagonista dos (as) educadores (as). Formação em Movimento, v. 4, n. 8/9, p. 289-312, 2022.
DIAS, Mateus Assunção; COSTA-NETO, Eraldo Medeiros. “Grilos”(Orthoptera) na percepção dos moradores de Feira de Santana, Bahia. Sitientibus Série Ciências Biológicas, v. 5, n. 2, p. 99-114., 2005.
DO AMARAL, Kelly Oliveira; DE ARAUJO MEDEIROS, Miguel. Análise das concepções de estudantes do Ensino Fundamental sobre insetos, através da metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo. Brazilian Geographical Journal: Geosciences and Humanities research medium, v. 6, n. 1, p. 156-180, 2015.
DO NASCIMENTO, Raquel Fernandes Silva Chagas; SALVATIERRA, Lidianne; MARTINS, Viviane Lima. Sequência didática sobre insetos para estudantes do Ensino Fundamental. Research, Society and Development, v. 11, n. 6, p. e34611628959-e34611628959, 2022.
FERNANDES, Roosevelt et al. Avaliação da percepção ambiental da sociedade frente ao conhecimento da legislação ambiental básica. Revista Direito, Estado e Sociedade, n. 33, 2008.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 1987
FREIRE, Paulo. Educação e atualidade brasileira. 3.ed. São Paulo: Cortez, 2003.
FREITAS, V.L. André et al. Morpho menelaus eberti Fischer, 1962. In: Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (Org.). Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção: Volume VII - Invertebrados. Brasília: ICMBio. p. 138-143, 2018.
GHANEM, Elie. O direito de transformar-se transformando a cidade e a educação. Cidade: patrimônio educativo, p. 299, 2012.
GOLDANI, Ana Maria. Desafios do" preconceito etário" no Brasil. Educação & Sociedade, v. 31, p. 411-434, 2010.
GOLDSCHMIDT, Andréa Inês et al. INVESTIGAÇÃO DAS CONCEPÇÕES DE ALUNOS DE ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE OS INSETOS. Revista de Educação do Vale do Arinos-RELVA, v. 7, n. 2, p. 128-148, 2020.
GONÇALVES, Célia Afonso. Idosos: abuso e violência. Revista Portuguesa de Medicina Geral e Familiar, v. 22, n. 6, p. 739-45, 2006.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Conheço o Brasil, população, quantidade de homens e mulheres. 2023. Disponível em: https://educa.ibge.gov.br/jovens/conheca-o-brasil/populacao/18320-quantidade-de-homens-e-mulheres.html. Acesso em 17/abril/2024.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Em 2022, expectativa de vida era de 75,5 anos. 2023. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-de-noticias/releases/38455-em-2022-expectativa-de-vida-era-de-75-5-anos. Acesso em 17/abril/2024.
INSTITUTO CHICO MENDES DE CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE. Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção: Volume VII - Invertebrados. In: Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. (Org.). Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção. Brasília: ICMBio. 727p.2018.
JÚNIOR, Paulo de Marco et al. Homeoura lindneri Ris, 1928. In: Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (Org.). Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção: Volume VII - Invertebrados. Brasília: ICMBio. p. 302-336, 2018.
LABINAS, Adriana Mascarette; CALIL, Ana Maria Gimenes Corrêa; AOYAMA, Elisa Mitusko. Experiências concretas como recurso para o ensino sobre insetos. Revista Ciências Humanas, 2010.
LAPLANCHE, Jean; PONTALIS, Jean-Baptiste. Vocabulário da psicanálise. Santos: Martins, 2001.
LOPES, Leticia Azambuja et al. As Concepções Sobre Insetos no Ensino Fundamental em Escola Pública de Sapucaia do Sul, RS. Acta Scientiae, v. 16, n. 4, 2014.
LOPES, Priscila Paixão et al. Insetos na escola: desvendando o mundo dos insetos para as crianças. Revista Ciência em Extensão, v. 9, n. 3, p. 125-134, 2013.
MACEDO, Margarete Valverde de et al. Ensinar e aprender ciências e biologia com os insetos. III SIMPÓSIO DE ENTOMOLOGIA DO RIO DE JANEIRO, p. 12, 2016.
MACHADO, Rosangela Fátima de Oliveira; GARCIA VELASCO, Fermin de La Caridad; AMIM, Valéria. O encontro da política nacional da educação ambiental com a política nacional do idoso. Saúde e Sociedade, v. 15, p. 162-169, 2006.
MACIEL, E. L. N. et al. Esforços governamentais alavancam combate efetivo à dengue no Brasil. SciELO Preprints, 25 mar. 2024. Disponível em :https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/8333; Acesso em: 02 abr 2024.
MAIA, Valéria Cid; DE CASTRO JORGE, Nina; DOS SANTOS ISAIAS, Rosy Mary. Capítulo 2 INSETOS: O QUE É VERDADE E O QUE É MENTIRA?. INSETOS NA EDUCAÇÃO, p. 25, 2023.
MARIN, Andreia Aparecida. Pesquisa em educação ambiental e percepção ambiental. Pesquisa em educação ambiental, v. 3, n. 1, p. 203-222, 2008.
MELO, Natália Calais Vaz de; TEIXEIRA, Karla Maria Damiano; SILVEIRA, Mirely Bonin. Consumo e perfil social e demográfico dos diferentes arranjos domiciliares de idosos no Brasil: análises a partir dos dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares. Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia, v. 20, p. 607-617, 2017.
MODRO, Anna Frida Hatsue et al. Percepção entomológica por docentes e discentes do município de Santa Cruz do Xingu, Mato Grosso, Brasil. Biotemas, v. 22, n. 2, p. 153-159, 2009.
MOREIRA, Marcos Paulo; DE SOUZA, David Fernandes; ANGELO, Elisangela Andrade. CONHECIMENTO ETNOBIOLÓGICO DE UMA COMUNIDADE RURAL COMO FONTE DE INFORMAÇÃO PARA MATERIAL INFORMATIVO-EDUCATIVO. Ethnoscientia-Brazilian Journal of Ethnobiology and Ethnoecology, v. 5, n. 1, 2020.
NUNES FILHO, Fernando Afonso et al. Educação Ambiental Intergeracional: a implementação do jardim sensorial Nhonhô Barbosa. CIS-Conjecturas Inter Studies, v. 22, n. 13, p. 29-43, 2022.
OLIVEIRA, Rita de Cássia; OLIVEIRA, Flávia da Silva; SCORTEGAGNA, Paola Andressa. Pedagogia Social: possibilidade de empoderamento para o idoso. In: Proceedings of the 3nd III Congresso Internacional de Pedagogia Social. 2010.
PARTHINBAN, R., VIJAYAKUMAR, S., PRABHU, S., & YABESH, J. G. E. M. Quantitative traditional knowledge of medicinal plants used to treat livestock diseases from Kudavasal taluk of Thiruvarur district, Tamil Nadu, India. Revista Brasileira de Farmacognosia, 26, 109-121, 2016.
PIAGET, J. A epistemologia genética. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1976.
PINHEIRO, Gizele Martins et al. ENTOMOFAUNA ASSOCIADA À CULTIVOS DE PITAIA COSTA RICA EM BRAGANÇA-PA. Revista Contemporânea, v. 3, n. 4, p. 3010-3024, 2023.
RODRIGO FONSECA, Alysson et al. Aves em liberdade: solte essa ideia!: relato de ações extensionistas voltadas para a preservação ambiental. Em Extensao, v. 17, n. 1, 2018.
SILVEIRA, Luiz Felipe Lima da; MERMUDES. Amydetes bellorum Silveira & Mermudes, 2014. In: Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (Org.). Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção: Volume VII - Invertebrados. Brasília: ICMBio. p. 243-244, 2018.
SOBRINHO, Luis Carlos dos Santos Lima et al. Envelhecimento populacional e feminização da velhice no contexto da atenção à saúde do idoso no Brasil. Brazilian Journal of Health Review, v. 7, n. 2, p. e 68369-e68369, 2024.
TAVARES, Wellington. Governo eletrônico e os serviços públicos para a população idosa no Brasil. GIGAPP Estudios Working Papers, v. 9, n. 233-247, p. 115-132, 2022.
TAVARES, Marilia Salete et al. A inserção social do idoso: reflexões sobre a inclusão, saúde e bem-estar. Cuadernos de Educación y Desarrollo, v. 16, n. 2, p. e3496-e3496, 2024.
VENDRUSCOLO, Rosecler; MARCONCIN, Priscila. Um estudo dos programas públicos para idosos de alguns municípios paranaenses: a atividade física, esportiva e de lazer em foco. Mezzadri, F.; Cavichiolli F; Souza, D. Esporte e Lazer: subsídios para o desenvolvimento e gestão de políticas públicas. San Pablo: Fontoura, p. 75-92, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Samantha Martins Ferreira, Ernesto de Oliveira Canedo Júnior

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os (as) autores(as) que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Os (as) autores(as) mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações (CC BY-NC-ND 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Os (as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Os (as) autores(as) têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) em qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.